
O Botafogo tem uma grande chance de assumir a liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana e ir para o confronto contra a LDU na altitude com mais tranquilidade. Nesta quinta-feira, o alvinegro enfrenta o César Vallejo, em Trujillo, no Peru, pela quarta rodada da chave e uma vitória pode colocar o time na ponta.
Na terça, aLDU empatou em 1 a 1 com o Magallanes na última terça-feira (23), no Estádio El Teniente, em Rancagua (CHI). Com esse, o Botafogo poderá assumir a liderança do Grupo A da Copa Sul-Americana caso vença o Universidad César Vallejo, na quinta-feira (25), no Peru. Mas não por qualquer resultado. E um placar específico pode fazer o clube precisar de uma conta curiosa.
Vale lembrar que ficar na primeira posição é importante para garantir vaga direta nas oitavas de final, já que o segundo colocado disputa repescagem contra um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. Isso faria o clube ter mais jogos ainda nessa agenda desgastante e apertada na temporada 2023.
Clique aqui e confira a tabela completa da Copa Sul-Americana 2023.
O que o Botafogo precisa fazer para ser líder do Grupo A?
O Bota neste momento é o segundo colocado do Grupo A, com cinco pontos. O Glorioso está três pontos atrás da LDU, que empatou com o Magallanes, do Chile. Na atual situação, o clube precisa vencer por dois gols de diferença ou até por um gol, desde que por placares a partir de 2 a 1 (3 a 2, 4 a 3, etc).
Veja abaixo situações de placares e posições que o Botafogo pode ocupar. Lembrando que esse jogo fecha a rodada do grupo, o que significa que o Botafogo ou pode ser líder ou seguir na segunda colocação sem ser ultrapassado.
Se o Botafogo empatar?
Se o Botafogo empatar por qualquer placar com o Cesar Vallejo, o time seguirá na segunda colocação com 6 pontos, atrás da LDU com 8.
Se o Botafogo perder?
Em caso de derrota, o time segue na segunda colocação com 5 pontos e ficaria 3 pontos atrás da LDU, complicando um pouco a situação para jogo na altitude.
Vitória do Botafogo por 1 gol de diferença
O Botafogo só não vira líder se vencer por 1 gol de diferença caso o placar seja 1 a 0. Sendo assim, 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3 e ai por diante dará a liderança ao Glorioso.
Uma vitória por 1 a 0 do Glorioso nesta quinta-feira deixará o clube empatado com a LDU nos primeiros critérios de desempate. Os dois times ficaram com oito pontos e com cinco gols de saldo, o primeiro critério de desempate. Além disso, ficariam também empatados com sete gols marcados.
Nesse caso, a Conmebol indica no regulamento que o próximo critério de desempate é o de gols marcados como visitante. Se o Bota vencer por 1 a 0, no Peru, o time também empataria com a LDU, que tem três gols jogando fora de casa. E ai o regulamento da Copa Sul-Americana prevê o quarto critério de desempate como o ranking de clubes da Conmebol.
Nesse caso, a LDU leva vantagem sobre o Botafogo, já que é o 21º colocado, enquanto o Glorioso é o 59º. Resumindo: se o Botafogo vencer por 1 a 0, a LDU seguiria na liderança pelo seu histórico nas competições continentais. Um gol de diferença a partir desse placar, o Botafogo assumiria a ponta.
Clique aqui e entenda o Regulamento da Conmebol Sul-Americana.
Vitória do Botafogo por 2 gols de diferença
Para evitar essa situação curiosa e fazer contas, o Glorioso precisa vencer o César Vallejo por dois gols de diferença. Assim, o time abriria vantagem no saldo, ou por um gol, desde que a partir de 2 a 1, o que faria o Botafogo ter mais gols marcados na competição.
A liderança seria importante também já visando a próxima rodada, quando Botafogo e LDU se enfrentam em Quito no duelo que pode determinar a primeira colocação da chave.















