O Botafogo fez algumas contratações no primeiro trimestre de 2023 e acabou "inchando" seu elenco, que hoje conta com 39 atletas no time principal. Alguns deles estão machucados, em transição ou sequer são relacionados para os jogos do time na temporada. Outros são titulares absolutos e seguem firme no time de Luis Castro.
Em abril, surgiram as primeiras notícias de que o clube iria negociar ou emprestar atletas na segunda janela para deixar o grupo mais enxuto para o técnico Luís Castro, que já afirmou que gosta de trabalhar com determinado número de jogadores em seu plantel.
Botafogo e o elenco de 2023
No seu site oficial, o Botafogo apresenta os seguintes atletas como elenco principal, mesmo alguns deles não sendo relacionados:
- Goleiros - Gatito Fernandez, Douglas Borges, Igo Gabriel, Lucas Perri e João Fernando
- Laterais - Hugo, Rafael, Daniel Borges, Marçal e Di Plácido
- Zagueiros - Joel Carli, Philipe Sampaio, Victor Cuesta, Adryelson, Segovia e Lucas Mezenga
- Volantes - Kayque, Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Patrick de Paula, Marlon Freitas, Breno e JP
- Meias - Lucas Piazon, Lucas Fernandes, Eduardo, Gabriel Pires, Jacob Montes, Raí e Bernardo Valim
- Atacantes - Gustavo Sauer, Luis Henrique, Victor Sá, Matheus Nascimento, Tiquinho Soares, Carlos Alberto, Janderson, Júnior Santos e Matías Segovia
Vale lembrar que o elenco do Glorioso ganhará outro reforço no meio de 2023. Diego Hernández, meia-atacante do Montevideo Wanderers, se juntará ao elenco em julho, o que cogita-se que alguns atletas possam estar de saída para deixar o elenco mais equilibrado para Castro. Mas quem sairá? Há essa confirmação?
Botafogo terá que vender jogadores para fechar o ano?
Um áudio vazado nas redes sociais afirma que está tudo certo do Botafogo fazer uma grande barca na segunda janela de transferência para que as contas fechem no fim do ano. Segundo tais informações, o clube precisaria se desfazer de diversos atletas para "fazer dinheiro" e fechar o ano no azul.
O áudio afirmava ainda que Matías Rojas não viria mais, o Botafogo não iria atrás de outro lateral para reforçar o elenco e que muitos atletas iriam sair ainda este ano. Os atletas que iriam embora seriam do time titular inclusive, algo em torno de cinco jogadores.
Quem seriam os atletas que iriam sair, segundo áudio?
Em áudio, um jornalista dá nomes à possível barca alvinegra: Danilo Barbosa, Lucas Perri, Adyelson, Tchê Tchê, Victor Sá e a devolução de Lucas Fernandes ao Portimonense. Além de perder os atletas, o Glorioso não contrataria ninguém para repor o elenco, exceto um possível zagueiro para repor a possível saída de Adryelson ou Philipe Sampaio.
Os jogadores citados chamam atenção por muitos deles serem titulares no momento e sendo ainda destaques nas partidas atuais. Será que o momento realmente seria de se desfazer das peças? É claro que o Botafogo poderá negociar alguns atletas, já que alguns reforços chegaram e pelo menos mais um já está confirmado em julho. O clube ainda conta com vários jogadores não sendo utilizados atualmente.
Na semana passada, diversos canais que cobrem o Botafogo colocaram Adryelson como possível jogador a ser negociado e que o zagueiro chegou a receber propostas, mas a informação é de que o clube pretende manter o atleta pelo menos até o fim do ano. O defensor tem contrato até o fim de 2025 e é um dos grandes destaques da temporada.
O momento vivido pelo Botafogo agora é bem diferente por exemplo do vivido no início do ano, quando precisou fazer a venda do atacante Jeffinho para ajustar o fluxo de caixa. Lembrando sempre que a possibilidade de perder algumas peças ela sempre existe muito em decorrência do elenco que ficou maior com os reforços e com atletas que não estão sendo aproveitados, mas não há nenhuma indicação de que o clube irá se desfazer de titulares absolutos na segunda janela de transferência de 2023.
Piazon liderando a barca
Alguns atletas sim vem indicando saída do elenco do Botafogo no meio do ano. Um deles é o Piazon, que vem perdendo espaço no time e sequer tem sido relacionado nas últimas partidas. Outros jogadores também vem perdendo vaga e tem recebido sondagens, como o lateral-direito Daniel Borges por exemplo.
Vale lembrar que o zagueiro Joel Carli vai se aposentar no meio do ano e será ausência para o restante da temporada, assim como o meia Jacob Montes que não deve terminar o ano no Botafogo.
Há indicações que o clube poderá negociar atletas no meio do ano (que pode sim ter alguma peça titular), mas o momento financeiro vivido não aponta pra nenhum desespero de urgência na venda de metade do elenco titular do técnico Luis Castro. Inclusive o Botafogo chega na metade do ano em um momento bem diferente do que passou no início dele, tanto dentro de campo quando financeiramente fora dele. Alguns atletas hoje "liderariam" essa barca de saídas, muito por conta de não estarem sendo utilizados pelo técnico alvinegro.
Infelizmente existe uma pequena parcela na internet que lucra bastante com o caos sem responsabilidade alguma. É descabido afirmar uma possível lista de dispensas do Botafogo sem uma profunda investigação, mesmo que seja uma afirmação de forma informal. Seguiremos, líder do Brasileirão e bem vivo na Copa do Brasil e na Sul-Americana.