Depois de conhecer seus adversários na Copa Sul Americana 2023, o Botafogo agora também sabe quem enfrentará na terceira fase da Copa Betano do Brasil. Se trata do Ypiranga, time do Rio Grande do Sul e que vem sendo um dos grandes nomes desse primeiro semestre de 2023.
O time gaúcho eliminou o Red Bull Bragantino, por 3 a 1, no estádio Colosso da Lagoa, passando assim para a terceira fase da Copa do Brasil depois de oito anos. O clube disputa a Série C do Campeonato Brasileiro e fez grande campanha no último Campeonato Gaúcho, sendo eliminado pelo Grêmio.
Até aqui, o Canarinho disputou 15 partidas oficiais na temporada e fez jogos duros com todos os adversários. E os números mostram isso, já que a equipe possui sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Todos os jogos perdidos foram disputados fora de seus domínios, o que faz do Ypiranga invicto em casa na atual temporada.
Ypiranga: jogo duro ou adversário mais tranquilo para o Botafogo?
Analisando o adversário, eu diria que o sorteio não foi um dos melhores para o Botafogo. O Ypiranga do Rio Grande do Sul é um time que poderá dar bastante trabalho ao Glorioso, e alguns fatos podem mostrar isso.
Destaque no Gaúchão
Os números da campanha do Ypiranga no Estadual mostra o quanto o Canarinho é um adversário duro. A equipe terminou a primeira fase do Campeonato Gaúcho em quarto lugar, com 18 pontos, se classificando assim para a semifinal.
Nesta fase, mediu forças com o Grêmio e quase eliminou o Tricolor da competição. O time de Erechim venceu o jogo de ida de virada por 2 a 1, mas perdeu a volta pelo mesmo placar e foi eliminado nos pênaltis.
Forte na Copa do Brasil
O Ypiranga enfrentou o São Francisco, do Acre, na primeira fase da competição. A equipe empatou fora de casa e, pelo regulamento, avançou da fase na Copa do Brasil.
Já na segunda fase, recebeu o Red Bull Bragantino (clube da Série A) e fez 3 a 1, avançando assim na competição.
Destaques e nomes conhecidos da equipe
Veja quem atua e trabalha no Ypiranga que merece uma atenção:
- Luizinho Vieira - é o treinador da equipe desde o fim de 2021, onde chegou na final do Gaúcho em 2022. Faz um trabalho longo na equipe;
- William Barbio - cria do Nova Iguaçu e que defendeu o Vasco.
- MV - ex-atacante do Volta Redonda
Mazzuco vê Ypiranga como ‘confronto duríssimo’
O diretor executivo de futebol do Botafogo, André Mazzuco, classificou o confronto contra o Ypiranga como 'duríssimo', mas comemorou o segundo no Estádio Nilton Santos.
"Vamos decidir em casa, diante da nossa torcida. Acho que isso é um fator muito relevante para nós. Vai ser importante encontrar nossa torcida em casa. É uma coisa que está nos fazendo falta e acho que isso é um benefício. Vai ser um confronto duríssimo. Temos que nos preparar bem, tanto na logística quanto na parte desportiva", disse Mazzuco ao “Lance”.
Programa afirma: ‘Botafogo vai ter uma pedreira’
Os comentaristas do programa “Seleção SporTV” analisaram o confronto Botafogo x Ypiranga-RS, pela terceira fase da competição. Veja alguns comentários.
André Rizek
"Botafogo vai ter uma pedreira. O Ypiranga eliminou Bragantino, chegou à semifinal do Campeonato Gaúcho e caiu nos pênaltis para o Grêmio. O Botafogo que se cuide. (Ypiranga) É um time que tem tudo para complicar, não quer dizer que vai se classificar, mas vai fazer jogo duro".
Ana Thaís Matos
"Com o Botafogo nunca se sabe o que vai acontecer, uma vez faz goleada, na outra faz jogo horrível. É muito mais pela instabilidade do Botafogo que pelo adversário".
Carlos Eduardo Lino
"–Quando sorteou nos olhamos e fizemos 'hmmm' "