O Botafogo está em conversas avançadas com o Zenit, da Rússia, para a venda do atacante Luiz Henrique. A transação pode alcançar valores impressionantes, estimados em € 25 milhões, cerca de R$ 155 milhões. A informação foi confirmada pelos jornalistas André Hernan e Paulo Vinícius Coelho, do “UOL”, nesta quinta-feira, 16 de janeiro.
O Destino de Luiz Henrique
Luiz Henrique, que se destacou no futebol brasileiro com a camisa do Botafogo, parece estar cada vez mais próximo de deixar o Brasil e seguir para a Europa. Além do Zenit, outros clubes também demonstraram interesse em sua contratação. Entre eles, há rumores de que a Fiorentina, da Itália, e até equipes da Inglaterra estão de olho no "Rei da América", como o jogador é carinhosamente chamado pela torcida alvinegra.
O próprio John Textor, proprietário do Botafogo, confirmou a negociação com o Zenit, clube onde joga o meio-campista Wendel, outro alvo do Botafogo para reforçar o time em 2025. Textor disse que "existe uma negociação, então é possível", mostrando que o futuro de Luiz Henrique pode estar prestes a ser decidido.
A Situação de Luiz Henrique no Botafogo
Embora ainda seja jogador do Botafogo, Luiz Henrique não se reapresentou para a pré-temporada do clube. O atacante já expressou sua vontade de jogar no futebol europeu e, por isso, tem buscado uma transferência. O seu contrato com o Glorioso vai até 2028, mas parece que o desejo de atuar fora do Brasil é mais forte neste momento.
Críticas de Ex-Presidente
Em meio às negociações, o ex-presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, se manifestou sobre o desejo de Luiz Henrique de sair do clube. Segundo Montenegro, o atacante não quer mais ficar no Rio de Janeiro e está decidido a ir para a Europa, independentemente da situação. Ele ainda fez críticas à influência de outros jogadores, como Jeffinho, dizendo que o colega tentou convencer Luiz Henrique a mudar de ideia, mas sem sucesso.
Montenegro também disparou contra cidades europeias, como Lyon, sugerindo que o jogador poderia se arrepender se escolhesse essa opção, devido ao clima e à falta de atrações turísticas na cidade francesa.
O Luiz Henrique, talvez até por problemas particulares, não sei, quer ir para a Europa de qualquer jeito. Não quer ficar no Rio. O Jeffinho tentou convencer ele de tudo quanto é forma. Levou ele a todos os pagodes, levou ele pro mal caminho o tempo todo e o Luiz Henrique continua falando que tem que ir embora.
Se ele for para o Lyon, ele volta correndo. Porque Lyon é horrível. Lyon não tem nada pra fazer. Não tem gastronomia, é frio pra caramba, só tem um rio que passa no meio da cidade e que é poluído.