Botafogo Hoje
Foto: Reprodução
Botafogo: O Ano da Consagração e Novas Aventuras
BOTAFOGO HOJE

Botafogo: O Ano da Consagração e Novas Aventuras

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Confira as últimas atualizações do Glorioso

Data Publicação:19/12/2024
Compartilhar no:

O ano de 2024 foi marcante para o Botafogo! O time carioca conquistou títulos importantes, encantou a torcida e se tornou um dos protagonistas do futebol brasileiro e sul-americano. Neste artigo, vamos relembrar os principais momentos do Glorioso, desde a conquista da Libertadores até as mudanças no elenco feminino e as negociações no mercado de transferências.

Botafogo Campeão da Libertadores e do Brasileirão

O Botafogo fez história em 2024! O time conquistou a Copa Libertadores da América e o Campeonato Brasileiro, encerrando um jejum de títulos nacionais e alcançando um feito inédito na sua história. A campanha vitoriosa foi marcada por um futebol ofensivo e eficiente, que encantou a torcida e colocou o time na vitrine do futebol mundial.

Globo adquire direitos de transmissão da Supercopa do Brasil

A Globo fechou um acordo com a CBF para transmitir a Supercopa do Brasil pelos próximos três anos. A competição, que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, terá o Botafogo como um dos protagonistas nos próximos anos.

Real Madrid campeão da Copa Intercontinental

O Real Madrid conquistou o título da Copa Intercontinental, derrotando o Pachuca nas semifinais. O Botafogo, por sua vez, ficou em quarto lugar na competição, mostrando que o time tem potencial para brigar por títulos internacionais.

Fluminense negocia com Marçal

O Fluminense está negociando a contratação do lateral-esquerdo Marçal, que não terá seu contrato renovado com o Botafogo. O jogador foi um dos destaques do time carioca na temporada de 2024.

Botafogo feminino passa por reformulação

O futebol feminino do Botafogo passa por uma reformulação. O clube anunciou a saída das jogadoras Bruna e Chai (laterais), da zagueira Káren, da volante Driely e da atacante Kélen. O clube busca reforçar o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A2.

Os bastidores do sucesso do Botafogo

O sucesso do Botafogo em 2024 não foi por acaso. O time contou com o trabalho de uma comissão técnica competente, um elenco unido e o apoio da torcida. Além disso, o trabalho do psicólogo Paulo Ribeiro foi fundamental para fortalecer o mental dos jogadores.

O objetivo que eu sempre tive, pessoalmente falando, no Botafogo, e que eu perseguia esse objetivo a todo custo, era criar uma identidade, criar uma outra mentalidade, tanto no torcedor quanto nas pessoas que trabalhavam no clube, quanto nos jogadores que a gente tinha. E essa possibilidade aconteceu quando a gente formou um grupo novo, e esse grupo novo comprou a ideia, porque é necessário que o grupo compre a ideia. E esse grupo também, ele conseguiu entender, muito em função do trabalho do Artur Jorge, de que todos que estavam ali importavam, todos que viviam o processo, desde o funcionário mais simples ao mais graduado, todos estavam envolvidos na positividade, todos estavam envolvidos na vontade maior de ter um título que fosse de importância para o Botafogo. Então essa mudança de mentalidade acontece desde o início desse ano, quando a gente começou a falar em flow, quando a gente começou a falar no que é necessário para se tornar um grande atleta, quando ainda com o Tiago Nunes foi criada a imagem de um cachorro mais feroz, e esse cachorro foi se aprimorando ao longo do tempo, foram feitas camisetas com esse cachorro e com o slogan chamado time forte. Ou seja, o que quero dizer, a gente foi imprimindo aos poucos na cabeça de jogadores, torcedores, funcionários e tudo mais, uma ideia nova de que o Botafogo tinha algumas frases que eram muito peculiares, tipo, “coisas que só acontecem no Botafogo”, “tinha que ser com o Botafogo”, que eram um raciocínio raso, um raciocínio que meio que tolia a performance. Q quando a gente virou essa chave foi no momento que a gente entendeu que, se eu mudo a minha mentalidade, eu mudo a minha performance. Iisso foi acontecendo ao longo do ano, e volto a dizer, foi um trabalho a muitas mãos, não foi um trabalho da psicologia especificamente, foi um trabalho que contagiou, foi um contágio emocional muito bacana que aconteceu, volto a dizer, do funcionário mais simples ao funcionário mais graduado.

O que eu posso falar é pelo Botafogo, né? O Botafogo, pelo seu histórico dos últimos anos, deixava muitas pessoas com dúvidas sobre como é que seria a atuação dele no campeonato e, sobretudo, no campeonato de 2023, a gente não pode deixar de falar disso. Mas quando a gente consegue modificar a mentalidade interna e mostra isso para o externo, para fora, para as pessoas que acompanham o futebol, você observa que essa mentalidade fica meio que contagiante. Isso a gente chama de contágio emocional, que na realidade foi até minha tese de doutorado, o contágio emocional em equipes de esportes coletivos. Então, esse contágio emocional vai meio que pegando cada pessoa e vai replicando para as outras pessoas. Cada vez que eu tenho mais confiança naquilo que eu estou observando, naquilo que eu estou torcendo, vai crescendo a minha expectativa e, quanto maior a expectativa, maior tem que ser o resultado. Então, naturalmente, eu acredito que os atletas, juntamente com o staff do futebol, com o corporativo do clube, hoje com toda a profissionalização que tem o Botafogo, contribuiu para mudar essa mentalidade. Esse sempre foi o objetivo que eu persegui e eu acho que hoje a gente já consegue ter um caminho um pouco melhor nessa relação entre torcedor e time, torcedor e Botafogo.

Marlon Freitas e seu novo visual

Marlon Freitas, capitão do Botafogo, apareceu com um novo visual em um jogo beneficente. O jogador participou da partida e marcou um gol, mostrando que está em boa forma física.

Léo Coelho lamenta eliminação para o Botafogo

O zagueiro Léo Coelho, do Peñarol, lamentou a eliminação para o Botafogo nas semifinais da Libertadores. O jogador acredita que o time uruguaio poderia ter tido um desempenho melhor na partida.

Infelizmente a gente teve um segundo tempo muito ruim no Rio. Mas o jogo de volta, o que a gente viveu, o que eu vivi ali, não joguei, mas na beira do campo, foi uma experiência das melhores da minha carreira. Porque foi 4 ou 5 a 0… 5 a 0? E a gente ali acreditava que era possível. A gente começou o jogo em cima… Tiraram o jogo do nosso estádio, tivemos que jogar no Centenário, mas a torcida ali presente, a gente em cima do Botafogo, a gente via o desespero dos jogadores do Botafogo. Foi uma loucura, não tenho como explicar. Foi um privilégio ter vivido tudo isso, um presente de Deus ter me dado essa experiência, uma coisa muito linda.

autor

Por Thiago Guedes

Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo