Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
Foto: Victor Silva
Botafogo Hoje: Confira 7 Notícias do Glorioso desta Quarta (04)
BOTAFOGO HOJE

Botafogo Hoje: Confira 7 Notícias do Glorioso desta Quarta (04)

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

A Fúria Gloriosa Conquista o Mundo e Inspira a Todos

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:04/12/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O Botafogo, o Glorioso, vive um momento histórico! A conquista da Libertadores da América em 2024 marcou uma nova era para o clube carioca. Mas a história do Fogão não para por aí. Com um time forte, um técnico visionário e uma torcida apaixonada, o Botafogo está conquistando o coração dos brasileiros e chamando a atenção do mundo do futebol. Neste artigo, vamos te contar tudo sobre os feitos do Alvinegro e como essa equipe está inspirando a todos.

O Botafogo na Libertadores: Uma Jornada Inesquecível

Marlon Freitas: O Herói Anônimo

Marlon Freitas foi o grande destaque do Botafogo na final da Libertadores. Sua atuação impecável, com muita raça e técnica, impressionou a todos. Os comentaristas da ESPN não pouparam elogios ao volante, que se tornou um dos ídolos da torcida.

Breiller Pires: "Numa final de Libertadores, com um jogador a menos desde o primeiro minuto, jogar da maneira como o Marlon jogou, sem a bola ele se posicionava na linha de zagueiros e com a bola eventualmente pisava a área, que é um movimento tradicional dele, mas quando o Botafogo tem 11 em campo, tem que ser valorizado. Ele atuou como dois, três jogadores, ele se multiplicou em campo. No mínimo, é nota 9 para o Marlon Freitas (...) O Marlon Freitas se estabelece como uma liderança do time, é um cara que se a gente puder resumir a capacidade mental do Botafogo de reagir à temporada passada, ele personifica isso, porque ficou marcado, taxado, como único titular remanescente de 2023, e dá a volta por cima como capitão, como líder, se multiplicando em campo na final."

Fernando Campo: "Seria uma nota 8,5 ou 9. Ele é um grande personagem também, é um jogador que se eterniza como um ídolo do Botafogo, porque ele ficou muito marcado em 2023 e deu a volta por cima em 2024, melhorando ainda mais o rendimento dele. É um jogador que é muito importante para equilibrar a equipe, na marcação, se dedicando muito para recuperar a bola, para desarmar e, o principal, que era uma virtude dele desde a época até do Atlético-GO, como ele consegue ser influente para construir o jogo. Ele é um meia que ajuda muito esse time a funcionar, uma peça de confiança para o Artur Jorge. Essa infiltração dele, de chegar como elemento surpresa, é até interessante, porque eu conversava com alguns dirigentes do Botafogo, a galera ali da comissão, e eles falam que é impressionante como o Marlon não consegue fazer o gol, ele está levando azar no Botafogo, ele chuta muito bem, ele tem essa capacidade de infiltrar, mas o gol não está saindo. Mas está satisfeito, está bom (...) E ele parece ser um espelho do Artur Jorge dentro de campo, é uma liderança natural. O Artur Jorge não fez uma substituição, ele fez adaptações depois da expulsão do Gregore, que é um grande companheiro do Marlon, então assim, todo mundo teve que correr mais, mostra a unidade do grupo e a mobilização para conseguir o título. Algo interessante também para a gente voltar nessa temporada, o Marlon tinha proposta para ir para o Vasco, só que o John Textor bateu na mesa e falou “esse é inegociável, não vou vender para lugar nenhum, vai ficar no Botafogo”. Ficou e agora é um ídolo e um cara importante demais, faz uma temporada espetacular, é um dos grandes personagens desse time campeão.

Artur Jorge: O Mestre Tático

O técnico Artur Jorge conduziu o Botafogo ao título da Libertadores com maestria. Sua estratégia impecável e sua capacidade de motivar os jogadores foram fundamentais para a conquista. O treinador pode até receber a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Botafogo: Mais do que um Clube, uma Paixão

Anitta, a Botafoguense de Coração

A cantora Anitta, uma das maiores artistas brasileiras, mostrou todo o seu amor pelo Glorioso. Após "reclamar" do pai por não ter recebido uma camisa recente do clube, a cantora foi presenteada com um kit completo do campeão da Libertadores.

Gente, esse meu pai é muito rápido mesmo. Eu pisquei o olho e olha o que chegou para mim. Agora sim eu sou filha do Painitto, do maior botafoguense desse Brasil. Agora meu pai vai chorar.

Stepan Nercessian: O Ator Botafoguense

O ator Stepan Nercessian, um botafoguense de coração, viveu momentos de tensão durante a final da Libertadores. Ele estava se apresentando no teatro no momento do jogo e não pôde acompanhar a partida.

Eu coloquei na conta de coisas que só acontecem com o Botafogo. Esperei tanto tempo por isso e no dia eu estava no palco. No fim, pensei: ‘melhor assim, vai ver eu vou sofrer menos’. Aí fui pro teatro. Eu tenho uma superstição de ver na televisão ou ouvir no rádio o primeiro toque na bola. Depois do Atlético-MG dar a saída, o diretor musical ficou com o celular na mão e escutei ele falando ‘ih’. Pedi a ele pelo amor de Deus para não me falar nada, mas ‘ih’ com 20 segundos é foda. O contrarregra depois passou e falou pra mim da expulsão. Ali eu vi que seria sofrido mesmo.

A partir dali, continuei naquela agonia no palco. Primeiro, passaram por mim para dizer que estava 1 a 0. Depois, veio o 2 a 0 e o 2 a 1. Quando deu o intervalo da peça, faltavam três minutos para acabar, mais os sete minutos de acréscimos, que pareceram 70 anos, e fui ouvir no rádio no camarim. Só que o Luiz Penido (narrador da Rádio Tupi) estava torcendo tanto que esquecia de narrar o jogo. Quando o Júnior Santos fez o gol, ele não gritou gol. Gritou ‘é campeão’, então achei que tinha acabado e corri para o palco. Só depois fiquei sabendo que foi 3 a 1. Entrei com a bandeira do Botafogo no agradecimento e o teatro todo cantou o hino. Foi uma maravilha.

Quando o time chegou de Buenos Aires, eu estava no palco também. E na última rodada do Campeonato Brasileiro, também vou estar no palco. Estou até achando que o Elvis Presley é botafoguense.

O Futuro Brilha para o Botafogo

Júnior Santos: A Joia da Coroa

O artilheiro da Libertadores, Júnior Santos, tem um futuro promissor. O atacante já é comparado a grandes jogadores e pode até ser convocado para a Seleção Brasileira. Veja o que disse Djalminha:

Ele não fez cera, tentou driblar, não desiste, vai até o final. Tudo isso porque ele veio da várzea. Ele quis tentar, foi para cima. O ponto positivo da ousadia, de tentar, de querer jogar. Estava ganhando, com um a menos. E antes ele já tinha feito a mesma coisa e errou. Mas é isso, o prazer de jogar bola e tentar fazer o terceiro ao invés de segurar a bola.

Ele deu uma declaração que é pouco valorizado e é mesmo. Um jogador com as características, para a gente olhar com outros olhos, um jogador com essa força e velocidade, que vai para cima, a gente não tem tanto assim. (Pode ir para a seleção?) Quem a gente tem com essas características? Pode ser.

O Botafogo como Referência no Futebol Brasileiro

O sucesso do Botafogo tem chamado a atenção de outros clubes. O Grêmio, por exemplo, busca se inspirar no modelo de gestão do Alvinegro para se tornar uma SAF. Confira trechos da entrevista do Vice-presidente de futebol do Grêmio, Antônio Brum.

O Botafogo teve várias contratações muito mais caras do que a realidade de futebol brasileiro que ninguém fala. O lateral-direito Vitinho, que é um coadjuvante no time, foi 8 milhões de euros. Matheus Martins, banco, 9 milhões, veio da Udinese. O próprio Igor Jesus, que estava livre, passou no nosso monitoramento, veio com uma grande luva, isso a gente sabe, é um time que se gastou muito dinheiro.

Eu acho surreal que esses dias eu assisti a uma reportagem do centro do país dizendo do trabalho de scout do Botafogo, Thiago Almada e Luiz Henrique. Eu pergunto para o meu filho de dois anos, não preciso fazer serviço de scout para contratar esses dois jogadores. E aí um beirada: Luiz Henrique, pô!

Sobre SAF, com a nossa cultura aqui, Grêmio e Inter, não sei se aceita, é diferente… Mas existem vários modelos de SAF, existem modelos de SAF em que tu não vende 100% do controle do clube. O modelo alemão tem muito isso, 49% das ações. Eu acho que isso tem que ser debatido pelo Conselho Deliberativo do Grêmio. Esse tema não está latente, mas na hora que for, vai ter que ser conversado. Acho que até tem que saber o momento de fazer a SAF. Você vê o Botafogo… Tem que saber o momento e acertar o parceiro.

O Alex Telles preferiu jogar no Botafogo do que no jogar no Grêmio. Eu tento monitorar o máximo de coisas possíveis. Tinha saído uma notícia de que ele ficaria livre. Na segunda-feira, eu acordei e o Al-Nassr tinha rescindido o contrato dele. Eu mandei uma mensagem para ele também. O agente dele nos ligou, a gente fez uma proposta que eu considero interessante. E ele acabou indo para o Botafogo. O negócio foi fechado em 24 horas, ele ficou livre segunda-feira de manhã. Poderia ter fechado em 24 horas com o Grêmio, a gente teve a mesma agilidade. O Botafogo foi mais rápido. É questão de projeto, não sei se daqui a pouco o jogador não vai para o Lyon, se quer voltar para a Europa, o Botafogo tem essa ponte através do Textor também… 

O Desafio do Mundial de Clubes

Botafogo no Pote 3 do Mundial

O Botafogo está no Pote 3 do Mundial de Clubes, o que significa que terá um desafio ainda maior para conquistar o título. A Fifa foi criticada por essa decisão, que coloca o campeão da Libertadores em uma situação desfavorável. Em live no “UOL”, o comentarista Arnaldo Ribeiro disse o que achou da regra:

Cara, esse Mundial é uma bizarrice, né? Pelos critérios de escolha de clubes, você tem que voltar quatro anos no tempo. O Palmeiras está indo, por exemplo, pelo título da Libertadores do Deyverson. O Palmeiras é lá atrás, antes do Flamengo, antes do Fluminense, antes do Botafogo. O atual campeão da Libertadores estar no Pote 3 e, por exemplo, os outros três estarem no Pote 1 não tem o menor cabimento. Mas aí tem o ranking misturado e tal, não sei o que lá. Então, assim, é uma colcha de retalhos, com interferência política e tal.

Os critérios, eu não sei se esse Mundial vai ter uma segunda edição e tudo mais, acho que precisariam ser um pouco mais atualizados. Nenhum torneio de futebol volta quatro anos para estabelecer cabeças de chaves, convidados e tudo mais. Não existe. Nem a Copa do Mundo mais. É uma diversão, é uma possibilidade de você jogar pelo menos três partidas, para se classificar e tudo mais, para o mata-mata. Por que o Fluminense é mais fraco que o Botafogo? Porque o Fluminense era forte há um ano. O Palmeiras continua forte, mas por uma contingência. Ele está indo pelo título em 2021, né? Então, é tudo meio Frankenstein. O Botafogo está agora o melhor time do Brasil, pimpão. Ganhou a Libertadores, vai jogar o Mundial, está lá no Pote 3. E vai pegar um dos europeus, cabeça de chave, no sorteio maravilhoso que vai acontecer na quinta-feira.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo