Botafogo Hoje no novembro azulBotafogo Hoje
Botafogo em campo, comemorando mais uma vitória. A equipe alvinegra está conquistando o coração dos torcedores e causando polêmica no mundo do futebol / Foto: Victor Silva
Botafogo: A Fúria Alvinegra Conquista a Todos! Mas... Há Controvérsias
COMENTARISTAS

Botafogo: A Fúria Alvinegra Conquista a Todos! Mas... Há Controvérsias

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Comentaristas exaltam a campanha do Glorioso, mas um jornalista fala sobre acusações de manipulação de resultados com LH

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:28/10/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

O Botafogo está vivendo um momento mágico! A equipe liderada por John Textor está encantando a torcida e dominando os principais campeonatos. Acompanhe a análise de diversos comentaristas sobre a campanha do Glorioso e as polêmicas que cercam o time.

A Euforia Alvinegra

É tempo de Botafogo! A sequência de vitórias no Brasileirão e o goleada histórica na Libertadores contra o Peñarol colocaram o time em uma posição de destaque no cenário nacional e continental. Breiller Pires, comentarista do “Linha de Passe”, valorizou o fortalecimento do elenco do Botafogo e a maturidade da equipe.

Até aqui tem sido jornada épica para o Botafogo e seus torcedores. O jogo é mais uma demonstração de imponência do elenco e maturidade comportamental. Hoje, por mais que estivesse pressionado, estava cansado, Artur Jorge foi obrigado a trocar os quatro jogadores de frente, natural. Uma goleada de 5 a 0, com gols no segundo tempo, exigiu muito no aspecto físico, era normal que sentisse.

Os jogadores que entram fazem com que o Botafogo não perca força. Óscar Romero bate bem uma bola parada, acrescenta nessa parte técnica. O Botafogo se qualificou para a reta final, com profundidade do elenco. A resposta é a capacidade de virar essa chave e de não se deixar abalar pelos acontecimentos do próprio campeonato. O torcedor certamente lembrou do jogo com o Criciúma, desta vez o Botafogo teve maturidade para segurar o resultado. Não dá para dizer que sofreu. É um Botafogo que não dá uma margem que vai esfarelar em momento algum.

Fernando Campos, da ESPN, destacou o nível de futebol alvinegro após a vitória sobre o Red Bull Bragantino.

O Botafogo teve a semana perfeita. O 5 a 0 proporcionou para a comissão técnica o melhor planejamento possível, vaga encaminhada, e fez poder colocar força máxima contra o Red Bull Bragantino. Em Bragança, é sempre jogo amarrado, o Palmeiras perdeu pontos aí. O Botafogo teve oportunidade de abrir três pontos, vantagem valiosa, não fez grande jogo, mas foi superior, buscando oportunidades. No final, Gregore, o melhor em campo, teve a atuação dele coroada. Ele é muito importante para o time funcionar, é a peça do equilíbrio, foi a da decisão também. Essa equipe não perde há 14 jogos na temporada, mostra a força do trabalho, como esse time está mobilizado para fazer história. É resultado para ser muito comemorado.

Celso Unzelte também ressaltou a importância dos três pontos na reta final do Brasileirão.

Vitória importante de quem sabia disso o tempo todo. Saber o resultado de quem já ganhou pode mudar seu desempenho, seu empenho. Não foi uma grande partida, mas precisava ser vencida. O Botafogo não foi inferior ao Red Bull Bragantino, começou muito bem, com o sufoco inicial que coloca nos adversários, porque sabia que era corrida contra o tempo do ponto de vista físico. Artur Jorge teve que tirar todas as suas estrelas. Quis o destino que quando tirou o último, Luiz Henrique, sai dos pés do Óscar Romero a bola do gol da vitória, do grande Gregore, o melhor em campo. Muito importante porque sabia do resultado do Palmeiras. Esses três pontos de agora podem fazer diferença grande lá na frente. O Botafogo mostrou muita força para chegar à vitória. Essa gordurinha pode ser fundamental para aquele confronto com o Palmeiras que não sabemos quando será.

As Sombras da Polêmica

No entanto, a euforia alvinegra é acompanhada de uma sombra: as acusações de manipulação de resultados. O jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, se posicionou contra o Botafogo e John Textor, acreditando que há um “lobby” para abafar as acusações contra Luiz Henrique.

O que saiu de notícia essa semana de diferente é que tanto a “Folha” quanto o “Globo Esporte” confirmaram que a Espanha abriu uma investigação. Na verdade, ela nem reabriu, abriu mesmo, porque não tinha aberto nenhuma. E foi baseado em dados do Ministério Público de Goiás, que fez a Penalidade Máxima, coisa que é uma novidade, porque é diferente do caso que a gente deu, que foi depósitos de apostadores parentes do Paquetá na conta do Luiz Henrique, depois dele receber cartões amarelos na Espanha. Esse caso teria uma relação com aquele manipulador que atuou aqui no futebol brasileiro e que levou à suspensão de vários jogadores. Então, foi daqui que saiu o primeiro dado, e a investigação da Espanha se iniciou no final do ano passado, mas começou a andar, de fato, agora.

Quanto ao Textor, o que ele está fazendo é muito simples. O Botafogo está fazendo um lobby na CPI das Apostas para o Luiz Henrique não ser ouvido, não ter depoimento do Luiz Henrique. A gente já publicou, inclusive, essa matéria. Ele está com advogados constantemente, hoje até conversei com uma pessoa da CPI, tem um lobby fortíssimo do Botafogo lá para que o seu jogador não deponha. Inclusive, tem foto do Kajuru com a camisa do Botafogo, enfim. A atitude do Textor tem sido essa. Quando a gente o perguntou, ele disse que o UOL era malvadão. Foi basicamente a argumentação dele e foi essa. Resposta sobre por que houve esses depósitos na conta do Luiz Henrique a gente está esperando até agora. Nem o Luiz Henrique deu, nem o Botafogo deram. Enfim, a implicação que está se fazendo é uma tentativa de abafa.

O Paquetá foi convocado, os advogados dele queriam que ele não fosse, que fosse adiado, alegando que ele ainda está com o caso lá correndo na FA e a CPI negou. Está marcado para terça-feira o depoimento dele. A partir do depoimento dele, vai se decidir se tem um depoimento do Luiz Henrique. A informação que eu tenho é que tem tem parte da CPI que quer ouvir o Luiz Henrique e tem uma parte que é bastante resistente. E aí você já pode concluir que o lobby do Botafogo está dando certo lá dentro. Enfim, fazendo bastante força para que ele não deponha. E é uma coisa que a gente precisa, independentemente da fase do Luiz Henrique em campo, que é brilhante e tal, não muda esse tipo de suspeita que tem que ser esclarecida. Pode ser quem for, pode ser o Messi. Se ele estiver envolvido em manipulação de jogo, afeta a integridade do jogo. Então, tem que ser investigado e, eventualmente, se for encontrado que ele tenha cometido o erro, ser punido esportivamente e, se for encontrado crime, criminalmente. É simples assim.

Essas acusações geraram um grande debate no meio esportivo. Mauro Cezar Pereira cobrou a CBF por uma solução em relação à alteração da data do jogo entre Palmeiras e Botafogo. Carlos Eduardo Mansur, do “Troca de Passes”, destacou a necessidade de cautela por parte de Artur Jorge para o confronto contra o Peñarol.

Já confirmei com a CBF, chequei, está propensa, até mesmo diria que decidida, a cometer um absurdo contra o Botafogo, que é a marcação do jogo com o Palmeiras para a terça-feira dia 26, quatro dias antes da final da Libertadores, para a qual o Botafogo está virtualmente classificado. Pelo protocolo da Conmebol, o Botafogo tem que viajar para a Argentina na quarta dia 27. Jogaria em São Paulo na terça com o Palmeiras, em virtual decisão do Brasileirão, na quarta viaja para a Argentina e no sábado faz a final.

Isso é absurdo, a CBF deveria encontrar outra data, não atrapalhar um clube brasileiro que está em final internacional, que poderá contar com outro clube brasileiro, mas poderá ser contra time argentino, da casa, o River Plate. O calendário é ruim, é da CBF, cabe a ela encontrar decisão que não prejudique o Botafogo. É impressionante o que está se pensando em fazer, o que está se encaminhando. Ainda está em tempo de a CBF não cometer esse absurdo. Temos que questionar isso. Vejamos como o Botafogo vai reagir a esse absurdo que a CBF está ensaiando, isso não tem cabimento.

O Futuro do Botafogo

O Botafogo tem um futuro promissor, mas precisa lidar com os desafios que surgem. A equipe precisa se manter concentrada para garantir a classificação para a final da Libertadores e conquistar o título do Brasileirão. Além disso, precisa lidar com as acusações de manipulação de resultados e buscar uma solução para essa questão.

A torcida alvinegra está otimista e acredita na conquista de grandes títulos. No entanto, é importante acompanhar de perto a trajetória do Botafogo e ver se a equipe conseguirá manter o alto nível e conquistar 2024!

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo