O Botafogo está vivendo um momento mágico na temporada. Com a vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, o Glorioso coloca um pé nas semifinais e se coloca como favorito para avançar à próxima fase.
Um cenário diferente
O comentarista Pedro Ivo Almeida destaca que, apesar da vantagem mínima no placar, o cenário do confronto com o Palmeiras é bem diferente do que foi a eliminação do Verdão na Copa do Brasil para o Flamengo. "O Botafogo está num nível acima do Flamengo hoje. Não é porque o placar foi diferente que a situação é um pouco mais tranquila para o Palmeiras na volta", afirma o jornalista.
A análise de Pedro Ivo se baseia na superioridade do Botafogo em diversos aspectos do jogo: "O Botafogo é um time mais maduro, mais ciente do que fazer e que tem mais mecanismos para travar o Palmeiras e principalmente para atacar quando tem velocidade". O comentarista acredita que a velocidade nas transições do Fogão pode ser um fator decisivo para complicar a vida do Palmeiras no Allianz Parque.
Botafogo com Força máxima no clássico
Enquanto o Botafogo se prepara para o duelo decisivo contra o Palmeiras, a torcida alvinegra debate se o técnico Artur Jorge deve ou não poupar alguns titulares no clássico contra o Flamengo, visando a partida da Libertadores.
O comentarista Martín Fernández é enfático: "O Botafogo deveria colocar seu melhor time possível". Para ele, uma vitória sobre o rival no clássico teria um impacto psicológico muito positivo para o time: "Se ganha no domingo, o Botafogo tem uma chance de causar um dano ao Flamengo, de tirar confiança, abrir vantagem na disputa pela liderança do Brasileiro".
Já Paulo Cesar Vasconcellos acredita que o mais importante é o trabalho dos treinadores nas atividades até o clássico. O Flamengo, por sua vez, deve poupar alguns titulares, pensando no jogo contra o Bolívar na altitude de La Paz.