Botafogo Hoje
Foto: Victor Silva
Arbitragem polêmica mancha vitória do Bahia e elimina o Botafogo da Copa do Brasil
PÓS-JOGO

Arbitragem polêmica mancha vitória do Bahia e elimina o Botafogo da Copa do Brasil

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Expulsão injusta marca derrota do Botafogo e elimina o Glorioso da Copa do Brasil

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:08/08/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

A noite que prometia ser de um jogaço terminou em frustração e revolta. Em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0 na Arena Fonte Nova e deu adeus à competição nacional. A partida, marcada por um jogo equilibrado e boas chances de gol, foi manchada por uma decisão polêmica da arbitragem que, mais uma vez, colocou em xeque a atuação do VAR no futebol brasileiro.

O Jogo: Bahia 1x0 Botafogo

O primeiro tempo foi marcado por um jogo aberto, com as duas equipes buscando o gol. O Botafogo, com mais posse de bola, criou as melhores oportunidades, mas pecou na finalização. Aos quatro minutos, Luiz Henrique assustou a defesa adversária com um chute de longa distância. Já o Bahia, aproveitando os contra-ataques, também teve chances de abrir o placar.

No entanto, o jogo tomou um rumo inesperado nos acréscimos da primeira etapa. Em uma disputa de bola no alto, o volante Gregore foi expulso após o árbitro Rafael Rodrigo Klein, após consultar o VAR, entender que o jogador havia atingido o rosto do lateral Santiago Arias. As imagens da jogada, no entanto, mostraram um contato leve e sem grande intensidade, gerando revolta nos jogadores e na comissão técnica do Botafogo.

Com um a menos, o Botafogo sentiu o impacto da expulsão e viu o Bahia crescer no jogo. O time tricolor, mais organizado defensivamente, apostou nos contra-ataques e conseguiu criar algumas oportunidades de gol. Já o Glorioso, apesar da dificuldade, não se entregou e buscou o empate, mas acabou sendo punido por um erro individual na defesa.

Aos 41 minutos do segundo tempo, o Bahia chegou ao gol da vitória. Após uma falha na saída de bola do Botafogo, o time tricolor aproveitou a oportunidade e, em um cruzamento preciso, abriu o placar. A partir dali, o Botafogo se lançou ao ataque, mas não conseguiu encontrar o gol de empate.

Arbitragem sob suspeita

A expulsão de Gregore foi o ponto central da partida e gerou diversas críticas à arbitragem. As imagens da jogada mostraram um contato leve entre os jogadores, e muitos questionaram a necessidade da utilização do VAR para punir o volante do Botafogo. A decisão do árbitro foi considerada rigorosa demais e prejudicou o time alvinegro, que lutou em desvantagem numérica durante todo o segundo tempo.

A atuação do VAR, mais uma vez, foi questionada. A ferramenta, que deveria ser utilizada para corrigir erros claros e evidentes, parece ter sido utilizada de forma equivocada, prejudicando uma das equipes em disputa. A falta de critério na aplicação das regras e a demora nas revisões das jogadas são problemas que persistem no futebol brasileiro e precisam ser resolvidos.

Consequências da eliminação

A eliminação do Botafogo da Copa do Brasil é um duro golpe para o clube, que vinha fazendo uma boa campanha na competição. O time alvinegro, que é líder do Campeonato Brasileiro, agora terá que se concentrar nas disputas do Brasileirão e da Libertadores.

A derrota para o Bahia, marcada pela polêmica da arbitragem, deixa um gosto amargo na boca dos torcedores botafoguenses. A sensação de injustiça é grande, e a torcida cobra uma postura mais firme da diretoria em relação aos casos de arbitragem.

Ficha Técnica: Botafogo x Bahia (Copa do Brasil - Oitavas de Final)

Data: 07/08/2024 Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA) Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS) Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Michael Stanislau (RS) VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-Fifa/RS) Gols: Luciano Rodríguez (BAH - 41'/2T) Cartões amarelos: Caio Alexandre, Luciano Rodríguez, Everton Ribeiro (BAH); Thiago Almada, Alexander Barboza, Bastos (BOT) Cartões vermelhos: Gregore (BOT - 47'/1T), Rafael Ratão (BAH - 51'/2T) Público: [A ser informado] Renda: [A ser informado]

Botafogo: John; Mateo Ponte (Óscar Romero), Bastos, Alexander Barboza, Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Thiago Almada (Danilo Barbosa - Intervalo); Luiz Henrique (Carlos Alberto), Igor Jesus, Savarino (Tchê Tchê) - Técnico: Artur Jorge.

Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly (Biel); Thaciano (Luciano Rodríguez), Everaldo - Técnico: Rogério Ceni.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo