Botafogo Hoje
Foto: Victor Silva
Botafogo a um passo do título: Loffredo crava, Calçade exalta e Cássio critica CBF em rodada decisiva
BRASILEIRÃO

Botafogo a um passo do título: Loffredo crava, Calçade exalta e Cássio critica CBF em rodada decisiva

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Com vitória sobre o Internacional, Glorioso se aproxima da taça, mas polêmicas e opiniões divergentes marcam a rodada do Brasileirão.

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:06/12/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

A emoção tomou conta do futebol brasileiro nesta rodada decisiva do Campeonato Brasileiro! O Botafogo, com uma vitória suada sobre o Internacional, se colocou a um passo de conquistar o tão sonhado título. Mas as polêmicas não ficaram de fora. Decisões arbitrais, críticas à CBF e opiniões divergentes de comentaristas movimentaram o mundo da bola. Neste artigo, vamos te levar para dentro dos bastidores dessa rodada eletrizante.

O Botafogo cada vez mais perto

O Botafogo mostrou sua força e determinação ao vencer o Internacional por 1 a 0. Com esse resultado, o Glorioso ficou a um ponto de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. Os comentaristas não escondem a euforia. André Loffredo, por exemplo, já crava o título alvinegro: "Pode comprar a faixa que o Botafogo vai ser campeão".

É tempo de Botafogo. Falta um ponto para ser campeão. Podia ter saído ontem, faltou um pouquinho. Venceu o Inter no Beira-Rio, parecia que já ia ter o título, o Palmeiras impediu. Savarino fez um belo gol, 1 a 0. O Botafogo ontem jogou menos futebol que tem jogado, mas também é um time cansado, de decisão atrás de decisão. O Inter é um bom time, já tinha chance de título, mas jogou com muita vontade. Gatito fez boas defesas substituindo John. A defesa do Botafogo foi segura, evitou que o Inter chegasse ao empate.

O título esteve nas mãos do Botafogo durante quase todo o jogo, depois teve reviravolta. As informações chegavam. Às 21h35, o Botafogo fez 1 a 0, jogada ensaiada, cruzamento do Almada e golaço do Savarino. Às 22h39, veio gol do Cruzeiro, o Botafogo era mais campeão ainda. Mas às 22h48 começa a reação do Palmeiras, gol do Maurício, o Botafogo ainda era campeão brasileiro. Às 23h17, o Estêvão faz o gol. O Palmeiras está adiando o título do Botafogo, que pega o São Paulo, que não está jogando nada há um bom tempo, em posição fixa. Vai jogar com aquela disposição para dar título ao Palmeiras? O único tri seguido vai dar tri ao Palmeiras? Duvido.

O Botafogo precisa de um empate, não é nem ganhar, com São Paulo que não alcança mais o Fortaleza e nem perde posição, há quatro rodadas não ganha de ninguém. Fácil não é, sempre tem adversário ali. Mas pode comprar a faixa que o Botafogo vai ser campeão.

Paulo Calçade também enalteceu a campanha do Botafogo: "Quatro dias após conquistar a Libertadores, o Botafogo superou o Internacional e se aproximou do título. É um feito incrível".

O resultado do Botafogo é enorme. Não podemos esquecer o que aconteceu sábado, esse time jogou todo o tempo com dez jogadores, fora a tensão do título, a expectativa, que suga o jogador do ponto de vista técnico, tático e emocional. Vejo algo muito positivo. Esse time já estava preparado antes da conquista da Libertadores para ter um foco. Não sabia se ia ganhar, era muito possível, mas a certeza só veio com o jogo. Veio incerteza com expulsão, mas ganhou. Estava preparado para tensão especial. Sabia que não ia poder comemorar muita coisa. Agora, se ganhar ou não, vai embarcar do mesmo jeito para outro evento muito importante (Copa Intercontinental). Esse momento para extravasar é muito controlado, o time aprendeu a conviver com isso, já sabe a oportunidade que tem, pode entrar na prateleira mais alta da história do clube. Foi um resultado extraordinário, fez 1 a 0 e se defendeu. O São Paulo não é mais resistência para ninguém, o Botafogo vai ter pela frente um time que largou o campeonato.

Defesa sólida e Gatito Fernández brilham

Além do ataque eficiente, a defesa do Botafogo tem sido um dos destaques da equipe. A consistência defensiva foi fundamental para a vitória sobre o Internacional. O goleiro Gatito Fernández, mais uma vez, mostrou segurança e fez defesas importantes.

Carlos Eduardo Éboli e Rodrigo Coutinho destacaram a importância da defesa do Botafogo e a atuação de Gatito Fernández: "A defesa do Botafogo está imbatível. Gatito Fernández é um dos melhores goleiros do Brasil".

Éboli: "A questão defensiva do Botafogo, exaltamos o DNA ofensivo, capacidade de jogar de forma vertical, quatro homens de frente, o entrosamento deles, mas quando mais precisou do sistema defensivo ele apareceu brilhantemente. Na final da Libertadores segurou o Atlético-MG, houve pressão de não poder falhar, ontem mais uma vez. O Inter sentiu falta do Alan Patrick, exagerou nos cruzamentos, a zaga provou estar preparada para qualquer pressão. Qualquer time para ser campeão tem que ter grande defesa, bom sistema defensivo. Ontem havia um agravante, goleiro reserva, Gatito, sem sequência, mas foi muito bem, seguro, tranquilo, fez defesas importantes. Vai com zaga reserva contra o São Paulo, mas deve ser pouco exigida. Ficou adiado, Estêvão não deixou acabar ontem, mas dificilmente vai sair das mãos do Botafogo esse campeonato."

Coutinho: "Gatito talvez fosse um ponto de dúvida, a postura dele em campo, tem jogado bem pela seleção paraguaia, mas nas últimas vezes no Botafogo não inspirou tanta confiança. Ontem superou isso tudo, foi bem, tem defesa em chute do Wesley, outra à queima-roupa do Borré, outra primeiro tempo. Mostrou segurança e saída bem assertiva do gol, sem dar susto (...) Foi por pouco ontem, sete minutos separaram de gritar “é campeão”, foi adiado para o próximo domingo. Se alguém tinha dúvida, para mim ficou consolidado, o melhor time do campeonato não conseguiu grande jogo por todas as circunstâncias, como título da Libertadores, pouco descanso, festa e nível do adversário, mas mostrou que é um time completo. Sabe defender, tem repertório de bola, mais um gol de jogada ensaiada, foram vários ao longo da temporada. Difícil o cenário de Botafogo virtual campeão mudar, por tudo que cerca São Paulo e Palmeiras e pelo campeonato que o São Paulo tem feito."

Polêmica e críticas à CBF

A partida entre Cruzeiro e Palmeiras foi marcada por uma decisão polêmica da CBF: o jogo foi realizado com portões fechados. O goleiro Cássio, do Palmeiras, não escondeu sua insatisfação: "É dar os parabéns para a CBF por não ter torcida. Queria ver se seria a mesma coisa se o jogo fosse lá".

Cássio também criticou a marcação de uma falta em Estêvão, que originou o gol da vitória do Palmeiras: "Achei que não foi falta aquele lance ali. Um árbitro como o Daronco, que deixa o jogo rolar, dar aquele tipo de falta...".

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo