O Botafogo encara o São Paulo neste sábado, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pelo primeiro jogo do Campeonato Brasileiro 2023. O jogo marcará a volta do estádio Nilton Santos, reaberto após um período interditado para reformas do gramado.
Após um começo de temporada instável e conturbado, o time tenta uma virada de chave e focar no campeonato mais disputado e longevo do ano. Luís Castro chega pressionado por conta das recentes atuações da sua equipe e precisa encontrar uma regularidade dentro de campo se quiser disputar 38 rodadas em alto nível.
7 fatos para ficar de olho no Botafogo neste Brasileirão
O Botafogo enfrenta um São Paulo pressionado na primeira rodada e precisa buscar um resultado positivo dentro de casa. Veja 7 situações para ficar de olho no time de Luis Castro na competição.
1. Time Indefinido
Durante esse início de temporada de 2023, o técnico Luís Castro promoveu diversos testes e rodízios na equipe. O treinador raramente repetiu as mesmas escalações e chega para estreia do Brasileirão sem ter um time titular estabelecido.
2. Lesões
O Botafogo continua enfrentando muitas lesões e neste início de temporada não foi diferente. Marçal e Hugo sentiram desconfortos musculares estão de fora da estreia do Brasileirão. Patrick de Paula sofreu uma lesão no joelho e não atua mais em 2023. Gatito Fernández segue como desfalque desde o ano passado.
Vale lembrar que Gustavo Sauer, Danilo Barbosa e Lucas Fernandes estão sendo acompanhados pelo DM para a sequência de jogos que terão pela frente.
3. Pressão
Luis Castro não é unanime entre os torcedores e precisará encontrar uma cara para equipe alvinegra para melhorar o desempenho da sua equipe. Nesta temporada de 2023, o português será colocado em prova no comando do clube.
4. Reforços (caseiros e de fora)
A volta de Eduardo, recuperado da lesão que teve em outubro do ano passado, foi um grande reforço para a equipe do Botafogo. O meia vem sendo um dos destaques do time nas últimas partidas. Ainda tem o retorno de Júnior Santos, Matías Segovia e Diego Hernández. É bom ficar de olho!
5. Esquema Tático
A equipe base de Luis Castro joga no sistema 4-2-3-1, apesar de variações ao longo da partida para o 4-3-3 / 4-1-4-1 dependendo do movimento do meia central. O Botafogo continua usando os zagueiros na saída de bola, contando com a participação dos laterais e volantes. Tiquinho Soares como pivô ocupa muito bem os espaços para finalizar.
6. Bolas paradas
Os cruzamentos mais fechados buscando a linha da pequena área virou uma grande arma do Botafogo, que tem Adryelson, Cuesta e Tiquinho como jogadores alvos para receber o cruzamento.
7. Gols
Tiquinho Soares é quem gera maior expectativa para a temporada, sendo o alvo dos ataques do Botafogo e seu faro de artilheiro. Por outro lado, Eduardo vem crescendo muito na sua volta à equipe e mostrando que também pode ser uma grande arma para os gols alvinegros.