A CBF divulgou os áudios do diálogo entre o VAR e o árbitro no polêmico lance do pênalti sofrido por Janderson em Athletico-PR x Botafogo, no último sábado, na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro 2023.
O árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto (SP) fala em primeiro momento de “contato lateral” de Zé Ivaldo em Janderson. Logo após, o assistente do VAR, Fabricio Porfírio de Moura (SP), afirmou que o impacto foi fora da área, mesmo a imagem dizendo o contrário. A decisão da cabine foi para o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo seguir o jogo.
CBF divulga áudios do VAR de Athletico x Botafogo
Vale lembrar que o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, conformou que o impacto não foi lateral e que o lance foi dentro da área e poderia sim ser interpretado como pênalti. Porém, Seneme disse que o gesto de Janderson acabou “atrapalhando” a análise do árbitro de campo.
O Botafogo, claro, ficou inconformado com a análise de Seneme e fez uma representação à CBF questionando a atuação da arbitragem em Curitiba.
Veja conversa do VAR
Var no caso Janderson. Parece até piada . pic.twitter.com/Spp5AbY24Z
— Henrique (@Henriquerj85) June 9, 2023
AVAR (Fabricio Porfírio de Moura):
Deu mão
VAR (Thiago Duarte Peixoto):
Deixa eu ver… Põe a 16:50
AVAR:
Aguarda, Tito! Aguarda, tá?
VAR:
A bola está em disputa e o jogador vai no corpo… É um contato lateral… Segura, Tito, só vou ver esse contato do defensor
Árbitro (Vinicius Gonçalves Dias Araújo):
O jogador já vem abraçando a bola e caindo, tá?
VAR:
É um contato lateral, não é só um empurrão nas costas, tá?
AVAR:
É um impacto…
VAR:
Pode jogar, pode jogar…
AVAR:
O impacto é fora da área
VAR:
Isso… Isso…
AVAR:
Impacto fora da área
VAR:
Aí é uma disputa de bola, os jogadores estão visando a bola, o outro tenta proteger, a bola está em disputa