A expectativa fervilhava quando o nome de Tiago Nunes começou a ser especulado como possível treinador do Botafogo. Agora, após quase uma semana de dedicação intensa com o elenco, a tão aguardada apresentação oficial finalmente aconteceu nesta terça-feira. O técnico chega com uma missão clara e desafiadora: conduzir o Glorioso ao tão almejado título do Campeonato Brasileiro nas últimas cinco rodadas.
Veja a coletiva completa em vídeo no final deste artigo.
Apresentação de Tiago Nunes pelo Botafogo
Apesar do foco imediato no título, Nunes firmou um compromisso de longo prazo, estendendo seu contrato até o final de 2025. Sua chegada foi antecipada após a decisão da diretoria em demitir Lucio Flavio. Em suas primeiras palavras como novo comandante, Tiago expressou gratidão e direcionou uma mensagem especial aos torcedores.
Primeiramente, quero agradecer imensamente todo o carinho que tenho recebido dos torcedores e amigos desde o início das especulações sobre minha vinda. Em seguida, expresso minha gratidão ao Mazzuco, ao Alessandro e ao John Textor por depositarem confiança neste momento tão crucial, durante essa transição para um novo modelo de gestão. Nesta reta final do campeonato, sabemos o quão crucial é o resultado a curto prazo na busca por este título tão significativo na história do clube.
Tiago ressaltou também o comprometimento com o projeto desde o primeiro contato: "Quando fomos abordados, não hesitamos. Acreditamos neste projeto, nas pessoas aqui envolvidas, no grupo de jogadores que não só é competitivo, mas também revela caráter. É evidente o árduo trabalho que estão realizando, e eles merecem lutar pelo título, tornando-se um dos principais postulantes nesta conquista imediata, enquanto pensamos também na saúde do clube a médio e longo prazo".
A apresentação oficial do novo técnico do Botafogo ocorreu na tarde desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos. O diretor executivo de futebol, André Mazzuco, foi responsável por dar as boas-vindas ao treinador.
André Mazzuco já fez a apresentação formal, informalmente através de um vídeo divulgado pelo Botafogo. Estamos aqui para realizar oficialmente a coletiva de imprensa com Tiago Nunes. Já demos as boas-vindas e desejamos todo o sucesso. Tiago é um profissional cujo perfil se alinha ao que buscávamos para a continuidade do clube. Ele chega com duas missões claras: a primeira, neste final de competição, é buscar o título e retomar o caminho para que possamos competir ao máximo até o fim. Por isso, o timing da sua chegada foi estratégico, permitindo alguns dias de trabalho durante a data Fifa para nos organizarmos. O segundo momento é no projeto de reconstrução do clube, que começou há meses. Temos uma continuidade e esperamos que o treinador seja uma das grandes lideranças.
O nome de Tiago Nunes foi publicado no BID da CBF nesta terça-feira, garantindo sua regularização para a estreia pelo Botafogo na quinta-feira, contra o Fortaleza, na Arena Castelão. O contrato do técnico com o Glorioso foi estendido até dezembro de 2025, sinalizando uma era de comprometimento e planejamento a longo prazo.
Com expectativas elevadas e um olhar direcionado ao presente e ao futuro, a chegada de Tiago Nunes inaugura um novo capítulo na história do Botafogo. Resta aos torcedores, à equipe e à direção do clube aguardar e apoiar essa nova jornada rumo ao sucesso.
Mais declarações de Tiago Nunes
Lucas Perri
Perri vive um momento incrível, é um goleiro fazendo temporada muito boa, não à toa foi convocado para a Seleção Brasileira. Merece todo respaldo, atenção e confiança por parte do treinador e dos companheiros para continuar sendo titular nesse momento, dentro do que imaginamos para a sequência da temporada.
Tiquinho Soares
Minha ideia é contar com ele contra o Fortaleza. Está treinando normalmente desde ontem, já vinha treinando em separado desde sábado, em processo de recuperação da lesão que teve. É um dos referentes da nossa equipe, jogador muito importante para o Botafogo, nessa temporada vive um dos melhores momentos da carreira. Temos que aproveitar ao máximo.
Claro que é uma ideia coletiva, também depende de toda uma organização do mecanismo para que possa receber a bola em condições de finalizar, mas eu como treinador tenho que dar o direito de fazer as jogadas, de errar. Em algum momento o jogador vai se equivocar, estou aqui para dar respaldo para que possam retomar a melhor versão deles nesses jogos que faltam.
Time do Botafogo de 95
Sou gaúcho do interior, e o time da minha rua, de botão, campeão da rua, tinha Wagner, Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva, Leandro Ávila, Jamir… Eu era um pouquinho retranqueiro, tinha às vezes Moisés, Marcelinho Paulista… Beto, Sérgio Manoel, Donizete e Túlio. Eu tinha 15 anos em 1995 e acompanhei esse título. Sempre tive na minha cabeça que uma equipe que é tão tradicional, repleta de tanta história, com tantos jogadores emblemáticos que passaram por essa instituição, naturalmente ela já tem uma mentalidade ganhadora, está no DNA do clube ser ganhador.
É claro que tanto tempo sem vencer gera uma desconfiança, angústia, tanto que se fala que o torcedor do Botafogo só vai comemorar o título dois dias depois para ver se realmente deu tudo certo. Acredito que esse torcedor tão sofrido é mais fiel, mais verdadeiro, está aqui nas boas e nas ruins. Tenho certeza de que o torcedor continua acreditando, com essa desconfiança, com essa preocupação, mas nada diferente do que viveu nesses 28 anos.
Objetivos Curtos
Trabalhei no estado do Ceará, conheço a equipe do Fortaleza, a dificuldade que é jogar naquele estádio, o fator local é muito difícil para quem vai atuar lá. É uma equipe muito agressiva, muito difícil de se jogar lá. Também sei que todos nós estamos sedentos por um resultado positivo e uma vitória imediata, porque parece que condicionamos toda virada de chave nesse resultado.
Acredito em objetivos curtos. Primeiro de tudo é conseguir chegar bem treinado lá, com uma ideia muito clara de jogo, cumprir um tempo por vez, jogar 45 minutos, reencontrar os jogadores no intervalo, jogar mais 45 e a partir disso ir se adequando às questões que o jogo apresenta. Não diria que está aí toda retomada de chave, mas é um jogo a mais, importante, mas temos que entender que vamos enfrentar um rival que está extremamente pressionado pela sequência ruim também de resultados negativos.
Objetivos curtos. Esse é o nosso objetivo no momento, metas a curto prazo. Começamos a estabelecer essas metas pensando num treinamento por vez e temos cumprido isso dia a dia, os atletas têm conseguido entender através das próprias correções que temos feito por vídeo, mostrando a quantidade enorme de acertos que tivemos durante a temporada, e a partir disso conseguem estar preparados para competirem bem contra o Fortaleza. Depois disso, retoma para o segundo objetivo que é o Santos. Antes do jogo contra o Fortaleza, não falamos do Santos. Teremos um espaço curto, um tempo pequeno de preparação, mas temos uma condição estrutural, atletas com saúde, com lastro para conseguir suportar com qualidade essa sequência e, principalmente, temos confiança em todo o elenco.