Botafogo Hoje
Foto: Reprodução
Ana Paula Oliveira critica uso do VAR no Brasil e defende "arbitragem raiz"
ARBITRAGEM

Ana Paula Oliveira critica uso do VAR no Brasil e defende "arbitragem raiz"

  • Home >
  • Notícias do Botafogo

Ex-bandeirinha aponta falhas no sistema e defende maior autonomia para os árbitros

autorPor Thiago Guedes
Data Publicação:05/09/2024
Compartilhar no:
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no facebook
  • compartilhar no twitter

A ex-bandeirinha e ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Ana Paula Oliveira, fez duras críticas ao uso do VAR no futebol brasileiro. Em entrevista recente, a ex-árbitra demonstrou preocupação com a forma como a tecnologia está sendo utilizada e defendeu um retorno à arbitragem mais tradicional, com maior autonomia para os árbitros de campo.

Leia também:

Ana Paula Oliveira critica VAR

Uma das principais críticas de Ana Paula Oliveira diz respeito à existência de "códigos" não oficiais utilizados pelos operadores do VAR. Segundo ela, esses códigos, que seriam utilizados para comunicar informações de forma subliminar aos árbitros de campo, são práticas ilegais e comprometem a integridade das decisões.

"Sou favorável à arbitragem raiz, com suporte do VAR. O que é arbitragem raiz? Eu (árbitro) apito o jogo, eu mando, eu sou o autoridade máxima, o VAR é meu auxiliar. Não o contrário", afirmou Ana Paula Oliveira. "Esses códigos não podem acontecer", completou.

A ex-árbitra também questionou a formação dos profissionais que atuam como VAR no Brasil. Segundo ela, muitos dos operadores não possuem a experiência necessária em campo para tomar decisões complexas e entender a dinâmica do jogo.

"Acho que todo grande VAR tem que ter sido um grande árbitro", defendeu Ana Paula Oliveira. "Quando você é testado em uma máxima dentro do campo de jogo, esse feeling te leva para a cabine, você entende a angústia de quem está lá dentro."

Apesar das críticas, Ana Paula Oliveira reconhece a importância do VAR como ferramenta auxiliar para os árbitros. No entanto, ela defende que a tecnologia deve ser utilizada de forma mais eficiente e transparente.

"Sou favorável ao VAR sim, primeiro porque gera mais trabalho, segundo porque tem recurso a mais para ajudar o árbitro", afirmou a ex-árbitra. "Mas precisa preparar quem está no olho eletrônico. Está no olho eletrônico e quer apitar? Vai apitar, não vai para o olho eletrônico, não vai ser VAR."

A ex-bandeirinha também defendeu a necessidade de maior investimento na formação de árbitros no Brasil. Segundo ela, a falta de profissionais qualificados é um dos principais desafios enfrentados pela arbitragem brasileira.

Com vasta experiência na área, Ana Paula Oliveira ainda planeja contribuir para o desenvolvimento da arbitragem brasileira no futuro. "Eu volto e vou ajudar muitas pessoas, e vou contribuir para o nosso Campeonato Brasileiro ainda", afirmou a ex-árbitra.

As críticas de Ana Paula Oliveira sobre o uso do VAR no Brasil geraram grande debate nas redes sociais e nos meios esportivos. A ex-árbitra levantou questões importantes sobre a utilização da tecnologia no futebol e abriu espaço para uma discussão mais aprofundada sobre o tema.

autor

Por Thiago Guedes

instagram do thiago guedeslinkedin do thiago guedes
Sou Thiago Guedes, Jornalista e Publicitário. Fiz da internet o meu país e nas minhas redes sociais não coloco ninguém em vacilo. Aqui no portal, servimos bem para servirmos sempre! Você confere todas as noticias do Botafogo, os jogos do Botafogo hoje, horário do jogo do Botafogo, classificação e tabela completa atualizada e muito mais!

Últimas Notícias do Botafogo