Gramado sintético volta a ser tema de debate
Após o Botafogo colocar grama sintética no Estádio Nilton Santos, aprovado pela Fifa, Zico, ídolo do Flamengo, começou a se posicionar firmemente contra o piso. Em diversas entrevistas, o ex-atleta faz questão de dizer que o gramado sintético é uma vantagem aos clubes.
Em entrevista à Band, Zico falo mais uma vez sobre o assunto.
Não é só por causa do campo que eles [Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR] ganham. Eles vão ganhar campeonatos no campo normal porque têm bons times. Mas o problema é o costume e a quantidade de jogos que aqueles times que jogam no campo sintético têm para fazer. Eu não gosto, nem precisa me convencer. Eu acho que campo sintético é para pelada, para o chopp, para baixar seus custos no CT, nas escolinhas. Mas não é para competição.
Em lugar nenhum do mundo, de grandes países do futebol, Alemanha, França, Espanha, você vê grama sintética. A meu ver, é um grande absurdo. Para mim, é uma vantagem. Ou todo mundo entra em igualdade de condições, ou não. Porque você treina em uma condição e joga em outra.
Jornalista Abel Neto defende Botafogo e fala sobre grama sintética
No canal “ESPN”, nesta quarta-feira, o jornalista Abel Neto defendeu o Glorioso e falou sobre a questão do gramado sintético. Ele falou sobre Zico, ídolo do Flamengo, que criticou o piso sintético.
Tem isso do gramado do Nilton Santos, tapetinho. Vou opinar sobre uma injustiça, na minha opinião, que as pessoas estão fazendo em relação ao Botafogo, já fizeram com o Athletico-PR também. Em resumo, tem muita gente falando que o Botafogo está liderando por causa do gramado. Óbvio que é diferente, deve estar mais habituado, treina lá, mas ganhou contra o Patronato em gramado ruim e venceu vários jogos fora de casa, é o melhor visitante. Está ganhando de quase todo mundo. Tem duas derrotas fora, contra Goiás e Athletico-PR, o resto ganhou de todo mundo, no gramado sintético ou natural.