Confusão no Morumbi leva a detenção de quatro torcedores tricolores e pode acarretar punições ao São Paulo; entenda os desdobramentos.

Após o término do confronto entre São Paulo e Botafogo pelo Brasileirão-2024, uma tentativa de emboscada a torcedores alvinegros marcou a noite no Morumbi. O episódio, que terminou com a detenção de quatro torcedores tricolores, dois deles com adereços da principal torcida organizada do clube, a Independente, levanta questões sobre a segurança nos estádios e possíveis punições ao clube paulista.

A confusão ocorreu na saída dos torcedores do Botafogo do estádio, quando torcedores do Tricolor tentaram acessar o setor visitante. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e precisou utilizar bombas de efeito moral para conter a situação. A rápida intervenção policial evitou um confronto maior, mas a correria e o tumulto geraram um clima de tensão.

Possíveis Punições ao São Paulo

De acordo com especialistas consultados pelo blog “Lei em Campo” do “UOL Esporte”, o São Paulo pode ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A advogada desportiva Fernanda Soares explica que o clube tricolor, como mandante, é responsável pela segurança do evento e dos arredores do estádio.

“O São Paulo pode ser punido, pois como mandante é legalmente responsável por garantir a segurança do evento na arena esportiva e no seu entorno. Vale frisar, ainda, que os clubes respondem desportivamente pelos atos de seus torcedores e que a CBF, na mais recente versão do seu Regulamento Geral de Competições, ampliou o conceito de entorno“, esclareceu Soares.

Segundo o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o clube pode ser multado em valores que variam de R$ 100 a R$ 100 mil por não tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens.

No entanto, o advogado Carlos Henrique Ramos aponta que o São Paulo pode se eximir da responsabilidade se conseguir identificar e apresentar os responsáveis pela desordem às autoridades policiais. “O clube pode se eximir de responsabilidade caso identifique os responsáveis pela desordem e os apresente à autoridade policial, o que normalmente é tarefa bastante complicada quando ocorrem grandes tumultos nesses moldes”, explicou Ramos.

Reações e Desdobramentos

O vice-presidente do Botafogo, Vinicius Assumpção, que estava presente no estádio, lamentou o episódio de violência e criticou a falta de cobertura da mídia paulista sobre a confusão.

“Um absurdo a violência que as torcidas visitantes sofrem nos estádios da capital paulista e ontem não foi diferente. Apesar da reação forte da PM, a torcida do Botafogo teve dificuldades de sair do estádio e não vi nenhuma resignação da imprensa paulista”, escreveu Assumpção no X (ex-Twitter).

Este episódio ocorre em meio a um ambiente já tenso no futebol brasileiro, com recentes incidentes envolvendo torcedores de diferentes clubes. A semana anterior viu a mídia criticar o Botafogo por um protesto de alguns torcedores que penduraram bonecos do presidente da CBF e da presidente do Palmeiras numa passarela próxima ao estádio Nilton Santos.

Compartilhar no: