Tiquinho Soares e a Controvérsia da Juventude na Seleção
No último domingo, o Fluminense sob o comando de Fernando Diniz enfrentou um desafio difícil no Maracanã, sofrendo uma derrota nas mãos do Botafogo de Lucio Flavio. Ontem, Diniz comandou a Seleção Brasileira e ficou no empate em 1 a 1 contra a Venezuela, em Cuiabá. O ponto de discussão, durante a transmissão da Globo, recaiu sobre o desempenho do ataque, especialmente com Richarlison mais uma vez em má forma.
Richarlison, também conhecido como "Pombo", foi substituído no segundo tempo por Gabriel Jesus, alimentando uma discussão entre os comentaristas. Eric Faria, repórter da Globo, levantou a questão:
"Essa é uma vaga que vai ter disputa, porque o Fernando Diniz elogia muito o Gabriel Jesus, acha um jogador de muita qualidade, de muito valor para a Seleção, me parece que ele vai abrir essa disputa entre o Richarlison e ele," afirmou Eric.
Roger Flores, comentarista, mencionou uma série de jovens centroavantes no futebol brasileiro, sendo apoiado pelo narrador Luis Roberto:
"Acho que essa briga está aberta, mas colocaria mais gente aí. São três que eu já começaria a preparar: Marcos Leonardo, Vitor Roque e Endrick. Errei ou acertei?" sugeriu Roger Flores.
Luis Roberto complementou:
"São os novinhos. Marcos Leonardo está jogando o fino. Vitor Roque está machucado, não sabemos, de repente estava até sendo chamado. E o Endrick está definitivamente acontecendo agora."
No entanto, apenas o comentarista Ricardinho lembrou de Tiquinho Soares, o camisa 9 do Botafogo, artilheiro do Campeonato Brasileiro e um dos melhores jogadores da principal competição do país:
"E o Tiquinho, que é o artilheiro do Brasileiro e é um dos melhores jogadores? 'Ah, é um pouco mais velho, tem que ser gente nova...' Estamos pensando em ganhar a Copa do Mundo! Se ele está performando… É uma vaga na Seleção que tem que ser observada, vários jogadores têm que ter oportunidade para ver quem consegue se firmar," pediu Ricardinho.
Coro por Tiquinho Soares na Seleção Brasileira surge
No programa "Seleção SporTV" da última quinta-feira, Júnior, outro comentarista, fez um apelo em prol de Tiquinho Soares na Seleção Brasileira:
Eu sempre defendo (Fernando Diniz), foi o único cara que fez alguma coisa diferente nesses últimos tempos. Ele não tem nada a perder, a partir do momento que o Carlo Ancelotti vier realmente para substituí-lo. Acho que ele só poderia fazer só uma experiência: qual o melhor centroavante brasileiro hoje? Tiquinho. Por que não? É o problema da idade? É outra história. Ele não está jogando melhor que Richarlison e todos esses caras? Bota ele na arena para saber qual a condição do cara.
Júnior também enfatizou que a idade não deveria ser um obstáculo para Tiquinho Soares:
Será que daqui a três anos não dá pra ele? Claro que dá. Falo por experiência própria porque sofri esse preconceito duas vezes, em 90 e 94, o prazer de disputar outra Copa do Mundo. É o cara que precisa ter a oportunidade na Seleção. Ele encaixa perfeitamente naquilo que o Diniz quer, ele sai da área, sabe fazer o homem de frente, tem habilidade… Uma série de virtudes que se encaixa na frente. Nada contra quem está lá, até porque todos são feras, mas ele merece uma oportunidade nesse momento de experiências.
O debate sobre o centroavante da Seleção Brasileira continua aceso, com diversos nomes sendo mencionados, mas Tiquinho Soares surge como uma opção intrigante e experiente que pode agregar valor à equipe. Será que Fernando Diniz considerará essa sugestão? A resposta poderá ser revelada nas próximas partidas e convocações.