O comentarista ignora a realidade e tenta desmerecer a campanha histórica do Botafogo

Paulo Vinicius Coelho, o PVC, mais uma vez, resolveu inovar e propor uma nova forma de analisar o Campeonato Brasileiro. Desta vez, o comentarista defende a utilização dos pontos perdidos como critério principal para definir a classificação. A proposta, no entanto, parece mais uma tentativa de criar polêmica do que uma análise séria e embasada.

Até o final dos anos 60, se usava classificação por pontos perdidos. Tem um caso que explica o porquê. Em 68, o Santos foi campeão paulista em jogo contra o Palmeiras ganhando de 3 a 1, e o Palmeiras tinha 15 jogos a menos. Como você faz a classificação? Vai pegar 15 x 2, pontuação da época, 30 pontos, não dá para chegar em 31, está certo. Gosto de ter noção pelos pontos perdidos. O líder é o Botafogo, 43 pontos, beleza. Pode ser que nunca mais Fortaleza e Flamengo possam alcançar o Botafogo porque os jogos não estão marcados, mas fato é que o Fortaleza perdeu 21 pontos, o Flamengo perdeu 22 pontos e o Botafogo perdeu 23 pontos. Então por pontos perdidos o líder é o Fortaleza. Agora, por pontos ganhos, classificação que estamos acostumados, o líder é o Botafogo.

Ao sugerir que o Fortaleza, com um jogo a menos, e com menos pontos perdidos, seria o verdadeiro líder do Brasileirão, PVC ignora a campanha brilhante do Botafogo. O Glorioso, com uma equipe jovem e promissora, vem dominando a competição e conquistando a torcida.

PVC e a liderança por pontos perdidos

É inegável que o futebol é um esporte apaixonante e que gera diversas discussões. No entanto, os comentários de PVC parece mais uma tentativa de reinventar a roda do que uma análise profunda e relevante. A classificação por pontos ganhos é um método consagrado e utilizado em praticamente todos os campeonatos do mundo.

Ao desmerecer a campanha do Botafogo, PVC parece estar mais preocupado em criar polêmica do que em analisar o futebol de forma objetiva. É importante lembrar que o futebol é um esporte de resultados e que a equipe que conquistar mais pontos ao final da competição será a campeã.

A proposta de PVC pode até ser interessante para gerar debate e sentar na mesa do bar para jogar conversa fora, mas não encontra respaldo na realidade. O Botafogo é, sim, o legítimo líder do Campeonato Brasileiro e merece todo o reconhecimento por sua campanha histórica.

E você, o que acha?

  • PVC está certo em sua análise? Deixe seu comentário e participe do debate!
  • Compartilhe este artigo nas redes sociais e mostre sua opinião!
  • Assine nosso canal e fique por dentro das últimas notícias sobre o Botafogo!
Compartilhar no: