Glorioso visita o Guaraní, no Paraguai, nesta quarta-feira (09), pela Sul-Americana
Os torcedores do Botafogo que forem ao jogo em Assunção, no Paraguai, contra o Guaraní, pela Sul-Americana, passarão por um teste do bafômetro para entrar no estádio. Isto porque o consumo de álcool é proibido nos estádios do país e, quem estiver sob efeito de álcool, não poderá acompanhar a partida.
A legislação paraguaia é bem rígida, se comparada com a brasileira. No país, é proibido o consumo de álcool dentro das praças esportivas.
Os torcedores botafoguenses serão submetidos a um teste de bafômetro. Se o aparelho marcar positivo, é preciso aguardar e reduzir a porcentagem de álcool no sangue para ter acesso ao Estádio Defensores Del Chaco.
Álcool é proibido em estádios do Paraguai
De acordo com a polícia paraguaia, a medida não visa proibir a entrada dos torcedores, mas sim controlar possíveis embriagados. Caso seja barrado pelo aparelho, os policiais irão pedir para que o torcedor aguarde. A medida foca mais em torcedores visitantes, mas alguns torcedores locais também são selecionados para assoprar o bafômetro.
A situação não é inédita. Outros times brasileiros (e de outros países) já passaram por isso quando visitaram o Paraguai. É preciso obedecer a legislação e brasileiros já foram barrados na entrada após serem denunciados pelo bafômetro.
Foi o caso de torcedores do Atlético-MG, em 2013, que foram à decisão da Libertadores contra o Olimpia, no Defensores del Chaco, e acabaram barrados no acesso ao estádio. Caso parecido também ocorreu em 2016, quando a Seleção Brasileira enfrentou o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e alguns brasileiros foram proibidos de entrar no jogo.
Não há como saber a quantidade certa de álcool para ser acusada no bafômetro. Muitas vezes, uma lata de cerveja já pode ser suficiente para dar positivo, depende do peso, da altura, e da alimentação da pessoa durante o dia. Para evitar contratempos, é melhor deixar a cervejinha para depois da partida. E aí, conseguiria?