Ex-dirigente vinha tratando de um câncer no sistema linfático
O ex-presidente do Botafogo Maurício Assumpção morreu na manhã desta terça-feira (06). Os 60 anos, ele esteve no comando do clube entre 2009 e 2014 e lutava contra um câncer no sistema linfático.
O dentista e executivo fez sessões de quimioterapia semanalmente para combater o câncer nesta região do corpo, que é raro. O sistema linfático representa uma vasta rede de vasos que levam fluidos para todo o sistema circulatório.
Morre Mauricio Assumpção
Após deixar a presidência do Botafogo, Maurício focou em estudar futebol e chegou a fazer um período de estágio nas categorias de base do Vasco no ano passado.
Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo.
A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária;, sendo mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin do que as mulheres.
A incidência de casos novos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 1970 devido aos avanços no tratamento. A maioria dos pacientes com linfoma de Hodgkin pode ser curada com o tratamento disponível atualmente.
Maurício Assumpção foi o presidente responsável pela contratação de Seedorf, em 2012, e conquistou em 2013 um dos dois títulos cariocas na gestão do ex-presidente. O outro ocorreu em 2010, com Loco Abreu.
A passagem de Maurício Assumpção pelo Botafogo foi marcada por polêmicas, sendo processado pelo ex-presidente Carlos Eduardo Pereira, que entrou com ação contra cobrando perdas e danos. Vale lembrar que não houve condenação a Assumpção.
Veja Nota de Pesar do Botafogo
É com enorme pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas informa o falecimento do Ex-Presidente, Mauricio Assumpção, aos 60 anos, na manhã desta terça (6), vítima de câncer no sistema linfático. O Clube hasteia sua bandeira a meio mastro e decreta luto oficial de três dias.
Botafoguense apaixonado, Mauricio Assumpção foi Presidente do Botafogo por dois mandatos, entre os anos de 2009 a 2014. Durante o período, levou o Alvinegro às conquistas dos Campeonatos Estaduais de 2010 e 2013, trazendo o Clube para a disputa da Copa Libertadores após 17 anos.
Informações sobre o velório e o enterro de Maurício serão adicionadas posteriormente. O Clube disponibilizou a sede de General Severiano aos familiares.
Toda solidariedade do Botafogo aos familiares e amigos neste momento difícil. Descanse em paz, Mauricio.
Botafogo de Futebol e Regatas
Aproveite e siga o Botafogo Hoje no Facebook, no Instagram e no Twitter e acompanhe as ultimas do Fogão.