Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já se pronunciou sobre os casos que estão pipocando pelo país
Circula nas redes sociais a informação de que o jornalista Marcelo Barreto afirmou que já são mais de 120 jogadores identificados na Operação Penalidade Máxima ll e que o número pode aumentar. Segundo ainda postagens, há chances do Brasileirão ser paralisado.
Para quem não sabe, a Operação Penalidade Máxima II, promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), investiga vários esquemas de manipulação em resultados de jogos de futebol profissional no Brasil. Ela está sendo desdobrada e diversos esquemas estão sendo revelados.
Por enquanto, oficialmente, a Justiça de Goiás acatou a denúncia do MP-GO contra 16 investigados na Operação Penalidade Máxima II. Isso significa que os envolvidos agora passam a ser réus, e após o processo de instrução, vão a julgamento. São eles:
- Eduardo Bauermann (Santos)
- Gabriel Tota (Ypiranga-RS)
- Victor Ramos (Chapecoense)
- Igor Cariús (Sport)
- Paulo Miranda (Náutico)
- Fernando Neto (São Bernardo)
- Matheus Gomes (Sergipe)
Os nomes dos apostadores acusados também fora revelados:
- Bruno Lopez de Moura (apontado como líder da quadrilha)
- Ícaro Fernando Calixto dos Santos
- Luís Felipe Rodrigues de Castro
- Victor Yamasaki Fernandes
- Zildo Peixoto Neto
- Thiago Chambó Andrade
- Romário Hugo dos Santos
- William de Oliveira Souza
- Pedro Gama dos Santos Júnior
A nova fase da operação investiga a conduta do grupo criminoso em outros 13 jogos entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023:
- Palmeiras x Juventude (Série A – 10/09/2022)
- Juventude x Fortaleza (Série A – 17/09/2022)
- Ceará X Cuiabá (Série A – 16/10/2022)
- Sport X Operário- PR (Série B – 28/10/2022)
- Goiás X Juventude (Série A – 05/11/2022)
- Bragantino X América-MG (Série A – 05/11/2022)
- Santos X Avaí (Série A – 05/11/2022)
- Botafogo X Santos (Série A – 10/11/2022)
- Palmeiras X Cuiabá (Série A – 06/11/2022)
- Bragantino X Portuguesa (Campeonato Paulista – 21/01/2023)
- Guarani X Portuguesa (Campeonato Paulista – 08/02/2023)
- Bento Gonçalves X Novo Hamburgo (Campeonato Gaúcho – 11/02/2023)
- Caxias X São Luiz-RS (Campeonato Gaúcho – 12/02/2023)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que rejeita a possibilidade de cancelar jogos do Brasileirão de 2022 que estão sob suspeita.
Marcelo Barreto afirmou que mais de 120 jogadores já fora identificados?
Segundo notícias que rolam nas redes sociais, o jornalista Marcelo Barreto teria dado a seguinte declaração no Redação SporTV:
Eu não posso omitir de vocês a informação de que, isso já é debatido e muito possivelmente o futebol brasileiro sofrerá uma paralisação, são mais de 120 jogadores já identificados e têm muito mais, podem anotar.
A informação, porém, é FALSA! Marcelo Barreto não afirmou que o Brasileirão muito possivelmente será paralisado e nem que mais de 120 atletas já foram identificados no esquema. André Risek, também do SporTV, desmentiu as falas atribuídas ao seu companheiro de emissora e explicou o caso:
André Rizek desmente frase que vem sendo atribuída a Marcelo Barreto, mas alerta: "A gente não sabe onde isso vai parar."#SelecaoSportv #BrasileiraoNoSportv pic.twitter.com/SNoRHNsKqO
— sportv (@sportv) May 10, 2023
Vale lembrar que o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, também se pronunciou ao blog "De Primeira" sobre a possibilidade de paralização do Brasileirão 2023:
Para que haja a paralisação da competição ou impugnação de partida, o ato teria realmente que influenciar no resultado da partida. Na Série A, por exemplo, o que estamos percebendo a princípio são questões de cartões amarelos e vermelhos. É uma medida extrema [a paralisação do Brasileirão], mas prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).