Treinador fala com a imprensa depois da goleada do Glorioso no Nilton Santos
O Botafogo goleou o César Vallejo por 4 a 0 no Nilton Santos e o técnico Luís Castro fez uma avaliação da primeira vitória da equipe alvinegra na Sul-Americana. O português citou os pontos positivos da partida.
Antes pressionado, agora o treinador segue em boa sequência de invencibilidade na equipe, que está nove jogos sem perder (sete vitórias e dois empates). Confira abaixo a coletiva de Luis Castro.
Veja coletiva de Luis Castro
Veja trechos da coletiva do técnico Luis Castro, após goleada do Botafogo.
Melhor atuação do ano
Talvez tenha sido a melhor atuação. Jogamos contra o São Paulo de uma forma diferente. Já tínhamos dado uma amostra de segurança. Mostramos grande vontade de chegar ao ataque. Nos últimos quatro jogos, fizemos 13 gols. O trabalho dos jogadores tem sido ótimo. Mesmo quando as coisas não estão acontecendo, os jogadores tentam dar seu melhor. Parabéns para equipe e para torcida.
Tempo de trabalho
O tempo é o melhor conselheiro. Ele faz progredir as equipes. Naturalmente, com o tempo a equipe vai ficando mais equilibrada, ganha balanço. Mais uma vez, dou todo o mérito para os jogadores porque eles têm percebido que quando não dá por um lado, tem que rodar, tentar pelo outro. Hoje a equipe é muito mais estável no jogo e permite dividir mais o jogo pelos três corredores. Nos sentimos muito injustiçados pelo que foi dito sobre a nossa equipe. Nos feriu muito. Estávamos trabalhando tanto, nos dedicando tanto e fomos tão agredidos. Mesmo abaixo desse mundo, conseguiu emergir. Vão haver derrotas, empates, vitórias, mas ela vai continuar a mostrar o quão digna é e como deve ser apreciada pelos torcedores por tudo o que faz.
Danilo Barbosa
Volante ideais são os que mais trabalham ao longo da semana, em função do que é a semana de trabalho. E não em função do nome. Não há isso de querer encontrar 11 ideal em função de nome e não daquilo que faz durante a semana. O 11 ideal sai sempre daí. É assim que funcionamos e eles [jogadores] sabem. Não quero dizer que quem não jogou não tem qualidade. Quero dizer que em 30 jogadores, só podem ir 11. Sempre ficam jogadores de muita qualidade fora. O Danilo disputa a posição com jogadores de muita qualidade, como Gabriel Pires, Tchê Tchê, Lucas Fernandes, Marlon Freitas. Portanto ele para continuar na equipe tem que trabalhar como tem trabalhado e jogar como tem jogado. Portanto é assim que as coisas são. O futebol é feito de verdades, não de mentiras ou dogmas. Nossa equipe não tem jogadores virados para defesa. Quando temos bola, atacamos. Quando não temos, defendemos. O futebol é dinâmico. Eles sabem isso. Estou muito satisfeito com eles, sou muito feliz com o elenco que tenho.
Nossa equipe não tem jogadores para a baliza defensivamente ou para o ataque. No time, sem bola todos defendem, com bolas todos atacam. Se ele fosse defensivo, não faria a jogada do primeiro gol. Futebol é dinâmico, eles sabem, tenho trabalhado muito para fazer o que gosto.
Jogadores da Base
Ainda temos o Jota, que não veio conosco, o Matheus Nascimento que ainda vem a integrar. Só entendo futebol assim, com base boa, de eles chegando em contexto de qualidade e começarem de ser promessas para serem certezas. É o gosto que tenho maior, além do treino, é dar oportunidade por meritocracia, não por serem da academia, mas pelo que fizeram no treino, ajudados pelos mais experientes, com Champions e Libertadores.
Rodagem do elenco
A sequência de jogos não é para os mais jovens, meia idade ou mais velhos, é para o elenco. O elenco olha sempre para essa sequência de jogos com responsabilidade, no qual estão incluídos os jovens. São jogadores de grande futuro, talento, e que devem ser tratados com muito cuidado. Assim vão crescendo até o dia de serem fixados. Não gosto que sejam idolatrados, como salvadores, são jovens que vão ter suas oportunidades por mérito.
Marçal
Eu gostaria hoje de falar dos jogadores que estiveram em campo. Gostaria de falar daqueles que estiveram em jogo. O Marçal infelizmente não teve disponível. Ele está em processo evolutivo e contamos com ele o mais breve possível.