Clube entrou na mira do STJD por conta de postagem feita pela Organizada
O Botafogo entrou na mira do STJD após a torcida organizada 'Loucos pelo Botafogo' ter utilizado um slogan que foi identificado como uma adaptação de uma expressão usada na ofensiva nazista alemã contra o comunismo. O uTribunal recebeu uma notificação de infração disciplinar através da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Na semana passada, em uma publicação para convocar os torcedores para o clássico contra o Flamengo, válido pelo Brasileirão e realizado no último domingo (com vitória dos rubro-negros por 2 a 1), a organizada escreveu: 'Antes morto que vermelho'.
"Loucos pelo Botafogo" se defende
Em entrevista ao site “UOL”, o presidente da torcida "Loucos pelo Botafogo", Rafael Kastrup, negou o teor nazista na postagem e disse que a mensagem teve "cunho totalmente voltado para o futebol" e "foi levada para um campo que não tem nada a ver”.
Botafoguense não gosta de vermelho. Criou-se uma conotação que é uma viagem total. Foi contexto do futebol, da cor do clube rival, não sobre nazismo (...) As pessoas que fizeram essa publicação, do nosso marketing, são todos muito jovens, mal sabem o que é o nazismo, não tem maldade nenhuma. Eu mesmo, presidente, desconhecia. Não vivi o nazismo, estudei no colégio, mas não tenho nada a falar sobre o assunto além de ser lamentável.
O presidente da “Loucos Pelo Botafogo” afirmou que entrará em contato com o clube para que ele não seja responsabilizado pela mensagem. A organizada deve divulgar nota oficial em breve.
Entenda a polêmica
A mensagem publicada pela "Loucos pelo Botafogo" gerou repercussão na internet, tanto entre os botafoguenses quanto entre os flamenguistas, que falaram sobre uma possível adaptação da expressão alemã 'Lieber tot als rot' ('Melhor morto que vermelho', em tradução livre), que foi veiculada pela rádio Werwolf durante o Terceiro Reich, sob o comando de Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.
Representada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes, a ABI solicita que a procuradoria-geral do STJD apresente uma acusação formal contra o Botafogo, buscando que o clube seja punido devido à manifestação de sua torcida. A entidade alega que a mensagem veiculada desrespeitou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e constituiu um ato discriminatório, sujeito a uma multa que pode chegar a R$ 100 mil.
Outro trecho da publicação da 'Loucos pelo Botafogo' também é mencionado no documento: 'Amanhã é dia de guerra'. A ABI argumenta que essa frase constitui uma apologia ao ódio, o que também estaria em desacordo com o CBJD. Além disso, a entidade alega que o Código de Ética da FIFA também foi violado no caso em questão."
Próximos jogos do Glorioso
- Atlético-MG (F) - sábado (16/09) às 21h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
- Corinthians (F) - sexta (22/09) às 20h (de Brasília) - Campeonato Brasileiro