Desvendando o Contexto por Trás das Polêmicas Declarações Após Botafogo 3 x 4 Palmeiras

O futebol é um palco de paixões, rivalidades intensas e, por vezes, polêmicas que ecoam além do campo. No turbilhão desse espetáculo, as declarações de John Textor após o embate entre Botafogo e Palmeiras resultaram em repercussões inesperadas, levando-o a uma suspensão temporária pelo STJD. 

Veja nota de John Textor após a Publicidade.

No epicentro dessa tempestade midiática, John Textor esclareceu seu posicionamento em um comunicado recente em seu site oficial. O empresário negou veementemente ter acusado alguém de corrupção financeira, enfatizando que suas palavras foram mal interpretadas. Apresentou, ainda, evidências dos erros de arbitragem que, segundo ele, tiveram impacto direto no resultado do confronto.

Veja nota oficial de John Textor

Confira o comunicado emitido pelo site oficial de John Textor.

Esclarecimento de comentários públicos

ATUALIZAÇÃO: Os comentários a seguir foram elaborados imediatamente após nosso polêmico resultado contra o Palmeiras no dia 1º de novembro, inicialmente em benefício do STJD. Desejo deixar claro que não acredito que nossa equipe tenha respondido bem aos desafios de arbitragem (e desafios competitivos) que enfrentamos. O nível extremo de erros (conforme verificado de forma independente) diminuiu em grande parte desde o jogo contra o Palmeiras e perdemos, sozinhos, várias oportunidades de restabelecer a nossa liderança. Nossos jogadores sabem que devem enfrentar esses desafios com o máximo esforço para competir pelo Campeonato deste ano. Dito isto, se os jornalistas, dirigentes de clubes e órgãos dirigentes agirem para minimizar estas provas como pouco mais do que as queixas de um presidente de clube que está insatisfeito com os resultados, então todos teremos perdido a oportunidade de melhorar a nossa liga para melhor. Acredito que sou um dos muitos que nosso governo, em sua sabedoria, convidou ao Brasil para trazer uma mudança positiva – e estou comprometido com a evolução do futebol brasileiro até que o Brasileirão seja restabelecido entre os mais respeitados do mundo. ligas. Então, por favor, levem esses assuntos a sério – o povo do Brasil merece o melhor e o mundo merece o melhor do Brasil.

Após o resultado do Botafogo-Palmeiras, meus comentários públicos criaram uma discussão significativa sobre o tema Corrupção – compreensível porque a ‘frase de efeito’ abreviada era o tipo de declaração controversa e carregada de emoção que é um conteúdo perfeito para distribuição generalizada, especialmente nas redes sociais. Dito isto, considere as entrevistas completas, pois fica claro que:

​- Não fiz nenhuma acusação de corrupção financeira

– Não fiz nenhuma alegação de corrupção contra o Sr. Ednaldo Rodrigues, ou qualquer outra pessoa

– Deixei claro como a palavra “corrupt” é frequentemente usada na minha língua, de formas que são relevantes para as minhas preocupações.

​A corrupção é uma perversão da integridade …conforme definido na língua inglesa através da qual falo e como pretendi quando falei.

​A corrupção é uma perversão da integridade, a alteração (ou perversão) de algo do seu curso ou estado original, para uma distorção ou corrupção do que foi pretendido. Se “integridade” se refere ao estado de ser inteiro, intacto e sólido em construção, então “corrupção” é a perversão desse estado que leva à contaminação do resultado. Envolvido com tecnologia durante quase toda a minha vida profissional, conheci ‘Corrupção’ como uma palavra comumente usada sempre que a integridade de um resultado foi desafiada por um erro significativo.

Corrupção no Futebol – um problema global

O que sei sobre a corrupção em todo o mundo é que ela existe. O que sei do nosso jogo no Brasil é o que ouvi da nossa liderança na CBF e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que temos corrupção no nosso jogo. Nesta mesma temporada de 2023, o MJSP e a CBF alegaram que forças poderosas e empresas de apostas influenciaram os jogadores a alterarem suas tomadas de decisão durante os jogos. Eles lançaram formalmente uma investigação sobre MATCH-FIXING em maio de 2023. Eu presumiria, portanto, e acho difícil de acreditar, que tais forças não limitam suas tentativas de suborno apenas aos jogadores, já que há muitas pessoas em posição de influenciar o resultado. de um jogo. Este não foi o assunto dos meus comentários, mas aceito pelo valor nominal que o nosso Presidente da CBF se comprometeu a combater a corrupção, em todas as suas formas. A denúncia de corrupção é da alçada do presidente da CBF e do MSJP…e não cabe a mim opinar sobre isso, sem qualquer prova . Gostaria, no entanto, de sugerir respeitosamente que nem eu, nem o Botafogo, deveríamos ser punidos por fazer referências públicas à corrupção que já fazem parte de um debate público (e investigação) lançado pela própria CBF.

Brasileirão 2023

​Embora não tenha feito alegações de corrupção financeira, acredito que a integridade do nosso Brasileirão de 2023 foi corrompida por muitos erros e abusos de processo. Acredito também que podemos demonstrar de forma convincente que tais DECISÕES DE ÁRBITRO INCORRETAS (IRD’s) resultaram na REDUÇÃO de pontos do Botafogo (e outros) e na ADIÇÃO de pontos para rivais importantes na perseguição. Nesta definição da palavra Corrupção, tal como definida acima, acredito que houve uma perversão da integridade da nossa concorrência.

Por favor, considere como seria este Brasileirão de 2023 hoje, se não fosse pelas decisões incorretas e contínuas dos árbitros (todas as quais deveriam ter sido corrigidas pelo VAR):

Em 33 jogos

Botafogo Pontos Oficiais 60

Ajustado para erro verificado 8

Botafogo “Justo” Pontos 68

Até 34 jogos

Pontos Oficiais do Palmeiras 62

Ajustado para erro verificado -12

Palmeiras “Justo” Pontos 50

​Se não fosse a falha do IRD e do VAR, o Botafogo estaria agora prestes a confirmar o Campeonato Brasileiro de 2023 e o Flamengo ficaria confortavelmente seguro na 2ª colocação.

(Link para análise de “pontos justos”)

​Com relação aos meus comentários públicos, conforme visto nos vídeos, desejo ser claro:

Eu não estava falando apenas do único cartão vermelho do jogo do Palmeiras, mas sim de uma série de decisões e ações (dos árbitros e dos executivos) que desafiaram seriamente a nossa liderança na campanha de 2023

Eu estava me referindo a resultados que foram corrompidos por erros significativos e a processos que foram contaminados por um estado de espírito arrogante ou corrupto .

Reservo-me o direito de questionar decisões e processos, em meu idioma, com minha escolha de palavras – e farei isso sem impugnar a honra ou integridade de pessoas individuais – com o objetivo de melhorar o jogo de futebol no Brasil.

Meu pedido de renúncia do Sr. Rodrigues foi certamente carregado de emoção, após uma série de erros de arbitragem e decisões da CBF que acredito terem afetado materialmente este Brasileirão de 2023. O meu apelo à sua renúncia não estava de forma alguma relacionado com as minhas declarações sobre corrupção, a não ser com a minha crença de que o líder de uma organização é o mais responsável pelas deficiências de uma organização . Como se costuma dizer no esporte, “se o time está perdendo, o técnico tem que sair” – e acredito que a CBF não tem conseguido garantir qualidade, consistência e responsabilidade entre seus árbitros.

Dito isto, nunca conheci o Sr. Rodrigues e certamente não é justo que eu peça sua renúncia, nunca tendo discutido com ele seus planos para a evolução e melhoria do futebol no Brasil. Entendo que ele comunicou um esforço para eliminar a corrupção (conforme definição clássica) no Brasil e foi inapropriado da minha parte pedir sua renúncia, embora não tivesse conhecimento direto de suas intenções.​

Finalmente, aguardo com expectativa a oportunidade de me reunir com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol para esclarecer tanto o significado como a intenção das minhas declarações públicas. Apresentarei, em minha defesa, uma análise abrangente e independente dos Erros de Arbitragem do Brasileirão 2023 (a ser entregue para apreciação do STJD, antes da divulgação pública). A análise foi elaborada utilizando o método REF-EVAL®, desenvolvido ao longo 15 anos analisando dados de desempenho de jogadores e árbitros, fornece mais de 99% de respostas corretas em todas as situações de arbitragem. O método REF-EVAL® utiliza algoritmos complexos de inteligência artificial (IA) para identificar tudo o que é chamado de IRD (Decisão Incorreta do Árbitro) em oposição à CRD (Decisão Correta do Árbitro). A análise deles, que apresentarei na audiência do STJD, demonstra de forma convincente que a integridade e os totais de pontos do nosso Brasileirão 2023 foram materialmente corrompidos.

Compartilhar no: