O Empresário Defende Jogadores e Revela Planos para o Futuro do Clube

Em uma entrevista ao Botafogo Podcast, da Botafogo TV, John Textor, o dinâmico dono da SAF alvinegra, compartilhou sua visão apaixonada sobre o futebol, a relação entre torcida e jogadores, e seus planos ambiciosos para o futuro do Botafogo. Textor, conhecido por seu discurso de amor e respeito mútuo dentro do esporte, reafirmou seu compromisso em defender os jogadores remanescentes da difícil temporada do Campeonato Brasileiro de 2023, além de discutir a busca por um novo técnico e revelar um projeto inovador para as categorias de base do clube.

+ Quem chega? Quem sai? Acompanhe as Movimentações em Tempo Real do Mercado da Bola Alvinegro 

Defesa Apaixonada dos Jogadores

Contra as Vaias e o Espírito de União

Textor iniciou a entrevista destacando a injustiça das críticas dirigidas a jogadores como Marçal, Marlon Freitas e Eduardo, que foram especialmente visados após a derrocada no Brasileirão de 2023. "Esses jogadores foram tão criticados... são bons jogadores um dia e depois você faz um jogo ruim e esse jogo fica na memória para sempre”, desabafou. Ele enfatizou a importância de olhar para o futuro sem descartar o talento e a humanidade dos jogadores atuais, creditando a eles a construção do projeto atual do clube e a atração de talentos emergentes.

Esses jogadores foram tão criticados, são bons jogadores um dia e depois você faz um jogo ruim e esse jogo fica na memória para sempre… Não queríamos jogar fora esses grandes seres humanos, esses ótimos jogadores, apagar tudo e olhar para o futuro. Não vou fazer isso. Existem grandes jogadores no time, que construíram o que temos agora e são a razão pela qual jogadores como Luiz Henrique estão aqui, Jeffinho ter voltado…. Esses jogadores, os meio-campistas, os reservas, eles construíram o que temos esse ano. Esse sempre foi o projeto, sem espelho retrovisor, a não ser entender o que construímos no passado e como levar isso adiante (...) Nossos jogadores querem ficar, amam esse time, querem ser campeões aqui. Mas são realistas, eles pensam: “Se não sou querido aqui, preciso ir para um lugar em que seja querido”. Um lugar onde a família possa ir ao shopping, onde as pessoas não zombem dele. É um equilíbrio. Eu falo muito sobre amor, sobre amar os jogadores. Eu tuitei isso. Nunca tuitei durante um jogo que não fosse o jogo do Palmeiras. Fiquei preocupado com a torcida, porque no último jogo (de 2023) eu estava no jogo, precisávamos ir para a Libertadores, no G-4, e havia tanto ódio no nosso estádio… Nossos jogadores não podiam jogar, eram vaiados toda vez que tocavam na bola. Nunca tinha visto isso, fiquei preocupado.

A Busca por um Novo Comando Técnico

Reiniciar com a Filosofia de Luís Castro

O empresário também se aventurou no campo técnico, discutindo a busca por um novo treinador que possa dar continuidade ao trabalho iniciado por Luís Castro. Textor expressou um certo arrependimento por não ter mantido Bruno Lage por mais tempo, indicando uma reflexão sobre a necessidade de estabilidade e confiança no processo técnico. A interinidade de Fabio Matias foi elogiada, mas a visão é de um futuro com um técnico alinhado ao projeto de longo prazo do clube.

No último jogo (vitória sobre o Bragantino na semana passada), quando assisti à partida, vi uma vitória, mas de forma geral, não vi toda a preparação e tudo que construímos no primeiro período com Luís Castro. Agora estamos sendo um time brasileiro talentoso, atlético, capaz, jogando bem parecido com o jeito dos outros times brasileiros. As pessoas podem discutir se isso é uma coisa boa ou ruim, mas é uma desconstrução do Castro, certo? Quando olho para o perfil do novo técnico, não vamos nos focar em nacionalidades, se é americano, português ou argentino… Mas que tipo de pessoa é, tipo, como você vê o jogo, como se comunica, como ensina, porque quero reiniciar o que começamos com meu antigo parceiro, Luís Castro (...) Infelizmente, pela perda do Luís Castro… Porque eu não me mantive leal o suficiente com Bruno Lage, que estava tendo um tempo difícil para se conectar com o time, para se comunicar com o time. Eu deveria ter ajudado ele a se comunicar melhor com o time. O que ele estava tentando fazer e estruturar, talvez sendo um pouco didático demais para um meio de temporada, mas estava tentando uma forma diferente, muito boa, dentro de grandes padrões europeus. Quando essa mudança aconteceu, tínhamos uma série de homens bons, mas perdemos a continuidade da estruturação e ensino.

 

Leia mais notícias do Botafogo:

Planos Ambiciosos para as Categorias de Base do Botafogo

Uma Revolução na Formação de Talentos

A entrevista tomou um rumo ainda mais inspirador quando Textor revelou seu plano ousado para as categorias de base do Botafogo. Sem um terreno para um novo CT, o empresário planeja estabelecer um centro de excelência em desenvolvimento de talentos, em cooperação com clubes internacionais. Esse projeto visa superar os atuais desafios estruturais e posicionar o Botafogo como um líder na formação de jogadores, mesmo diante das dificuldades burocráticas enfrentadas para a construção de um novo CT.

Comecei a apresentar ideias para os dirigentes das maiores organizações de futebol do mundo, fizemos novas representações, vamos mostrar nas próximas duas ou três semanas, provavelmente. Temos alguns clubes importantes que já nos deram permissão para colocar suas marcas nisso. Como isso vai funcionar? Os jogadores vão assinar com o Botafogo, os direitos econômicos serão divididos entre os clubes participantes por meio de acordos cooperativos com o Botafogo, estamos verificando todas as regras, ainda não resolvemos tudo (...) Se você trouxer, a propriedade de terceiros não é legal, todo jogador tem que estar assinado com um clube, e esse clube seria o Botafogo. Se você trouxer Lyon, parceiros do Reino Unido, outros clubes? Se trouxer um grande time da La Liga, da Arábia Saudita, eles estão aumentando seu investimento, querem ganhar uma Copa do Mundo. Se você trouxer um grande time da MLS? (...) Há tantos talentos no hemisfério ocidental, América do Norte, América do Sul, América Central, que se você construir belas instalações, CTs de base de verdade, onde esses clubes não estão apenas colocando suas marcas, mas seu pessoal aqui, teremos acordos de cooperação no desenvolvimento de atletas, belas instalações, belos campos, bem no meio do Rio de Janeiro, a capital do futebol ao redor do mundo. Como vejo no futuro, seremos assim o maior agregador e desenvolvedor de talentos da América do Sul na história. Nunca ninguém fez isso (...) Todo mundo odeia multiclubes, o que tem de errado nessa colaboração? Isso vai além dos multiclubes, porque não estamos falando dos times da Eagle. Eles mudaram as regras na Inglaterra, antes você precisa obter vistos para entrar na Inglaterra, agora há quatro exceções em cada time, então agora você só precisa vir e contratar alguém no Brasil. Como você vai fazer isso? Com um ou dois scouts? Se você é o Liverpool, venha aqui e olhe para os nossos atletas e para o nosso CT, porque vamos ter tantos jogadores nessa instalação que todo jogador do país vai querer estar lá, a não ser que tenha nascido com sangue flamenguista, não consigo entender essas crianças direito (risos). Estou falando de crianças com problemas de transporte, passando por pequenos bairros e lugares da América do Sul, vendo esse essa linda cidade… Se eu conseguir achar um terreno para fazer isso ou fora do Rio, para sair dos pequenos bairros e para chegar ao Atlético de Madrid, ou para um grande clube do Reino Unido… Não é apenas o Botafogo, mas o Botafogo vai se beneficiar disso, porque termos que contratar esses jogadores, vão jogar conosco, vão se desenvolver conosco, melhoraremos nossos resultados também.

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

Compartilhar no: