Assim como o Palmeiras, o Botafogo passará a usar grama sintética em seu estádio
O Botafogo atualizou sua torcida sobre a etapa das obras para instalação do gramado sintético no Estádio Nilton Santos, assim como já é utilizado no Estádio Allianz Parque. Neste momento, o trabalho está concentrado em colocar pedras e piche no piso. A nova fase foi iniciada neste fim desta semana.
Quem é responsável pela obra é a Total Grass, umas das maiores empresas do segmento.
Diferença da grama do Allianz Parque para a do Nilton Santos?
Em setembro de 2022, eu (@thiagobotafogo) estive em um evento promovido pela CBF em São Paulo, onde diversos assuntos ligados ao futebol foram debatidos. Na ocasião, a Total Grass, empresa que está fazendo a obra do Estádio Nilton Santos, estava presente e mostrou um pouco como funciona a questão do gramado sintético. Vale lembrar que, na ocasião, o Botafogo ainda nem tinha um planejamento pra a troca do gramado em seu estádio e nem sabia que futuramente iria trabalhar com a empresa.
No caso do estádio do Botafogo, o gramado sintético utilizado será um de alta tecnologia e com material fornecido pela FieldTurf, empresa americana e líder global no segmento. A Total Grass é a responsável pela instalação e tem experiência no serviço, que já foi realizado por exemplo no estádio do Atlanta da MLS e de algumas equipes da NFL.
Veja detalhes sobre o novo piso do estádio do Botafogo:
- Piso drenante: Sistema de drenagem de água, onde o fluxo de água passa por toda a extensão do campo, o que deve contribuir para que o campo possa ser irrigado sem o risco de encharcamento.
- Shock Pad: Uma espécie de manta especial anti-impacto, que tem como principal objetivo trazer conforto e jogabilidade para os jogadores.
- Cortiça: Tem o objetivo de agregar maior absorção de impacto e tem o menor coeficiente de calor entre as opções existentes no mercado.
A grama utilizada no Nilton Santos terá uma tecnologia norte-americana utilizada no futebol americano. Já a grama utilizada no Allianz Parque foi instalada pela Soccer Grass, empresa que também foi procurada pelo Glorioso, mas o valor mais elevado do campo acabou fazendo com que o clube optasse por outra alternativa.
Segundo especialistas, existem dois pontos de diferença entre os gramados do Allianz Parque e o do Nilton Santos: uma é a qualidade da grama o outro é o material utilizado para controle de temperatura do local.
A grama que atualmente é utilizada no Allianz Parque é chancelada pela Fifa, desenvolvida exclusivamente para a prática de futebol. Já o gramado do Nilton Santos, segundo especialistas, precisará passar anualmente por rigorosa avaliação da entidade para que esteja apto para jogos internacionais, já que a grama é utilizada para atividades como o futebol americano.
Sobre o controle de temperatura, a do estádio do Palmeiras utiliza um termoplástico desenvolvido para isso. No Nilton Santos, será utilizada uma cortiça para o controle da temperatura. Ambos conseguem entregar os resultados e cumprirem seu papel.