Novo piso do estádio do Botafogo é bastante elogiado; confira detalhes
O Estádio Nilton Santos passou por obras no gramado em 2023 para a colocação de piso sintético. A Total Grass foi parceira do Botafogo no projeto, com o material da FieldTurf. que forneceu um novo piso 100% sintético.
O gramado sintético de alta tecnologia foi implementado no campo principal e no anexo. O material é da FieldTurf, empresa americana e líder global no segmento, e foi implementado pela Total Grass, a mesma que instalou o gramado do estádio do Atlanta da MLS e de algumas equipes da NFL. O aspecto da grama é considerado bonito e sua qualidade foi tida como excelente.
No início da obra, Alexandre Costa, diretor de operações da SAF Botafogo, falou sobre o processo de instalação do novo piso no Estádio Nilton Santos:
Quando olhamos para o Estádio Nilton Santos pensamos em quatro pontos fundamentais para a instalação do gramado sintético. A primeira seria a jogabilidade, ou seja, precisa ser um trabalho perfeito para a prática de futebol. A segunda seria o conforto, nós olhamos para um sistema que fosse confortável para os jogadores, o mais parecido possível com o gramado natural. A terceira seria a possibilidade de suportar as cargas referentes aos grandes eventos que acontecerão aqui. A quarta seria a possibilidade de arrefecimento, um gramado sintético tem tendência para subir a temperatura, não só o sistema que compõe o gramado, mas também o sistema de irrigação precisa estar preparado para diminuir essa temperatura. Então foi isso que planejamos.
Maos à obra 🚜🏟️
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 16, 2023
Em parceria com a Total Grass, gramado do Nilton Santos inicia reforma nesta segunda-feira. Casa do Fogão terá campo sintético de alta tecnologia com materiais fornecidos pela empresa internacional FieldTurf.
Veja completo na Botafogo TV: https://t.co/Z91Lf5ewzU pic.twitter.com/NJXNIhDYBG
Fieldturf: conheça a empresa responsável pelo gramado do Nilton Santos
Durante a CONFUT, evento sobre futebol sul-americano realizado em julho de 2023 no Rio de Janeiro, eu (@thiagobotafogo) estive no local e diversos assuntos ligados ao futebol foram debatidos. Na ocasião, a FieldTurf, empresa responsável pelo material do gramado do Estádio Nilton Santos, esteve presente e mostrou um pouco como funciona a questão do gramado sintético.
No caso do estádio do Botafogo, o gramado sintético utilizado é de alta tecnologia. A FieldTurf, empresa americana e líder global no segmento, foi a responsável pelo fornecimento, com a Total Grass responsável pela instalação.
Veja detalhes sobre o novo piso do estádio do Botafogo:
- Piso drenante: Sistema de drenagem de água, onde o fluxo de água passa por toda a extensão do campo, o que contribui para que o campo possa ser irrigado sem o risco de encharcamento.
- Shock Pad: Uma espécie de manta especial anti-impacto, que tem como principal objetivo trazer conforto e jogabilidade para os jogadores.
- Cortiça: Tem o objetivo de agregar maior absorção de impacto e tem o menor coeficiente de calor entre as opções existentes no mercado.
A grama utilizada no Estádio Nilton Santos tem uma tecnologia norte-americana utilizada no futebol americano. Javier Alvarez, supervisor de instalações da Fieldturf na América do Sul, falou sobre o piso e garantiu que o gramado sintético passará a sensação similar à da grama natural.
A grama é a top de linha que temos, é uma grama desenhada para alto padrão, para similar o impacto natural. A fibra se chama core, que usa um polímero que dá uma sensação muito similar à da fibra natural. É uma grama de 42mm de altura, que pode ser enchida com areia e cortiça, dando uma sensação muito similar à natural (...) é uma grama muito similar à natural.
Inovação e Fibra
A planta de extrusão de fibra de última geração da FieldTurf na Alemanha transformou em uma das empresas tecnologicamente mais avançada no setor. Chamada de FieldTurf CORE, a inovação é a mais recente e a primeira fibra multicamada de polímero duplo de todos os tempos.
A empresa investe em materiais e fabricação de qualidade, fornecendo superfícies sustentáveis que fazem diferença no campo. Com mais de 25.000 instalações em todo o mundo, a FieldTurf é reconhecida em todos os níveis. De franquia profissionais (EUFA, MLS, NFL, MLB e mais) para clubes sociais, escolas e municípios.
Segurança
A FieldTurf investe em pesquisas e inovações para projetar os sistemas de grama artificial mais avançados do setor. Claro que nenhum esporte está completamente livre de lesões, mas a preocupação da empresa é buscar novas maneiras de reduzir o risco e a gravidade dessas lesões.
Nosso foco na segurança levou inúmeras inovações e melhorias na redução de lesões. Como resultado, temos os produtos e a experiência para ajudá-lo a fornecer o campo de jogo mais seguro possível para seus atletas.
Programa de Qualidade FIFA
Os sistemas desenvolvidos pela FieldTurf são ideias para o futebol, garantindo o desempenho adequado da bola, segurança ideal e retorno de energia para os jogadores. A empresa é membro do Programa de Qualidade da FIFA, atendendo aos padrões de alta qualidade necessário para entregar campos de nível elite em todo mundo.
O vice presidente senior da FieldTurf, Ian Tittershill, comentou, ao lado de André Mazzuco, o que a empresa representa e o porque do Botafogo ter escolhido ela para ser a fornecedora do material do Estádio Nilton Santos.
Em todo o mundo, a FieldTurf é um fornecedor líder de grama artificial. Estabelecemos parcerias com organizações proeminentes em todo o mundo para fornecer aos clientes (como o Botafogo) os sistemas de qualidade de nível mundial. Orgulhamo-nos de oferecer produtos inovadores e valor aos nossos parceiros, ao mesmo tempo que facilitamos todo processo.
Os sistemas de grama sintética da FieldTurf sediaram muitas estreias mundiais, como Copa do Mundo da FIFA partidas da UEFA Champions League.A empresa tem instalações de fabricação nos EUA, França, Sérvia, Austrália e Brasil, sendo uma líder global. Está presente em mais de 55 países ao redor do mundo, sendo 10 na América Latina.