O jogador foi punido com um jogo de suspensão pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD, levantando questões sobre a interpretação de suas palavras. O Botafogo promete recorrer da decisão.

O atacante do Botafogo, Diego Costa, enfrenta uma suspensão de um jogo devido a uma recente reclamação contra a arbitragem, após a derrota de sua equipe para o Atlético-MG. A decisão foi tomada pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em virtude das declarações do jogador após o jogo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A punição significa que Diego Costa será desfalque no confronto contra o Athletico-PR, no próximo sábado, que acontecerá no Estádio Nilton Santos. No entanto, o Botafogo já anunciou que pretende recorrer da decisão.

Diego Costa é suspenso

A polêmica surgiu após Diego Costa ser denunciado nos termos do artigo 243-F § 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de ofensas à honra de membros da arbitragem. A denúncia foi impetrada pela Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut). No entanto, durante o julgamento, a defesa do jogador conseguiu que a acusação fosse desclassificada para o artigo 258, que trata de conduta contrária à ética.

As declarações de Diego após a partida foram cruciais para a decisão do STJD. O jogador afirmou: "Está claríssimo que foi gol legal. Acho que eles aí meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou, nem olhou muito. Sabemos que para a competição ficar mais atrativa tem que deixar o Botafogo mais próximo dos adversários." Ele estava se referindo ao gol que marcou e que foi anulado durante o jogo.

Diego Costa, que participou do julgamento de forma remota, explicou seu desabafo, negando que tenha levantado suspeitas sobre a lisura do Campeonato Brasileiro. Ele disse: "Foi uma declaração mal interpretada. No momento do jogo, era o gol de empate, logo depois o jogo acabou e eu simplesmente fiz uma fala em tese ao jogo anterior, contra o Flamengo, em que o Marlon fez um gol contra com o jogador do Flamengo em impedimento. Pensei antes de falar. Falei que 'meteram a mão na interpretação' no sentido de não ter dado uma atenção maior naquele momento. Era um jogo importante, somos o líder do campeonato, em nenhum momento quis falar que estão roubando a gente, que os árbitros estão favorecendo o time A, B ou C. Simplesmente quis dizer que naquele momento não houve atenção especial, foi uma forma de me expressar."

Ele também esclareceu sua declaração sobre tornar a competição mais atrativa: "Sobre falar que é atrativo para o campeonato que o Botafogo esteja próximo aos adversários, em todo mundo fica claro que quando um time está com uma vantagem muito acima não fica tão atrativo para o torcedor, etc... Foi apenas um desabafo. Estou aqui para pedir desculpas se em algum momento alguém se sentiu ofendido nessa forma que falei, não tive intenção nenhuma de falar que alguém estava favorecendo A ou B ou roubando o Botafogo. Foi somente uma análise da situação."

O Botafogo, por sua vez, anunciou que irá recorrer da punição imposta a Diego Costa. O jogador, que já se desculpou por suas palavras, espera que o recurso seja bem-sucedido e que ele possa retornar rapidamente aos gramados para continuar contribuindo com a equipe. A decisão do STJD levanta questões sobre a linha tênue entre a crítica justa à arbitragem e a potencial violação das regras disciplinares do futebol.

Compartilhar no: