Glorioso é líder do Brasileirão e está 100%
O Botafogo venceu por 2 a 0 o Atlético-MG, neste domingo, no Estádio Nilton Santos, e se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time de Luis Castro manteve a série de 14 partidas sem perder.
Alguns comentaristas destacaram as quatro vitórias em quatro jogos do Glorioso. Confira abaixo.
Comentaristas destacam vitória do Botafogo
Veja algumas análises de comentaristas sobre a vitória e liderança do Botafogo no Brasileirão 2023.
André Loffredo, TV Globo
São quatro rodadas já de 100% de aproveitamento. Merece os elogios, porque ontem nem usou força total, poupou jogadores importantes. Basicamente deu certo porque usou seus dois pontas, o Victor Sá, que fez de letra, e o Júnior Santos, que fez partida muito boa. Esses dois foram fundamentais, haviam sido poupados no início quinta. O Atlético foi bastante decepcionante, assim como o Flamengo no início da competição. O Botafogo aproveitou para fazer 2 a 0 com Matheus Nascimento. Nem o Hulk, que estava nervoso, se transformou. Ninguém o viu participar, só o Everson, com boas defesas. Foi um Atlético bem abaixo, o Botafogo soube se aproveitar. Como está se aproveitando contra todo mundo, está colocando todo mundo bem abaixo dele.
Fala-se muito sobre o trabalho desenvolvido pelo Luís Castro, desde a eliminação do Campeonato Carioca, conquistou Taça Rio, depois começou a enfrentar outros duelos mais fortes, por Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, são 14 jogos invictos. Além dos quatro no Brasileiro, são 14 jogos invictos. Ainda que tenha adversários de menor porte nessa conta, 14 jogos é muita coisa, tem que ser bom e estar fazendo bom trabalho.
Pedro Ivo Almeida, ESPN
O Botafogo é o desespero daquela rapaziada que fica embaixo da árvore torcendo para o time cair, que fala “calma, daqui a pouco vai dar errado”. Quando começa a se analisar como se colocou em cima da árvore, vale analisar o recado de cada jogo. Não é só o time que venceu o Flamengo, o do meio de semana (que empatou com a LDU) e o deste domingo (que venceu o Atlético-MG). Poupa Marçal, Tchê Tchê, Eduardo e Tiquinho Soares, começa a rodada com nove pontos, como vai ser a postura? Não foi só um jogo de o Galo precisar jogar e Botafogo ser reativo. O Botafogo mostrou alguma qualidade de elenco, rodou elenco, o que os clubes terão que fazer. Apresenta outro lado, o pessoal embaixo da árvore começa a se desesperar. Trava o Galo, tira a velocidade e cria. Não é time só de acelerar quando tem espaço. Faz 2 a 0 e tem volume para fazer três, é superior, senhor do jogo. Teve muito volume, com jogadores poupados.
Difícil dizer onde pode chegar, mas é líder e quando apresenta repertório para vencer amplia o leque, desespera quem torce para ter razão dizendo que “não vai a lugar nenhum”. Ter a bola é evolução do trabalho. Quando o tempo começa a apresentar coisas positivas, é preciso olhar com mais carinho para o Botafogo. Tem muita coisa para se elogiar nesse trabalho do Luís Castro.
Lédio Carmona
Parabéns ao Botafogo, jogou muito bem, foi uma grande atuação, a melhor no campeonato até agora. Jogou com muita propriedade. Antes do jogo, pensamos “vai poupar, será que vai funcionar, vai esperar o adversário?” Propôs o jogo, passou por cima do Atlético, que jogou 10 minutos equilibrando. Foi para cima e passou por cima do Atlético. Foi muito superior, atuação coletiva perfeita, com grandes atuações no meio, com Victor Sá e Júnior Santos, com golaço de letra. Foi uma noite perfeita do Botafogo.
O Atlético finalizou nove vezes, o Botafogo, 22. Quando o Atlético tentou corrigir, fez três alterações, o time não melhorou. O Botafogo finalizou mais no segundo tempo que no primeiro, teve mais espaço e força. Ganhou divididas, segunda bola, lances em velocidade, duelos, parte técnica, tática… Poderia ter sido maior a vitória.