Analistas elogiam a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, destacando a força física e a qualidade do jogo, comparando-o aos padrões da Premier League.

A vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, pelo placar de 1 a 0, na última quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, tem gerado muita discussão e elogios nos programas esportivos. A qualidade do confronto foi comparada aos jogos da Premier League pelos comentaristas da ESPN e SporTV. Veja a seguir as opiniões e análises dos especialistas sobre essa partida que está sendo considerada uma das melhores do Campeonato Brasileiro de 2024.

A Força Física do Botafogo Destacada por Vitor Birner

Um dos aspectos mais comentados foi a força física do Botafogo. Vitor Birner, comentarista da ESPN, destacou a imponência do time alvinegro, comparando-o a gigantes do futebol nacional.

  • Vitor Birner: “É um jogo que mostra a força das equipes, porque em tese o título brasileiro deve ficar com uma das equipes ou com o Flamengo. O Flamengo é mais técnico, o Palmeiras mais consolidado e o Botafogo fisicamente é o mais forte de todos. Quando o adversário tem imposição, o Palmeiras consegue deixar a partida inconveniente, mas não conseguiu contra o Botafogo. Fez jogo igual. Foi um jogo de alto nível, muito bom. Geralmente reclamamos do nível do futebol brasileiro, pode tirar esse jogo da reclamação, você não vê jogos assim na América do Sul.”

Comparações com a Premier League por Gustavo Zupak

Gustavo Zupak exaltou o ritmo e a verticalidade do jogo, comparando o nível de intensidade ao da Premier League, ainda que tecnicamente diferente.

  • Gustavo Zupak: “O ritmo, talvez não na parte técnica, foi de Premier League, com verticalidade, muito rápido, duas equipes rápidas.”

Birner complementou, explicando a diferença técnica entre as ligas, mas sem deixar de valorizar o nível apresentado pelas equipes brasileiras.

  • Vitor Birner: “Não na parte técnica porque os dois times não dão espaço. Para fazer jogo de Premier League tecnicamente nessa intensidade precisa ter o De Bruyne, não tem. Mas o nível foi muito alto.”

Luiz Henrique Brilha e Recebe Elogios

Luiz Henrique, contratação valiosa do Botafogo, foi destaque no jogo e recebeu muitos elogios dos comentaristas do programa “Seleção SporTV”.

  • André Rizek: “Só um pouquinho sobre Luiz Henrique. Pode não estar jogando futebol dominante, mas decidiu contra o Flamengo no Maracanã, no dia da comemoração Pantera Negra, contra o Atlético-MG fez partidaça e contra o Palmeiras fez a jogada do gol superando um zagueiro da qualidade do Murilo para colocar a bola no pé do Tiquinho. Já tem três jogos grandes para chamar de dele. Se tivesse que escolher um melhor em campo, escolheria o Luiz Henrique.”

Conrado Santana também destacou a importância do jogador e sua capacidade de drible em situações de um contra um.

  • Conrado Santana: “É difícil para o zagueiro no mano a mano com Luiz Henrique com muito espaço. Queria chamar atenção de um detalhe, tem gente falando que ele não desabrochou, que não está jogando tudo. Mas quantas vezes pega assim no mano a mano? Não é bem um ponta no Botafogo de Artur Jorge, é um meia pela direita. Vem muito por dentro. Joga em situação que não está completamente confortável. Mas a ponta-direita é a dele, está em casa, brincou com Murilo, um dos melhores zagueiros do país.”

A Conquista do Botafogo: De Paciente na UTI a Candidato ao Título

André Rizek fez uma análise profunda sobre a transformação do Botafogo nos últimos quatro anos, destacando o papel fundamental da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na revitalização do clube.

  • André Rizek: “Há quatro anos, quando o Palmeiras se preparava para ganhar mais uma Libertadores, a primeira com Abel (Ferreira), o Botafogo discutia como e se continuaria existindo. Veio a SAF, no primeiro ano campeonato seguro e briga por Libertadores, bateu na trave. No segundo, briga pelo título, vai ficar marcada a amarelada histórica, mas foi briga por título e vaga na Libertadores. Estamos no terceiro ano da SAF, o Botafogo se consolida como um dos três melhores elencos e venceu os outros dois, o Flamengo no Maracanã e o Palmeiras em um jogão.”

Ele destacou a importância de estar entre os principais candidatos aos títulos no cenário do futebol brasileiro, que é repleto de gigantes e com alto nível de competitividade.

  • André Rizek: “Estar nesse estágio dos melhores elencos não é garantia que vai conquistar nada. A única garantia é que quando se consolida no topo uma hora a alegria vem. O futebol brasileiro tem muito time gigante, só na zona de rebaixamento tem três, incluindo o campeão da América, mas a mesa dos principais candidatos a títulos é cada vez mais restrita.”

Pedro Moreno: ‘O Mais Importante para o Torcedor do Botafogo é Observar que o Time Mudou de Prateleira no Futebol Brasileiro’

Pedro Moreno, no programa “Bom Dia Rio”, da TV Globo, destacou a mudança de patamar do Botafogo no cenário nacional após a vitória contra o Palmeiras.

  • Pedro Moreno: “O mais importante para o torcedor do Botafogo é observar que muito claramente o time mudou de prateleira no futebol brasileiro. As competições que entra é para disputar título. Temos hoje o sorteio da Copa do Brasil, na Libertadores vai enfrentar o Palmeiras nas oitavas. É um time muito encorpado, fez altíssimos investimentos, é muito organizado, buscou um treinador excelente. A torcida fez uma festa belíssima no Nilton Santos, quase 40 mil, recorde de público no estádio ano, vitória importantíssima que coloca o Botafogo na liderança isolada do Brasileiro.”

Moreno ainda analisou o jogo em si, destacando a grande atuação dos goleiros e a intensidade do confronto.

  • Pedro Moreno: “Podia ser mais se não fosse a grande atuação dos dois goleiros, tanto John quanto Weverton. Fato que as duas equipes tiveram grande atuação, foi um dos melhores jogos do Brasileiro. O placar foi econômico, não contou a história do jogo, poderia ter sido mais. O Botafogo realmente foi melhor, teve o gol do Tiquinho, os goleiros fizeram grandes defesas. Foi um jogo muito intenso, de muita velocidade, boas chances. O Botafogo foi um pouquinho melhor, mereceu sair com a vitória, criou as melhores oportunidades. Foi um jogo com carga grande de rivalidade pelo que aconteceu no ano passado e foi duelo dos líderes, o Botafogo, agora líder isolado, chega a 36, não pode ser alcançado pelo Flamengo.”

PVC Detalha Aspecto Tático de Vitória do Botafogo sobre Palmeiras e Diz: ‘Mereceu Vencer e Abrir Três Pontos de Vantagem’

A análise tática da vitória do Botafogo foi minuciosamente detalhada por Paulo Vinicius Coelho (PVC) em sua coluna no “UOL”. Ele destacou a estratégia adotada pelo treinador Artur Jorge e como ela funcionou contra a marcação individual do Palmeiras.

  • Paulo Vinicius Coelho: “O Botafogo escalou seu time mais agressivo, com Luiz Henrique e Savarino nas pontas, Júnior Santos e Tiquinho Soares como atacantes pelo meio. Contra a marcação individual de Abel Ferreira, que não deixava jogadores na sobra, os dribles dos ponteiros deu tanto resultado, a ponto de Luiz Henrique ganhar o duelo com Piquerez e cruzar para Tiquinho Soares fazer o gol da vitória, aos 11 minutos do segundo tempo. O Alvinegro teve mais chances de fazer gols, mas Weverton fez quatro defesas incríveis.”

PVC também apontou os riscos da estratégia de marcação individual adotada por Abel Ferreira e como o Botafogo soube aproveitar essa situação.

  • Paulo Vinicius Coelho: “O Palmeiras repetiu a estratégia da marcação individual sem sobra. É um risco contra um ataque tão rápido quanto o do Botafogo. Abel entende que é arriscado, mas pensa que tudo no futebol é risco. Jogar no erro do adversário também é. Tem razão. Fez diferença para o Botafogo sua velocidade. Também jogar em cima de Murilo, sem ritmo depois de longa recuperação de lesão no tornozelo. O Botafogo mereceu vencer e abrir três pontos de vantagem na liderança.”

Martín Fernández Aponta Botafogo 1 x 0 Palmeiras como ‘Melhor Jogo do Brasil no Ano’ e Destaca Time Alvinegro: ‘Teve Atuação Soberba’

Martín Fernández, no “SporTV News”, exaltou a qualidade da partida e a performance do Botafogo, destacando que foi o melhor jogo do Brasil no ano até agora.

  • Martín Fernández: “2023 acabou muito. Que grande jogo de futebol, foi o melhor do Brasil no ano. Não consigo lembrar um como esse. Os dois goleiros pegaram demais, o Palmeiras foi muito corajoso, na postura de marcar em perseguições individuais sem sobra, permitiu espaço e chances. O Palmeiras atacou e permitiu que o Botafogo atacasse. Os dois goleiros se destacaram. Foram dois times que quiseram ganhar, jogaram com coragem, correram riscos. Termina com a sensação que esses dois são os melhores times do campeonato. O Botafogo se mostrou um time muito maduro, consciente, não tem a ver com colapso do ano passado. Teve atuação soberba.”

Luiz Teixeira, também do SporTV, complementou, elogiando o desempenho individual de jogadores do Botafogo e destacando a construção do gol da vitória.

  • Luiz Teixeira: “O jogo de ontem entregou tudo que se esperava. Duas equipes na liderança, jogo muito bom, grandes desempenho de Weverton e John, um jogo de manual para alguns atletas. Destaco no Botafogo Barboza e Bastos, foram impecáveis, vencendo todas as bolas no jogo aéreo, Marçal fez um grandíssimo jogo de marcação, Tiquinho Soares pelo posicionamento. O gol é construído em roubada de bola do Bastos no Rony, Murilo dá espaço para Luiz Henrique e não consegue se recuperar. Foi um jogaço, para mim superou as expectativas inclusive.”

Comentaristas Consideram Botafogo 1 x 0 Palmeiras no Estilo ‘Premier League’ e Exaltam Virtude do Glorioso: ‘Fisicamente é o Mais Forte de Todos’

A vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, pelo placar de 1 a 0, na última quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, tem gerado muita discussão e elogios nos programas esportivos. A qualidade do confronto foi comparada aos jogos da Premier League pelos comentaristas da ESPN e SporTV. Veja a seguir as opiniões e análises dos especialistas sobre essa partida que está sendo considerada uma das melhores do Campeonato Brasileiro de 2024.

A Força Física do Botafogo Destacada por Vitor Birner

Um dos aspectos mais comentados foi a força física do Botafogo. Vitor Birner, comentarista da ESPN, destacou a imponência do time alvinegro, comparando-o a gigantes do futebol nacional.

Pedro Moreno: ‘O Mais Importante para o Torcedor do Botafogo é Observar que o Time Mudou de Prateleira no Futebol Brasileiro’

Pedro Moreno, no programa “Bom Dia Rio”, da TV Globo, destacou a mudança de patamar do Botafogo no cenário nacional após a vitória contra o Palmeiras.

PVC Detalha Aspecto Tático de Vitória do Botafogo sobre Palmeiras e Diz: ‘Mereceu Vencer e Abrir Três Pontos de Vantagem’

A análise tática da vitória do Botafogo foi minuciosamente detalhada por Paulo Vinicius Coelho (PVC) em sua coluna no “UOL”. Ele destacou a estratégia adotada pelo treinador Artur Jorge e como ela funcionou contra a marcação individual do Palmeiras.

Martín Fernández Aponta Botafogo 1 x 0 Palmeiras como ‘Melhor Jogo do Brasil no Ano’ e Destaca Time Alvinegro: ‘Teve Atuação Soberba’

Martín Fernández, no “SporTV News”, exaltou a qualidade da partida e a performance do Botafogo, destacando que foi o melhor jogo do Brasil no ano até agora.

Paulo Nunes Vê Tiquinho Soares como Craque do Jogo e Destaca Botafogo 1 x 0 Palmeiras: ‘Melhor Partida até Agora. Mostra o Tamanho das Duas Equipes’

Depois de nove jogos, Tiquinho Soares voltou a marcar na noite desta quarta-feira (17/7). E em grande estilo. O centroavante fez o gol da vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro-2024. O comentarista Paulo Nunes exaltou o artilheiro, a partida e as duas equipes.

  • Paulo Nunes: “Que jogo! Para mim, o melhor até agora. Mostra o tamanho das duas equipes, vão brigar até o final, se parecem muito, até o gramado sintético. Entregaram tudo que esperávamos. Há velocidade dos dois lados, o Botafogo faz isso muito bem. Flaco não pode perder o gol que perdeu, assim como o Júnior Santos também não pode sozinho chutar em cima do goleiro. Foi um grande jogo, com primeiro tempo fantástico. Colocaria o Tiquinho como craque do jogo, fez o gol, deu vitória, merecia esse prêmio. John também esteve muito bem em todos os momentos que o Botafogo precisou de goleiro. Tiquinho joga muito, tem muita qualidade e muito recurso.”

Mansur Aponta ‘Efeito Moral’ em Vitória sobre Palmeiras: ‘Botafogo Fica Muito Grande no Campeonato’

O comentarista Carlos Eduardo Mansur, no “Troca de Passes”, do SporTV, destacou a importância psicológica da vitória do Botafogo, que agora lidera o Campeonato Brasileiro com 36 pontos.

  • Carlos Eduardo Mansur: “Para o torcedor no estádio, esse jogo tem sabor difícil de dimensionar. O Botafogo fica muito grande no campeonato. Como se ainda faltasse algo a esse Botafogo, que tem mais opções em termos de elenco, retoma atuação de altíssimo nível. Além de tudo vai retomar aliança com arquibancada e expectativa de que é candidato, tem efeito moral muito grande. Estava claro que ia brigar pelo campeonato, mas esse jogo deixa muito grande na briga.”

Mansur também destacou a alta qualidade do jogo e a importância das finalizações.

  • Carlos Eduardo Mansur: “Quantas vezes em pontos corridos já tivemos jogo com líder e vice-líder, super aguardado, e o resultado final ser dois times com riscos moderados, jogo com poucas finalizações? O saldo é tão positivo que o jogo terminou com 34 finalizações, 18 do Palmeiras e 16 do Botafogo. O jogo tem saldo muito positivo também porque há a relação conturbada entre os clubes e dirigentes, mas os jogadores jogaram bola, só houve exaltações normais. Os jogadores fizeram a parte deles, os treinadores fizeram seus planos, os goleiros tiveram grandes atuações, o resultado não é injusto. É ótimo ter jogo de líder e vice-líder e conseguir explicar por que estavam em campo líder e vice-líder.”

Sérgio Xavier Filho Exalta Desempenho do Botafogo e Maturidade da Equipe

Sérgio Xavier Filho, no “SporTV”, elogiou a maturidade do Botafogo e comparou a partida à épica virada do ano passado, destacando a consistência emocional e técnica da equipe.

  • Sérgio Xavier Filho: “O principal destaque na minha opinião é a maturidade do Botafogo. Não tem como dissociar esse jogo da virada épica do ano passado, que foi considerado o jogo do título. Esse, de certa forma, tinha cara de jogo do título, sendo que o título está tão distante e não sabemos quem vai brigar. Tem muita coisa para acontecer. O que é certo é que Botafogo e Palmeiras são postulantes e estavam se enfrentando. O Botafogo teve chances de dar claudicada, de se atrapalhar no emocional e não aconteceu isso. Quando ficou à frente, se defendeu muito bem, sem perder o gatilho do contra-ataque, principalmente com Luiz Henrique. Teve Bastos magistral na defesa e tem um goleiro absolutamente confiável, o jogo passa pelo John. O Palmeiras jogou bem, mas o Botafogo pode ficar orgulhoso pelo que viu e pelo que pode chegar a ver nas próximas rodadas.”
Compartilhar no: