Comentários de jornalistas e comentaristas destacam a consistência e a promessa de títulos do Glorioso

O Botafogo vive um momento de destaque no cenário futebolístico brasileiro, sendo líder do Campeonato Brasileiro e classificado para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. Essa performance sólida tem rendido muitos elogios de jornalistas e comentaristas esportivos, que veem o clube como um forte candidato a conquistar um dos três títulos disputados este ano.

Eric Faria: "Botafogo Está Pronto para Ganhar um dos Três Títulos Este Ano"

O comentarista Eric Faria, do “Seleção SporTV”, destacou a consistência e a confiabilidade do Glorioso em suas participações. Segundo Eric, o time está pronto para levantar uma das taças em disputa:

“O mais importante para valorizar nesse momento do Botafogo é a consistência. É um time consistente e confiável. Só um vai ganhar no fim, mas o Botafogo é um time confiável. Insisto, toda vez que venho no programa falo, o Botafogo está pronto para ganhar um dos três títulos esse ano. Ou Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil ou Libertadores.”

Faria também destacou uma estatística relevante, mencionada por Thiago Franklin, que reforça a solidez do projeto do Glorioso:

“Se somar o Brasileiro do ano passado e desse ano, são 47 rodadas, o Botafogo esteve no G-4 em 45. É um projeto sólido hoje. Fracassou no segundo turno? Fracassou. O trem saiu do trilho? Saiu e fez perder o título. Mas é um projeto que leva o torcedor a confiar no que está acontecendo. O Botafogo hoje é um protagonista no futebol brasileiro.”

Juca Kfouri Elogia Botafogo: "Voltou a Mostrar Firmeza"

O jornalista Juca Kfouri, em seu blog no “UOL”, também elogiou a liderança do Glorioso e a consistência do time sob o comando de Artur Jorge:

“Contra o Grêmio voltou a mostrar firmeza e nova atuação excepcional de Júnior Santos, autor do gol da vitória por 2 a 1 e salvador do empate na linha fatal.”

Kfouri fez um paralelo entre Artur Jorge e Luís Castro, destacando a organização e tranquilidade que ambos transmitem aos jogadores:

“O que mais aproxima Jorge de Castro é a firmeza na organização do time, a tranquilidade transmitida aos jogadores para jogarem o que sabem com a confiança de que podem vencer os jogos, mesmo quando em situações aflitivas.”

Celso Unzelte: "O Futebol do Botafogo Esse Ano Recomenda que o Fio Não Vai Virar"

No programa “ESPN F360”, o comentarista Celso Unzelte destacou a força e a consistência do Glorioso, apontando que o time está mais preparado e confiável do que no ano anterior:

“O Botafogo tem uma dívida moral, tem que se manter. Muita gente perguntou se é o time do momento, é o futebol do momento. O futebol do Botafogo esse ano recomenda que o fio não vai virar.”

Raphael Prates: "O Trabalho do Botafogo É Tão Destacado que Ausências Passam Batido"

Raphael Prates, também comentarista da ESPN, ressaltou a capacidade do Glorioso de se manter competitivo mesmo com ausências importantes:

“O trabalho do Botafogo é tão destacado, merece tantos elogios, pelo que faz Artur Jorge e jogadores, que mesmo ausências que seriam sentidas passam batido, como Tiquinho, Eduardo, Savarino e Jeffinho.”

Renato Rodrigues: "Botafogo é a Atalanta do Brasil"

Renato Rodrigues, da ESPN, fez uma interessante comparação entre o Botafogo e a Atalanta, destacando a força física e a verticalidade do time:

“Tenho brincado com os amigos meus botafoguenses que para mim o Botafogo é a Atalanta do Brasil: só tem jogador de 1,80m para cima, é um time muito físico, um meio-de-campo que sempre ganha muitos duelos, com capacidade de transitar muito rápido, com poucos passes chega no ataque.”

Renato acredita que o Glorioso está no caminho certo para disputar os títulos, elogiando o trabalho feito até agora e o investimento do clube:

“É um trabalho muito curto, muita água vai passar por debaixo da ponte, vai chegar muita gente nessa janela, é um time que vai brigar nas cabeças. E tem investimento para isso também, a rapaziada gastou o feijão, o Textor pegou o cheque dele e colocou para trabalhar.”

Comentaristas Enxergam Botafogo de Artur Jorge Superior e Mais Agradável de Ver do que o de 2023

Durante o programa “Linha de Passe”, da ESPN, a comparação entre o Glorioso atual e o time do ano passado foi inevitável. O comentarista Paulo Calçade acredita que o Botafogo de Artur Jorge é mais consistente e parece mais maduro para conquistar o título:

“O Botafogo treinado por Artur Jorge é mais consistente e parece mais maduro para ser campeão.”

André Kfouri, outro debatedor na mesa, elogiou a forma de jogar do Glorioso atual e destacou a competência do técnico português:

“Não sei se a melhor palavra para descrever o Botafogo é ‘consistente’. Em termos de jogo jogado, eu prefiro o Botafogo de hoje ao do primeiro turno do ano passado. Quando se fala na pontuação e no recorde, é um papel. Podemos conversar sobre como joga, como a comissão soluciona problemas, como aplica convicções numa noite como hoje com tanta gente indisponível… Eu prefiro ver o Botafogo do Artur Jorge do que ver o do ano passado naquele primeiro turno histórico.”

PVC Recorda Joilson de 2007 e Destaca Papel de Tchê Tchê 

O comentarista Paulo Vinícius Coelho (PVC) ressaltou o papel crucial de Tchê Tchê na formação do Botafogo, comparando-o ao volante Joilson do Botafogo de 2007:

“Eu queria destacar o papel do Tchê Tchê. O Botafogo faz duas linhas de quatro, o Luiz Henrique dá profundidade pela direita e o Tchê Tchê dá segurança pela esquerda. O Tchê Tchê fecha para fazer um trio de meio-campistas, mas quando perde a bola ele recompõe do lado esquerdo. Isso está dando uma segurança tática para o Botafogo capaz de permitir que o Luiz Henrique crie, como no gol do Júnior Santos, e também dá condição para o Marlon Freitas sair como um meia, como no passe para o Cuiabano no primeiro gol.”

PVC destacou a versatilidade de Tchê Tchê, que tem sido fundamental na estabilidade do meio-campo do Botafogo:

“Isso tudo tem muito a ver com o posicionamento do Tchê Tchê, que dá uma margem de segurança gigantesca. É quem estabiliza o meio-de-campo do Botafogo.”

Comentaristas Preferem Botafogo de Artur Jorge ao de Luís Castro

No programa “Sportscenter” da ESPN, o comentarista Breiller Pires elogiou a forma de jogar do Glorioso sob o comando de Artur Jorge, considerando-a mais vistosa e técnica do que a do ano passado:

“Defendo que a forma de jogar é mais vistosa, mais agradável. Faço o recorte do Luís Castro. Para mim, o do Artur Jorge tem um pouco mais de repertório. Não é que o jogo do Botafogo não tenha sido agradável com Luís Castro, mas era mais direto, acelerado, de transições. Continua fazendo isso, mas com jogadores mais técnicos, sabe mais o que fazer com a bola, tem um pouco mais de cadência.”

André Donke, outro comentarista, compartilhou a mesma visão, destacando a coragem e o repertório do time atual:

“É um recorte, mas o atual me empolga mais. É um perfil corajoso, time que mudou a forma de atacar. Ano passado na ausência do Tiquinho Soares ficava em situação complexa, agora não, tem mais repertório. É vertical, mas não é reativo, sabe controlar a bola.”

Loffredo: "Grêmio Fez Jogo de Igual para Igual com Melhor Time do Campeonato, Faltou a Qualidade que o Botafogo Tem"

André Loffredo, comentarista do “Bom Dia Rio” da TV Globo, comentou sobre a vitória do Glorioso sobre o Grêmio, destacando a qualidade do time alvinegro:

“O Grêmio escolheu Cariacica, acho que não sabia que a torcida do Botafogo é gigantesca no Espírito Santo. [...] O Grêmio busca empate com Gustavinho, com todos os desfalques e situação que vive, jogando de igual para igual com o melhor time do campeonato. Falta a qualidade que o Botafogo tem. Ainda que o Botafogo estivesse dominando, o Grêmio conseguia equiparar na força e na disposição. Aí, vem a qualidade técnica, Geromel vai dar bote no Júnior Santos, leva drible de corpo, saiu o gol da vitória e da liderança, que coloca o Botafogo com esperança de novo.”

Loffredo acredita que a qualidade do Glorioso fez a diferença no jogo:

“O Grêmio jogou no nível do Botafogo, melhor time do campeonato, poderia ter saído com resultado melhor, mas quem saiu com resultado foi o Botafogo, vencedor e líder do campeonato. Dá para equiparar jogo de futebol na força, disposição, parte física, mas a qualidade resolve muitas vezes.”

Carlos Eduardo Mansur: "Botafogo Tem Mais Recursos de Jogo que no Ano Passado"

O comentarista Carlos Eduardo Mansur, no programa “Troca de Passes” do SporTV, analisou a liderança do Glorioso no Campeonato Brasileiro, destacando a evolução do time:

“É inevitável ver o Botafogo na liderança e não falar do ano passado. Sei que o assunto devia estar de lado, mas quando chegou o fim do primeiro turno o Botafogo tinha pontuação recorde, altíssima. Era o justo líder do campeonato, mas a pontuação não combinava com a campanha. Hoje a pontuação reflete o que está produzindo. Não estou dizendo que já joga melhor que no ano passado ou que vai ser campeão brasileiro, teve problemas hoje no jogo, mas o contexto hoje é ter mais recursos de jogo que no ano passado.”

Mansur também destacou a capacidade de adaptação do Botafogo:

“O Grêmio baixou o ritmo, não deixou ser jogo frenético, de arrancada. O Grêmio segurava, mesmo que não criasse tanto, ficava com a bola, baixava a temperatura do jogo. Enquanto o Botafogo tentava organização ofensiva com Gregore perto dos zagueiros, Tchê Tchê no meio, mas estava obrigando continuamente Luiz Henrique a receber pelo meio de costas. No segundo tempo, a mexida do Artur Jorge com Yarlen consegue empurrar a linha do Grêmio e criar espaço entre zagueiros e volantes. Por ali, Luiz Henrique recebe uma bola nas costas dos volantes, de frente, e acha Júnior Santos no lance do gol.”

Gian Oddi: "Verticalidade Diferente do Botafogo com Artur Jorge"

O comentarista Gian Oddi, no programa “Linha de Passe” da ESPN, destacou a força ofensiva e a verticalidade do Botafogo sob o comando de Artur Jorge:

“Muitos falam da verticalidade do Botafogo, e é verdade, mas ele vai para o gol muitas vezes tendo mais posse do que o adversário. A ideia de verticalidade para muita gente é jogar com as linhas baixas, roubar a bola e ser vertical na hora de contra-atacar. E não é isso, o Botafogo muitas vezes manda no jogo e é vertical também pela característica dos jogadores que contratou.”

Oddi acredita que a qualidade dos jogadores faz do Botafogo um sério candidato a títulos:

“No jogo de hoje, talvez até o empate fosse o resultado que refletisse melhor o que foi o jogo. O Grêmio foi muito bem de novo, foi um jogo muito legal. Hoje, o Botafogo não é só um time organizado, mas é um time com qualidade, que tem caras que, criando chance, dificilmente vão perder três, quatro, cinco chances na sequência. Isso torna o Botafogo um candidato sério a qualquer um dos títulos que disputa.”

Lédio Carmona: "Jogo Prático e Destaque para Júnior Santos"

Lédio Carmona, no programa “Troca de Passes” do SporTV, ressaltou a efetividade do Glorioso e a atuação de Júnior Santos:

“Não foi um grande jogo do Botafogo, foi um jogo prático. O Botafogo fez bons 15 minutos quando Cuiabano fez 1 a 0 em passe sensacional do Marlon Freitas. Depois, o Grêmio foi melhor, conseguiu ser forte no meio, não dar conforto nem deixar o adversário fazer transição vertical. Empatou o jogo com o ótimo Gustavo Nunes. No segundo tempo, de novo o Botafogo voltou melhor, eu tinha feito um comentário sobre Júnior Santos, fez o segundo gol em passe do Luiz Henrique, antes não tinha finalizado uma bola, era jogo bem mais ou menos dele. No lance decisivo, Luiz Henrique acha assistência e Júnior Santos não desperdiça, mata o jogo, crava. Depois ainda salva um gol em cima da linha. Está iluminado.”

Tim Vickery: "Coragem de Colocar John no Lugar de Gatito"

Tim Vickery, do “Redação SporTV”, elogiou a decisão de Artur Jorge de colocar John como titular no lugar de Gatito Fernández:

“Temos uma impressão de um clube que construiu em cima do que aconteceu ano passado e superou. Futebolisticamente, tem um time com repertório mais rico. O técnico está de parabéns, trabalho muito bom. Inclusive por uma decisão que foi a do goleiro. Gatito Fernández era o goleiro nos primeiros jogos de Artur Jorge, sem fazer nada errado, no jogo em casa com Universitario ele colocou o John. Eu me perguntei se Gatito estava machucado, mas estava no banco. Foi uma grande decisão, corajosa, poderia dar errado. Em vez disso, a atuação do John ontem lembra um pouco a do Lucas Perri contra o Grêmio fora no ano passado.”

Martín Fernández: "Botafogo é o Melhor Time do Brasil"

Martín Fernández, também comentarista do “Redação SporTV”, elogiou a consistência e a eficiência do Glorioso:

“A diferença para o time do ano passado era que liderava para a surpresa de todo mundo. Hoje não. Qual o melhor time do Brasil? O Botafogo. Ontem nem foi atuação brilhante, mas foi muito direta, de imposição, de ganhar. Quando teve as oportunidades, matou o jogo, correu poucos riscos. Foi uma atuação muito certeira.”

Botafogo Hoje

Em tempos de desinformação, o BOTAFOGO HOJE continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso contamos com uma equipe apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade sobre o Botafogo. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional do nosso portal? E melhor, não custa nada. Basta seguir e compartilhar nossos conteúdos.

Me siga no Instagram para saber mais sobre o meu trabalho e ficar por dentro do nosso Glorioso e ver mais Dicas.

Compartilhar no: