80% dos clubes cariocas fecharam com o setor de 'Apostas Esportivas'; Série A do Brasileirão tem 16 marcas diferentes

As Casas de Apostas Esportivas vem dominando o marcado de patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Tal fato foi comprovado por um levantamento recente feito pelo Instituto IBOPE Repucom, que lançou a edição 2022 do mapeamento da movimentação da última temporada. Segundo Instituto,159 marcas foram expostas ao longo de 2022 até o final do Brasileirão, o que representa um volume 8% menor que o registrado em 2021.

Se olharmos apenas para o Campeonato Carioca e sua edição 2023, as empresas de apostas esportivas representam 80% dos clubes (12 clubes e 10 acordos), deixando de fora apenas o Boavista, de Saquarema, e Nova Iguaçu, time da Baixada Fluminense.

No Fluminense, Vasco e Botafogo, o patrocínio está no espaço mais nobre, considerado o master. No Flamengo, o acordo é um pouco menor e ocupa apenas os ombros da camisa.

Casas de Apostas Esportivas e os patrocínios no Brasil

Antes de olhar em nível nacional, precisamos primeiro enxergar o domínio das Casas de Apostas Esportivas regionalmente. Em 2022, a Betfair pegou o naming rights do Cariocão. Hoje, a Betnacional dá nome ao campeonato, com a FERJ chegando ainda cotas com Betano, Pixbet e Esportes da Sorte.

Já nos clubes, o patrocínio representa 80% dos clubes da primeira divisão carioca. Veja os patrocinadores de apostas de cada clube do Cariocão 2023:

  • Audax – Vaidebob.com

  • Bangu – Bet7k

  • Botafogo – Parimatch (máster)

  • Flamengo – Pixbet

  • Fluminense – Betano (máster)

  • Madureira – Mesk.bet (máster)

  • Portuguesa-RJ – Betfast.io

  • Resende – EstrelaBet (máster)

  • Vasco – Pixbet (máster)

  • Volta Redonda – Royal Bets

Botafogo troca Blaze por Parimatch

Em 2023, o Botafogo trocou a Casa de Apostas Blaze pela Parimatch, com um contrato representando o maior de sua história e o terceiro máster mais valioso do país. O acordo vale por dois anos, com a empresa investindo R$ 55 milhões.

O executivo da Parimatch, Dmitry Belianin, apontou que o engajamento da torcida do Botafogo e profissionalismo da gestão foram dois fatores determinantes para a marca escolher o Glorioso como parceiro comercial. John Textor, na época do anúncio, também comemorou muito o acordo.

“Temos o prazer de ser o clube escolhido pela Parimatch, gigante global do mercado de apostas, para expandir seus negócios pelo Brasil e América do Sul. Nossos novos parceiros da Parimatch logo saberão como é ser um escolhido”, disse o investidor na ocasião.

Casas de Apostas nos Clubes da Série A do Brasileirão

O setor de “Apostas Esportivas” esteve presente em 16 marcas diferentes no patrocínio de uniformes da Série A ao longo de 2022, o que representa um crescimento de 45% em relação a 2021. Veja lista:

  • AmuletoBet

  • Betano

  • Betcris

  • Betmotion

  • BetPix365

  • Betsson

  • Betsul

  • Blaze

  • Dafabet

  • EstrelaBet

  • Galera.Bet

  • LuckSportsBet

  • MarsBet

  • NetBet

  • Pixbet

  • Sportsbet.io

Cruzeiro, Grêmio e Vasco subiram para esta temporada de Série A e também contam com patrocinadores do ramo de apostas. Dos 20 clubes, 10 contaram com parcerias de casas de apostas e 8 times encerraram a temporada com patrocínios de marcas deste setor. Confira alguns dados feitos pelo Instituto IBOPE Repucom.

  • Costas - 16 equipes possuem contratos ativos, com exceção de Atlético-GO, Botafogo, Corinthians e Red Bull Bragantino

  • Frente Superior - 34 marcas apareceram nesta parte dos uniformes. Botafogo, Cuiabá, Bragantino e São Paulo não têm esse tipo de parceria

  • Mangas - Todos os 20 times da Série A do Brasileirão terminaram o ano com patrocinadores ativos nesta propriedade

  • Barra Traseira - Ceará, Cuiabá e Internacional fecharam o ano mostrando mais de uma marca ao mesmo tempo.

  • Barra Frontal - 11 times encerraram a temporada com parcerias ativas nesta propriedade. 

  • Calção - 14 equipes contava com um ou mais parceiros, com exceção de Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo, Juventude e Bragantino

  • Meião - Segundo dados, o volume foi parecido de marcas nos anos anteriores (2019, 2020 e 2021).

  • Pontuais - 9 times fecharam patrocínios pontuais, totalizando 20 patrocínios pontuais

Compartilhar no: