CBF divulga programação com jogo inaugural da Série A, datas Fifa mantidas e desafios durante eventos internacionais

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última terça-feira, dia 31 de outubro de 2023, o aguardado calendário do futebol masculino profissional para o ano de 2024, trazendo algumas mudanças significativas que prometem movimentar o cenário esportivo do país. Entre as principais novidades, destaca-se a realização, pela primeira vez na história, de um jogo de abertura para a Série A do Campeonato Brasileiro, agendado para o dia 13 de abril de 2024, em local a ser definido.

Veja notícias do Botafogo:

Além disso, a CBF confirmou a continuidade das paralisações em todos os períodos de Data Fifa previstos para o próximo ano, consolidando a prática bem-sucedida de pausar o Campeonato Brasileiro Série A durante essas datas. Outra decisão importante foi a manutenção dos duelos de ida e volta na Copa do Brasil aos domingos, com as finais programadas para os dias 3 e 10 de novembro de 2024.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, enfatizou a importância dessas medidas, declarando: "Fiz questão de manter uma das maiores conquistas da nossa gestão, que é a paralisação do Campeonato Brasileiro Série A nas datas-FIFA. Dado o grande sucesso, vamos continuar com as finais da Copa do Brasil em dois domingos, valorizando ainda mais a competição. E a grande novidade de 2024 é que, pela primeira vez na história, teremos um jogo inaugural do Campeonato Brasileiro Série A. Será uma grande festa para celebrar o início do campeonato, que é o mais disputado do mundo. A CBF seguirá trabalhando na nossa gestão para tornar cada vez mais as competições rentáveis para os clubes e empolgantes para os torcedores brasileiros."

Por outro lado, o calendário para a Série A apresenta um desafio, já que seis rodadas serão disputadas em meio à realização da Copa América, programada para ocorrer de 20 de junho a 14 de julho. Além disso, o Campeonato Brasileiro não terá pausa durante os Jogos Olímpicos de Paris, agendados para ocorrer de 26 de julho a 11 de agosto, o que promete testar a resistência dos clubes e dos jogadores.

O calendário do futebol brasileiro em 2024 inclui também as datas dos Campeonatos Estaduais, as competições nacionais, as competições da Conmebol, como a Pré-Libertadores, Libertadores, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana, e as datas das seleções, incluindo as Datas Fifa, Copa América e Jogos Olímpicos.

Calendário CBF dos Campeonatos em 2024

  • Campeonatos Estaduais: 21 de janeiro a 7 de abril

  • Competições nacionais: Copa do Brasil (21 de fevereiro a 10 de novembro), Série A (14 de abril a 8 de dezembro), Série B (20 de abril a 26 de novembro), Série C (21 de abril a 20 de outubro), Série D (21 de abril a 29 de novembro), Supercopa do Brasil (3 de fevereiro)

Competições da Conmebol em 2024

  • Pré-Libertadores (7 de fevereiro a 13 de março)

  • Libertadores (3 de abril a 30 de novembro)

  • Copa Sul-Americana (6 de março a 23 de novembro)

  • Recopa Sul-Americana (21 e 28 de fevereiro)

Calendário das Seleções

  • Datas Fifa: 18 a 26 de março, 3 a 11 de junho, 2 a 10 de setembro, 7 a 15 de outubro, 11 a 19 de novembro

  • Copa América: 20 de junho a 14 de julho (Campeonato Brasileiro não terá pausa)

  • Jogos Olímpicos: 26 de julho a 11 de agosto (Campeonato Brasileiro não terá pausa)

Janelas de transferências do Brasil

  • 11 de janeiro a 7 de março

  • 10 de julho a 2 de setembro

Compartilhar no: