Times se enfrentam na disputa pelo título de 2023
O Campeonato Brasileiro de 2023 está chegando a sua reta final, e as equipes estão travando batalhas acirradas em busca do título. Uma das partidas mais aguardadas da 33ª rodada é Botafogo x Grêmio, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 9 de novembro, às 20h, no Estádio São Januário. A Comissão de Arbitragem da CBF designou Ramon Abatti Abel, árbitro do quadro da FIFA e da Federação Catarinense, para apitar o confronto. Esta partida promete ser um dos momentos decisivos na disputa pelo título do campeonato.
Histórico de Ramon Abatti Abel com o Botafogo
Ramon Abatti Abel já apitou quatro jogos do Botafogo ao longo da temporada. Entre eles, destacam-se os jogos contra São Paulo, Santos e Atlético-MG. No entanto, foi na partida contra o Atlético-MG que o árbitro se viu no centro de uma polêmica, gerando críticas por sua decisão de anular um gol legítimo de Diego Costa. O atacante, por sua vez, não poupou críticas, e a Abrafut denunciou a atuação do árbitro, resultando em uma posterior punição pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Portanto, a atuação de Ramon Abatti Abel estará sob escrutínio nesta partida, dada a história recente de controvérsias.
Desfalque no Botafogo
Além das preocupações com a arbitragem, o Botafogo enfrenta um desfalque importante para o jogo contra o Grêmio. O atacante Tiquinho Soares, que recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Vasco na noite de segunda-feira, não estará disponível para a partida. Com a ausência de Tiquinho Soares, a equipe precisará encontrar uma alternativa eficaz para substituir seu artilheiro.
Diego Costa é uma das principais opções para preencher o lugar de Tiquinho Soares. Janderson, Matheus Nascimento, que retornou da Seleção Brasileira após conquistar o ouro no Pan, e Carlos Alberto são outras alternativas que o técnico do Botafogo poderá considerar para montar a equipe titular.
A Tabela a Favor dos Concorrentes do Grêmio
A briga pelo título do Campeonato Brasileiro de 2023 está acirrada, e atualmente, apenas três times estão à frente do Grêmio na tabela: Botafogo, Palmeiras e Bragantino. Um fator curioso liga essas equipes: todas elas ainda enfrentam o Internacional antes do desfecho do campeonato. O jornalista e repórter Marco Aurélio Souza expressou a sua opinião de que essa programação de jogos favorece as chances do Botafogo e dificulta as do Grêmio na corrida pelo título.
Marco Aurélio Souza, ex-repórter da TV Globo e do SporTV, acredita que, devido à rivalidade, o Internacional não fará o máximo esforço para pontuar contra os três times que lideram a tabela. Isso poderia proporcionar uma oportunidade para o Grêmio, caso vença o Botafogo e continue vencendo seus próximos jogos, mas o time ainda teria que torcer por resultados desfavoráveis de seus concorrentes diretos.