Confira todos os detalhes da partida
Em um confronto decisivo no Estádio Nilton Santos, o Botafogo derrotou o Fortaleza por 2 a 0 na noite de sábado, 31 de agosto de 2024. Com essa vitória, o Glorioso reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 50 pontos, enquanto o Fortaleza, que não perdia há quase dois meses, estacionou nos 48 pontos, com um jogo a menos.
Dominância e Persistência Alvinegra no Primeiro Tempo
O Botafogo entrou em campo com sua formação ideal e mostrou desde o início sua disposição em assumir a iniciativa do jogo. O time cearense, por sua vez, adotou uma postura mais defensiva, esperando oportunidades para contra-atacar, uma estratégia esperada dado o contexto do jogo.
A primeira grande chance do Glorioso surgiu aos 13 minutos, quando Savarino aproveitou um escanteio cobrado rapidamente e finalizou com força, mas a defesa do Fortaleza estava atenta e bloqueou o chute. Aos 21 minutos, em um raro momento de desatenção do Botafogo, o Fortaleza conseguiu contra-atacar rapidamente após uma furada de Almada, mas Marçal e o goleiro John conseguiram evitar o gol adversário.
Na segunda metade do primeiro tempo, o Botafogo intensificou suas investidas. Aos 26 minutos, Luiz Henrique recebeu um passe preciso de Almada, mas hesitou e acabou perdendo a oportunidade de finalizar. Um minuto depois, Savarino cruzou para Igor Jesus, que estava livre na área, mas cabeceou para fora, desperdiçando a melhor chance da etapa inicial.
Aos 41 minutos, o árbitro Flavio Rodrigues de Souza marcou um pênalti para o Botafogo após um chute de Marlon Freitas que supostamente bateu na mão de um defensor do Fortaleza. No entanto, após revisão do VAR, a decisão foi corretamente anulada, já que a bola havia tocado na cabeça do jogador e não na mão.
Igor Jesus Brilha no Segundo Tempo
Na volta do intervalo, o Botafogo manteve a pressão sobre o Fortaleza. Luiz Henrique, em duas belas jogadas, chutou com perigo, mas uma bola foi por cima do gol e outra foi defendida pelo goleiro João Ricardo. Aos 15 minutos, Igor Jesus chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado devido a um impedimento de Marçal, que havia feito o cruzamento.
Com o passar do tempo, o jogo se tornou mais perigoso para o Botafogo, com o Fortaleza tentando explorar as subidas dos alvinegros. Contudo, aos 27 minutos, o Glorioso finalmente abriu o placar. Em uma jogada de mestre, Alexander Barboza fez um lançamento digno de Gerson na Copa de 1970. Igor Jesus dominou a bola no peito e, com um chute cruzado, marcou um golaço, fazendo o Estádio Nilton Santos explodir de alegria: Botafogo 1 a 0.
Após o gol, o Botafogo conseguiu controlar melhor a partida, mesmo com as tentativas do Fortaleza de buscar o empate. Nos acréscimos, o Glorioso ampliou o placar em um contra-ataque fulminante. Tiquinho Soares, com um toque de calcanhar, iniciou a jogada que culminou com Marlon Freitas enfiando a bola para Igor Jesus, que em velocidade tocou na saída do goleiro: 2 a 0.
Próximos Desafios do Botafogo
Com a vitória, o Botafogo chega à pausa para a data Fifa em uma posição privilegiada na tabela. O próximo compromisso do Glorioso será apenas no dia 14 de setembro, contra o Corinthians, às 21h, no Estádio Nilton Santos. Quatro dias depois, o Botafogo enfrenta o São Paulo, também em casa, no dia 18 de setembro, às 21h30, na primeira partida das quartas de final da Copa Libertadores.
Ficha Técnica
BOTAFOGO 2 X 0 FORTALEZA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 31/8/2024 – 21h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP)
Renda e público: R$ 1.890.400,00 / 28.584 pagantes / 32.564 presentes
Cartões amarelos: Gregore, Bastos, Artur Jorge e Marçal (BOT); Cardona, Brítez, Pedro Augusto e Kervin Andrade (FOR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Igor Jesus 27’/2ºT (1-0) e Igor Jesus 46’/2ºT (2-0)
Botafogo: John; Mateo Ponte (Tchê Tchê 19’/2ºT), Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano (Marçal 4’/1ºT); Gregore (Danilo Barbosa 27’/2ºT), Marlon Freitas e Thiago Almada; Luiz Henrique (Tiquinho Soares 27’/2ºT), Igor Jesus e Savarino (Matheus Martins 27’/2ºT). Técnico: Artur Jorge.
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Cardona (Felipe Jonathan 33’/2ºT) e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Kervin Andrade 33’/2ºT), Hércules (Pedro Augusto 19’/2ºT) e Pochettino (Emmanuel Martínez 36’/2ºT); Moisés (Yago Pikachu 19’/2ºT), Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.