Os quatro primeiros colocados garantem vaga no torneio do ano que vem. E quem for eliminado?
Com a mudança do sistema de classificação das equipes para a Copa do Brasil, a partir da edição de 2024, o Botafogo viu sua vaga escorrer pelos dedos. Isto porque, ao invés da utilização do ranking nacional de clubes para definir os qualificados, as vagas agora serão conquistadas de acordo com as classificações estaduais. Esta distribuição das vagas por estado respeita o ranking das Federações.
Os campeonatos estaduais a partir de agora ganham importância nessa disputa, já que 80 das 92 vagas serão definidas localmente. As outras 12 seguem são destinadas aos participantes da Libertadores, e aos campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.
No Brasil, o Cruzeiro estava seriamente ameaçado em Minas, mas conseguiu a classificação às semifinais na última rodada e está garantido na Copa do Brasil do ano que vem . Em São Paulo, o Santos foi eliminado na fase de grupos do Paulistão e precisará buscar a vaga por outro caminho. No Cariocão, o Botafogo não conseguiu avançar para as semifinais e ficou de fora da vaga para Copa do Brasil 2024 de imediato.
O que o Botafogo precisa fazer para garantir a sua vaga?
Bem, no caso do Botafogo, como o time não avançou para as semifinais, não garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2024. Pelo menos não de imediato.
Fluminense, Flamengo, Vasco e Volta Redonda já estão confirmados na competição nacional do ano que vem. Isso porque, no caso do Rio de Janeiro, o estado tem seis vagas, sendo quatro diretamente para os clubes que vão às semifinais do Cariocão.
Quem não se classificou terá mais uma chance de conquistar a vaga, necessitando ser campeão da Taça Rio. A Ferj direcionou a 5ª vaga do estado ao campeão desse torneio, que virou uma espécie de "consolo" ao 5º ao 8º lugar na Taça Guanabara.
E se não conquistar a Taça Rio?
Bem, se o Botafogo não conseguir a vaga pela Taça Rio, precisará então garantir uma vaga na próxima Libertadores e conseguir a classificação pelo Campeonato Brasileiro. Outro caminho para o Bota seria conquistar o título da própria Copa do Brasil deste ano ou da Copa Sul-Americana.
Mas também há um jeito sem precisar de si: um dos três rivais conseguirem lugar na Libertadores 2024. Com isso, um clube carioca classificado abre vaga para o 6º colocado do Estadual (vice da Taça Rio), e dois abrem a vaga para o 7º, por exemplo.
A última vaga do Rio para a Copa do Brasil 2024 é destinada ao campeão da Copa Rio, torneio que acontece no segundo semestre do ano e é disputado apenas por times de menor expressão.
Aproveite e siga o Botafogo Hoje no Facebook, no Instagram e no Twitter e acompanhe as ultimas do Fogão.