Glorioso mantém folga na liderança mesmo sem jogar

Na 29ª rodada do Brasileirão, o Botafogo se destacou como o grande vencedor, mesmo sem entrar em campo devido ao adiamento de sua partida contra o Fortaleza pela CBF. Enquanto o clube carioca descansava, seus adversários diretos na corrida pelo título enfrentaram obstáculos que resultaram em tropeços, mantendo o Botafogo com uma vantagem confortável de sete pontos na liderança, além de um jogo a menos. Segundo as projeções da "Bola de Cristal", as chances do Botafogo conquistar o título aumentaram de 85% para impressionantes 90%.

Botafogo se dá bem em rodada na qual não jogou

No último confronto, o Bragantino perdeu em casa para o Atlético-MG por 2 a 1. Essa derrota custou caro, já que o time desperdiçou a oportunidade de se aproximar do líder e viu suas chances de título despencarem de 9,8% para minguados 5,1%, mesmo com um jogo a mais na tabela. O Flamengo também viu suas ambições de título serem prejudicadas após uma derrota por 3 a 2 para o Grêmio na Arena do Grêmio, reduzindo suas chances de 3,3% para 1,6%.

Além do Botafogo, o Palmeiras foi outra equipe que se destacou na rodada, ao golear o rival São Paulo por impressionantes 5 a 0. Com esse resultado, o Verdão aumentou sua probabilidade de conquistar o título, saltando de 0,73% para 2%, de acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Outros times que ainda têm chances, embora remotas, de serem campeões, segundo a UFMG, incluem Athletico (0,52%), Grêmio (0,49%), Atlético-MG (0,26%), Fluminense (0,064%), e Fortaleza (0,045%). Entretanto, é importante ressaltar que até o momento, essas probabilidades são bastante baixas. As outras 11 equipes, segundo a ferramenta do GLOBO, não possuem nenhuma porcentagem sequer de se aproximarem do líder Botafogo.

De acordo com os dados da UFMG, a marca de 75 pontos parece ser o ponto de inflexão, onde as chances de título ultrapassam a marca de 99%. Para alcançar essa pontuação mágica, o Botafogo precisa somar 16 pontos dos 30 que ainda tem para disputar, enquanto o Bragantino deve somar 23 de 27 pontos disponíveis, Flamengo e Palmeiras precisam acumular 25 de 27 pontos, e o Athletico tem um desafio ainda maior, somando 27 dos 27 pontos restantes.

Compartilhar no: