Glorioso segue na liderança com 51 pontos
Com um jogador a menos desde a metade do primeiro tempo, o Botafogo enfrentou o Corinthians na Neo Química Arena na noite de sexta-feira, 22 de setembro, e sofreu uma derrota por 1 a 0. Essa foi a terceira derrota consecutiva do Botafogo no Campeonato Brasileiro, marcando a quarta derrota seguida na temporada sob o comando de Bruno Lage.
O Botafogo teve a oportunidade de abrir uma vantagem de dez pontos na liderança, mas, com 51 pontos, manteve uma vantagem de sete pontos sobre o vice-líder Palmeiras, que também perdeu na 24ª rodada. Apesar dessa sequência difícil, o Botafogo ainda possui uma margem considerável na tabela de classificação.
Botafogo é derrotado em SP
O Botafogo começou o jogo de maneira promissora, aproveitando os espaços deixados pela equipe do Corinthians e chegou a criar algumas jogadas perigosas com Luis Henrique e Tchê Tchê. No entanto, o rumo do jogo mudou drasticamente após a expulsão de Marçal aos 23 minutos de partida.
A expulsão do capitão do Botafogo ocorreu após um lance em que ele e Pedro levantaram o pé de maneira imprudente. No entanto, é importante destacar as inconsistências na utilização do VAR contra o Botafogo, que mais uma vez evidenciou a falta de critérios na arbitragem brasileira.
Com um jogador a menos, o Botafogo teve que adotar uma postura defensiva, e conseguiu cumprir essa missão com sucesso, evitando que o Corinthians chegasse com perigo ao seu gol. Tchê Tchê atuou na função de lateral-esquerdo durante esse período.
No segundo tempo, o Corinthians fez mudanças táticas, incluindo a entrada de dois titulares que começaram no banco, e aumentou a pressão sobre o Botafogo. Aos sete minutos, Matías Rojas chutou de fora da área, mas Lucas Perri fez uma defesa espetacular. Dois minutos depois, Renato Augusto finalizou com perigo, mas a bola passou por cima do gol.
Com uma postura mais recuada, o Botafogo acabou sofrendo um gol aos 13 minutos, devido a uma falha de Di Placido. O argentino pareceu desistir do lance, permitindo que Matheus Bidu cruzasse para Gil, que cabeceou e Lucas Perri fez uma defesa incrível no chão, mas o zagueiro corinthiano aproveitou o rebote e marcou, fazendo o placar de 1 a 0 para os donos da casa.
Após sofrer o gol, Bruno Lage finalmente decidiu fazer mudanças na equipe do Botafogo, buscando ao menos criar algumas oportunidades de gol em busca do empate, mesmo com um jogador a menos. Aos 34 minutos, Hugo cruzou a bola e Victor Sá tentou um mergulho de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 43 minutos, em uma cobrança de escanteio, a bola foi desviada na área e acabou nas mãos de Cássio, o goleiro do Corinthians. Aos 48 minutos, Júnior Santos teve outra chance, porém, tomou a decisão errada e cabeceou a bola em direção ao goleiro corinthiano. E assim, o jogo chegou ao seu fim.
Os próximos jogos do Botafogo incluem um intervalo considerável até a próxima partida, que será contra o Goiás, marcada para o dia 2 de outubro, às 20h, no Estádio Nilton Santos, como parte da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Seis dias depois desse confronto, o Botafogo enfrentará o Fluminense em um clássico marcado para o dia 8 de outubro, às 16h, no Maracanã.
Vale ressaltar que o lateral-esquerdo Marçal foi expulso no primeiro tempo do jogo contra o Corinthians e, ao sair do campo, dirigiu algumas palavras a Abel Ferreira, o técnico do Palmeiras. Marçal expressou sua insatisfação, alegando que estava ocorrendo um "roubo". Essa provocação se deve ao fato de Abel Ferreira ter mencionado uma suposta arbitragem prejudicial após a derrota do Palmeiras para o Grêmio na quinta-feira anterior, embora o Palmeiras tenha jogado com um jogador a mais durante a maior parte da partida.
Com a expulsão de Marçal, ele ficará de fora da próxima partida do Botafogo contra o Goiás, agendada para o dia 2 de outubro, no Estádio Nilton Santos.