A conquista da Libertadores pelo Botafogo movimentou o Brasil e colocou o Rio de Janeiro em êxtase. Repercussão, homenagens e a busca pelo bicampeonato marcam este momento histórico.
O Botafogo não é apenas um time de futebol, é uma paixão que une milhões de torcedores. A conquista da Copa Libertadores da América em 2024 foi um marco histórico que deixou o Rio de Janeiro em êxtase e repercutiu em todo o Brasil. A torcida alvinegra, conhecida por sua paixão e vibração, mostrou sua força dentro e fora dos estádios, transformando a conquista em uma verdadeira festa nacional.
A Festa que Não Acaba
A conquista da Libertadores pelo Botafogo foi muito mais do que uma simples vitória. Foi a consagração de um time que, ao longo dos anos, encantou a todos com seu futebol ofensivo e apaixonante. A torcida, presente em peso em Buenos Aires e nas ruas do Rio de Janeiro, transformou a celebração em um evento inesquecível.
A força da torcida
A presença de mais de 40 mil torcedores do Botafogo no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires, foi um show à parte. A festa nas ruas do Rio de Janeiro, com bandeiras, fogos de artifício e muita alegria, mostrou a força e a união da torcida alvinegra.
A voz dos comentaristas
A conquista do título foi celebrada por diversos comentaristas esportivos, que destacaram a importância histórica do feito e a paixão da torcida botafoguense. André Loffredo, Conrado Santana e Caio Ribeiro foram alguns dos nomes que exaltaram a conquista do Glorioso.
André Loffredo: "A cidade inteira está em festa durante quase dois dias. Parabéns ao Botafogo campeão da Libertadores, com mérito, joga para a frente, joga bonito, jogou a partida toda com um a menos, conquistou com 3 a 1 sobre o Atlético-MG, fazendo festa na capital argentina e no Rio. Foi tudo lindo desde sábado, ruas tomadas por torcedores do Botafogo, em todos os lugares. Teve Botafogo recebido no aeroporto, depois se movimentando pelas ruas, recebendo carinho do torcedor, em dia histórico (...) A festa dos campeões da Libertadores foi em um dos cenários mais bonitos do Rio de Janeiro. Em Buenos Aires, os bares nunca tiveram tanto faturamento, a torcida do Botafogo comeu e bebeu tudo que tinha. Chegou no Rio de Janeiro, tinha outra multidão para receber o time. É tempo de Botafogo mesmo. As ruas estavam assim sábado e domingo, foi maravilhoso. E vai ter mais. Essa festa tenho certeza que quando os jogadores desceram falaram “agora acabou, tem o Campeonato Brasileiro."
André Rizek: "Não estou aqui para falar da glória eterna do time do Botafogo, que terminou como tudo começou em 2024, com gol do Júnior Santos. De como o melhor futebol do Brasil foi premiado com o mais importante troféu do continente e também da gloriosa história do Botafogo. Estou aqui para falar de algo que, sinceramente, me impressionou ainda mais que o jogo. E olha que foi uma das finais mais sensacionais da história da Libertadores. Estou aqui, mais rouco que o Pereio, para falar da razão de ser do Botafogo: sua gente. Uma torcida que manteve viva a grandeza do clube nos piores momentos. Na fila de títulos, nos rebaixamentos, nos tempos melancólicos de Marechal Hermes. Porque hoje, dia 2 de dezembro de 2024, parece fácil ser alvinegro, mas quem viveu sabe que não foi. Porque junto com as derrotas, veio o movimento para ridicularizar a torcida. Que cabe em kombi, que torce para bairro, que faz chororô…. Não estou aqui para negar pesquisas sobre tamanho de torcida, mas tem algo que elas não medem: sentimento. E foi movido por amor e muita confiança que milhares de alvinegros invadiram Buenos Aires. E junto com eles a memória de tanta gente que não está mais aqui, levada por filhos e netos em sinal de gratidão por serem Botafogo. O que mais impressionou na Argentina não foi o time. O que o time fez, a gente já sabia que esse time pode fazer. Mas o que fez essa torcida… Espalhem por todos os cantos. A torcida do Botafogo fez uma das maiores e mais lindas invasões da história do futebol: a invasão monumental de Buenos Aires. Botafoguense é sujeito de sorte. Ano passado morreu, mas esse ano não morre."
Conrado Santana: "Ontem, no SporTV News, eu acabei falando uma frase sem querer, eu vou repetir aqui. Tem coisas que só o Botafogo faz. Esquece um pouquinho de “tem coisas que só acontecem com o Botafogo”. A invasão da torcida realmente é histórica, muita gente lá. Foi o primeiro time brasileiro a sair de uma pré-Libertadores e ser campeão da Libertadores. E eu não lembro de uma outra final que o time jogou o jogo inteiro com um a menos. Não é que foi expulso no primeiro tempão, foi com 30 segundos. Jogou 10 contra 11 e ganhou, não foi nem para pênaltis, acabou antes, 3×1. E agora tem o título de campeão das Américas, mas já era o melhor futebol das Américas. É o melhor time disparado de 2024, de bola jogada. É um trabalho como clube, como gestão, desde quando chegou, a SAC, em que todo mundo está envolvido nesse processo, contratações, preparação física. E realmente é um título simbólico e histórico para esse Botafogo."
Caio Ribeiro: "Eu queria que você (Savarino, convidado do programa) desse um abraço apertado no Marcão Silva, que é o assessor de imprensa do Botafogo, porque ele teve uma atitude que me deixou muito honrado, me deixou muito emocionado. Eu e Roger (Flores), quando acabou o jogo, descemos para o gramado, estávamos indo embora, eu não tinha percebido que ele (Marcão) estava com a taça de campeão nas mãos, o prato. Ele veio até mim e falou “Caião, você faz parte da nossa história, você vestiu essa camisa, queria muito que pudesse tirar foto com a taça”. Faço questão de registrar publicamente esse ato gigantesco da parte dele e queria pedir para que você desse um abraço e agradecesse mais uma vez, porque ele foi de uma sensibilidade que me deixou muito comovido."
O futuro do Botafogo
Com a Libertadores na bagagem, o Botafogo agora mira novos desafios. O clube é líder do Campeonato Brasileiro e busca o bicampeonato, mostrando que a conquista da América foi apenas o começo de uma nova era.
O Botafogo e sua torcida: uma história de amor
A conquista da Libertadores pelo Botafogo é um momento que ficará marcado na história do futebol brasileiro. A paixão da torcida, a união do time e a força do clube foram os ingredientes perfeitos para essa conquista histórica. O Botafogo é mais do que um time de futebol, é uma paixão que une milhões de pessoas e que continuará a emocionar por muitos anos.