Mesmo com erro de arbitragem, Glorioso conta com gols da geração 2007 e fatura os primeiros três pontos na Copinha.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 começou com emoção para o Botafogo. Na estreia da competição, o time enfrentou o Fast (AM) e, apesar de uma polêmica com a arbitragem, garantiu a vitória por 2 a 1. Os gols da partida saíram de atletas da geração de 2007 do Glorioso, mostrando que a base do clube tem muito a oferecer.
Com a vitória, o Botafogo assumiu a vice-liderança do Grupo 1, com três pontos, atrás apenas do Votuporanguense, que venceu o Floresta. A partida, realizada na Arena Dr. Plínio Marin, em Votuporanga, marcou o primeiro passo do time na busca por uma boa campanha na tradicional Copinha.
Neste artigo, vamos revisar os detalhes dessa vitória, as expectativas para o futuro da competição e o papel dos jovens talentos do Botafogo. Acompanhe!
O Jogo
O Botafogo entrou em campo com um time jovem, mas com um potencial promissor. A estreia na Copa São Paulo não começou da melhor maneira. Logo no início do jogo, aos 5 minutos do primeiro tempo, o time de Manaus abriu o placar. Um pênalti cometido por Felipe Januário foi convertido por Naimerson, colocando o Fast na frente.
Apesar do gol sofrido, o Botafogo não se deixou abalar. O time seguiu em busca do empate e teve uma boa chance aos 9 minutos, quando Pimenta cabeceou na trave. Além disso, o Fast também teve suas oportunidades e chegou perto de ampliar o placar. Aos 40 minutos, Naimerson, novamente, acertou o travessão em uma cobrança de falta.
Erro de Arbitragem
O primeiro tempo foi marcado por um erro claro da arbitragem. Nos acréscimos, o atacante João Pedro, do Botafogo, fez um gol que parecia legítimo. A bola passou por inteira a linha do gol, mas nem o árbitro nem o assistente perceberam. A injustiça não impediu que o time se concentrasse para o segundo tempo.
A Virada no Segundo Tempo
No intervalo, o técnico Leonardo Ramos fez algumas mudanças que surtiram efeito. Logo no primeiro minuto da etapa final, o Botafogo conseguiu o empate. Cauã Zappelini, que entrou no segundo tempo, rolou a bola para Weliton, que ajeitou para Kaique Pereira, também substituto, completar para o gol. O Fast tentou tirar a bola, mas não conseguiu. A partida estava empatada em 1 a 1.
As alterações deram novo gás ao time. O Botafogo, mais confiante, teve outra chance de virar, mas Weliton viu seu chute ser defendido por Holliwer, goleiro do Fast.
A virada aconteceu aos 31 minutos. Cauã Zappelini, mostrando qualidade e calma, acertou um belo chute de canhota, marcando o gol da vitória. Com o 2 a 1 no placar, o Botafogo seguiu administrando o jogo até o apito final.
Destaque para a Geração 2007
Um dos grandes destaques da partida foi a atuação dos jovens atletas da geração 2007 do Botafogo. Cauã Zappelini, autor do gol da virada, e Kaique Pereira, que fez o primeiro gol, são promessas do clube. Ambos faziam parte do time sub-17 que foi semifinalista do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca da categoria em 2024.
Em entrevista após a partida, Cauã Zappelini destacou a importância da ajuda mútua dentro do elenco. "Foi uma satisfação enorme estar participando da minha primeira Copinha. Começamos com um pouco de desequilíbrio, mas conversamos no vestiário e voltamos muito melhor para o segundo tempo", afirmou o meia. Ele também agradeceu aos familiares pelo apoio.
Como o Botafogo Se Posiciona na Copinha 2025
Com a vitória sobre o Fast, o Botafogo se posiciona bem na Copa São Paulo. A equipe ocupa a vice-liderança do Grupo 1, com três pontos, empatado com o Votuporanguense, mas atrás no saldo de gols. O próximo desafio será no domingo (5/1), contra o Floresta (CE), às 19h, novamente na Arena Dr. Plínio Marin. Já o último jogo da fase de grupos será no dia 8, contra o Votuporanguense.
A expectativa é que o time siga evoluindo na competição, principalmente com o entrosamento dos jogadores mais experientes com os jovens talentos da base. Com a presença de jogadores promissores, como Zappelini e Pereira, o Botafogo tem tudo para seguir firme na busca por uma vaga nas fases finais da Copinha.
Próximos Desafios do Botafogo
O Botafogo segue com grandes desafios pela frente na Copa São Paulo 2025. Após a vitória contra o Fast, o time se prepara para enfrentar o Floresta no próximo domingo. A partida promete ser mais uma oportunidade para os jovens talentos do Glorioso continuarem se destacando.
Além disso, o time vai enfrentar o Votuporanguense na última rodada da fase de grupos. A disputa por vagas nas fases seguintes promete ser intensa, e o Botafogo precisa manter o foco e a boa forma para avançar.