Glorioso inicia bem, mas cede empate ao Bahia nas oitavas da Copa do Brasil 2024. Jogo de volta será decisivo.

Noite de tensão no Estádio Nilton Santos. O Botafogo, embalado pelo apoio da torcida, começou melhor e abriu o placar cedo. Contudo, cedeu espaços e sofreu o empate. Com o 1 a 1 diante do Bahia, nesta terça-feira (30/7), o Glorioso terá que decidir sua sorte nas oitavas de final da Copa do Brasil-2024 na casa do adversário.

Início promissor, mas...

O Botafogo iniciou a partida com ritmo intenso, buscando o gol desde o apito inicial. Aos 7 minutos, após jogada bem trabalhada por Savarino e Damián Suárez, Carlos Alberto aproveitou o rebote e balançou as redes: 1 a 0 para o Botafogo. O gol no início parecia ser o impulso necessário para uma vitória tranquila, mas o Bahia não se deixou abater e passou a controlar a posse de bola, ameaçando o gol defendido por John.

Equilíbrio e oportunidade perdida

O Glorioso ainda teve chances de ampliar o marcador com Carlos Alberto e Luiz Henrique, mas pecou na finalização. Do outro lado, o Bahia buscava espaço e, aos 45 minutos, encontrou. Em jogada bem trabalhada pela direita, Árias cruzou e Cauly cabeceou para empatar a partida.

Pressão sem resultado

No segundo tempo, o Botafogo voltou a pressionar. Luiz Henrique e Savarino tiveram boas chances, mas esbarraram nas defesas do goleiro Marcos Felipe. A melhor oportunidade veio aos 20 minutos, quando Marlon Freitas, livre na área, chutou por cima do gol. Apesar do esforço e das tentativas até o fim, o placar não se alterou.

Consequências e próximos passos

O empate obriga o Botafogo a buscar a vitória na partida de volta, na próxima quarta-feira (7/8), às 19h, na Arena Fonte Nova. Antes disso, o Glorioso enfrenta o Atlético-GO no sábado (3/8), às 20h, no Estádio Antônio Accioly, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Avaliação dos jogadores do Botafogo

JOHN: 6,5
Fez boas defesas no primeiro tempo e não teve culpa no gol do Bahia.

DAMIÁN SUÁREZ: 6,5
Atacou muito e participou do gol do Botafogo. Defensivamente foi OK.

BASTOS: 6,0
Jogo correto, sem ter uma referência para marcar. Saiu muito atrás de Biel.

ALEXANDER BARBOZA: 5,5
Teve dificuldades quando o Bahia entrou tabelando. Foi mal no bote na origem do gol de empate. Mas se impôs na maioria das jogadas.

CUIABANO: 7,0
Opção constante no ataque, com ímpeto e força. Foi muito atacado.

GREGORE: 6,5
Bem no jogo. Muita intensidade e poder de marcação.

MARLON FREITAS: 5,0
Atuação bem abaixo da sua média. Não marcou tanto, não conseguiu distribuir o jogo e ainda perdeu boa chance de fazer o segundo gol alvinegro.

LUIZ HENRIQUE: 8,0
Fez uma excelente partida. Driblou, levou perigo e jogou bem.

SAVARINO: 5,0
De bom, apenas a participação no gol. De resto, muito sumido no jogo. Participou pouco da marcação e deixou Caio Alexandre escapar no gol.

CARLOS ALBERTO: 7,5
Boa atuação ofensiva, com gol e jogadas perigosas. Teve muitas dificuldades na recomposição.

IGOR JESUS: 8,0
Ótimo jogo. Fez pivô, ganhou bolas, participou e finalizou com perigo.

KAUÊ: 5,5
Deu mais equilíbrio ao lado esquerdo na marcação, faltou mais cacoete ofensivo. Mal nas bolas paradas.

TIQUINHO SOARES: 5,5
Não entrou bem. Acertou apenas um pivô para Igor Jesus, de resto pouco contribuiu.

ALLAN: 6,5
Entrou com vontade, preencheu espaços e tentou armar.

TCHÊ TCHÊ: 5,5
Não apareceu tanto na partida.

ARTUR JORGE: 5,5
Acertou ao escalar Carlos Alberto para ganhar em velocidade e profundidade. Só que demorou demais a corrigir o time do Botafogo, que foi inferior após abrir o placar até sofrer o empate do Bahia. Faltou maturidade à equipe e entender que é mata-mata, ser mais inteligente quando tinha a vantagem.

Ficha técnica

BOTAFOGO 1 X 1 BAHIA
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 30/7/2024 – 21h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa/RN)
Renda e público: R$ 1.100.400,00 / 17.656 pagantes / 19.121 presentes
Cartões amarelos: Everaldo (BAH)
Cartões vermelhos:

Gols: Carlos Alberto, 7’/1°T (1-0); Cauly, 45’/1ºT (1-1)

Botafogo: John; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza e Cuiabano; Gregore (Allan, 29’/2ºT) e Marlon Freitas (Tchê Tchê, 29’/2ºT); Luiz Henrique, Savarino (Tiquinho Soares, 13’/2ºT), Carlos Alberto (Kauê, intervalo) e Igor Jesus – Técnico: Artur Jorge.

Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Carlos de Pena, 31/’2ºT) e Cauly (Rafael Ratão, 31’/2ºT); Biel (Everaldo, 14’/2ºT) e Thaciano (Iago Borduchi, 49’/2ºT) – Técnico: Rogério Ceni.

Compartilhar no: