As lesões de Bastos e John e os desafios de manter a performance em um calendário apertado
O técnico Artur Jorge fez uma profunda reflexão sobre o extenuante calendário do futebol brasileiro ao ser questionado sobre as lesões de Bastos e John. Ambos os jogadores deixaram o gramado do Estádio Nilton Santos com dores após a vitória do Botafogo sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1 na quarta-feira, 26 de junho. Bastos foi substituído no intervalo com dores na região lombar.
– "O Bastos saiu lesionado, vamos ver. O John foi uma pancada que ele levou na altura do quadril, que não foi impeditivo dele terminar o jogo. Essa questão do calendário não é nova, são as regras do jogo e são muito parecidas e iguais para todos. Isso torna as coisas muito difíceis para os atletas, porque nós treinadores exigimos deles, a torcida exige deles, a imprensa exige deles, e não é humanamente possível estar ao mais alto nível competindo de três em três dias. Por muito boa recuperação que se possa fazer, não se consegue ter o mesmo nível de performance," afirmou Artur Jorge.
Impactos do Calendário no Futebol Brasileiro
Artur Jorge também abordou como o calendário pode afetar a qualidade dos espetáculos e a performance dos atletas.
– "Podemos entrar em outro campo, que é perdermos a qualidade nos espetáculos, baixarmos o nível dos jogos… Eu acho que sim. Mas são as regras do jogo e não há outro remédio que não seja dar nosso melhor para prepararmos cada um desses jogos. Eu ouvia essa expressão no Brasil de que conseguem ganhar títulos não aqueles que têm o melhor time, mas os que têm o melhor elenco. Isso faz muita falta, poder manter consistência na equipe mudando três, quatro, cinco ou seis peças porque é necessário. A energia dos jogadores não é normal jogando quarta e sábado constantemente. Só vão se destacar aqueles que tiverem um elenco com alternativas mais equilibradas," completou.
Janela de Transferências e Reforços
Como de costume, Artur Jorge não fez cobranças sobre reforços e negou que esteja ansioso pela janela de transferências do meio de 2024, mas deixou claro que o Botafogo está no mercado buscando qualificar o elenco.
– "A janela não traz qualquer tipo de ansiedade. Sabemos o que estamos fazendo e o que temos que fazer para tentar acrescentar valor à equipe. Será tudo de forma natural. Temos que ter o discernimento necessário para saber que o tempo virá e vamos tentar procurar encontrar uma ou outra solução que precisamos, estamos trabalhando nesse sentido para quando chegar à altura em que poderemos contar com esses alvos que temos definidos," frisou.
O Botafogo já tem confirmadas as chegadas do volante Allan e do atacante Igor Jesus, está fechando a contratação do meia Thiago Almada e fez proposta pelos zagueiros Lyanco e Moïse Bombito.
A Serenidade e Ambição do Botafogo
O técnico Artur Jorge destacou a serenidade e a ambição dos jogadores do Botafogo para buscar a virada diante do Red Bull Bragantino na vitória por 2 a 1 nesta quarta-feira (26/6), no Estádio Nilton Santos, pelo Brasileirão-2024. O treinador alvinegro valorizou a determinação de seus comandados em uma partida muito difícil.
– "É uma equipe que não desiste, que sabe que os contratempos surgem durante a partida. Gostaríamos sempre de estar em vantagem, mas às vezes não é possível porque do outro lado está uma equipe que procura vencer. Mantivemos a serenidade após termos sofrido um gol muito cedo, tínhamos mais 80 minutos para buscar o resultado. A equipe manteve a tranquilidade e a ambição também de buscar esse resultado e estamos muito satisfeitos por isso," afirmou Artur Jorge.
Dupla Eduardo-Tiquinho em Destaque
O treinador do Botafogo também elogiou a dupla Tiquinho Soares–Eduardo. O camisa 9 deu as assistências para os dois gols do camisa 33 na noite.
– "Buscamos e soubemos conquistar esses três pontos. Foi um jogo muito difícil, frente a um rival de grande qualidade também. Tivemos um jogo muito equilibrado e na frente dois homens muito importantes para nós, Eduardo e Tiquinho, dois jogadores de muito talento individual. Trabalharam muito para o time, assim como o restante dos companheiros, sendo que o destaque foi o Eduardo pelos dois gols, teve um jogo pleno naquilo que pedimos para ele fazer em campo," comentou.