Técnico exalta conquista da Libertadores e garante: "Este é um jogo de campeões"

O Botafogo está vivendo um momento histórico! Após a emocionante conquista da Libertadores, o Glorioso demonstrou mais uma vez sua força e determinação ao vencer o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio. Com esse resultado, o time carioca está a apenas um empate de garantir o título do Campeonato Brasileiro de 2024.

O técnico Artur Jorge, conhecido por sua calma e inteligência tática, não escondeu a felicidade com a vitória. Em entrevista após o jogo, o treinador exaltou a superação do time, que enfrentou uma maratona de jogos importantes e ainda assim conseguiu sair de campo com os três pontos.

Veja trechos da coletiva de Artur Jorge

O Botafogo está vivendo um momento mágico. A equipe liderada por Artur Jorge demonstrou uma força incrível e está a um passo de conquistar o título brasileiro.

Quando ganhamos a Libertadores, eu disse que isso não ia fazer com que a nossa missão ficasse por ali. Trabalhamos imensamente para este campeonato, falta apenas um jogo, precisamos de um ponto, temos um jogo em casa com um estádio cheio, com toda a nossa torcida. Acho que é um ótimo momento e local para conseguirmos a consagração.

O treinador também destacou a importância de conquistar o título do Brasileirão dentro de casa, diante da sua torcida apaixonada.

Eu disse também aos jogadores que hoje que é um jogo de campeões. Este é um jogo de campeões. É um jogo que dá títulos. E por isso a minha satisfação por aquilo que eles fizeram em campo.

Dever cumprido

Há a sensação e o sentimento de dever cumprido. Hoje fizemos aqui uma vitória, melhor dizendo, muito importante, o jogo não foi tão conseguido como seria mais próximo da nossa realidade. Mas, acho que todo o contexto pode ficar isso. Para nós era importante hoje somar aqui três pontos Ganhamos de uma forma bem feita, de parte dos jogadores que trabalharam imensamente para conseguirem este resultado. Portanto, mais uma vez satisfeito. De fato, falta um pequeno passo para conseguirmos ficar onde queremos.

Este Inter é uma equipe muito boa, é uma equipe muito difícil de bater. E a verdade é que até a rodada anterior também era um candidato ao título. Nós fomos eficazes, é verdade. Não tivemos um volume de jogo ofensivo muito grande. Fomos uma equipe que procurou, acima de tudo, controlar o jogo. Depois do gol cedo, controlar exatamente esse mesmo jogo. O contexto hoje era difícil de fazer muito mais do que isso. O importante hoje era a vitória, sem dúvida nenhuma, para que nós pudéssemos continuar a depender de nós próprios para o nosso objetivo.

Desgaste físico e superação

A partida contra o Internacional foi mais um desafio para o Botafogo, que vinha de uma sequência intensa de jogos. O técnico Artur Jorge reconheceu o desgaste físico dos seus atletas, mas ressaltou que o foco no objetivo maior os impulsiona a superar qualquer dificuldade.

De fato, todo o físico está desgastado, não há dúvida. Nós tivemos esta sequência de jogos. Nós hoje só tínhamos o Gatito e o Gregore que acabaram por estar no 11 inicial, já que o Gregore esteve um minuto em campo na final. Vocês já me conhecem, sabem a minha ideia em relação à exigência que ponho em tudo. Esta é uma equipe que também, tendo em conta o resultado, tem a parte anímica. Tudo isto tem um peso muito grande. Não só a parte anímica dos jogadores que estariam motivados para hoje entrar em campo, e foram os mesmos que jogaram esta final cem minutos com dez homens em campo, e hoje continuaram aqui.

Na parte final notou-se um bocadinho, quando tivemos que fazer a substituição do Vitinho muito cedo, ficamos com quatro [substituições] com duas paradas, e perceber que na parte final tínhamos jogadores já muito desgastados… Se eu pudesse tinha tirado mais dois ou três até o fim do jogo. A verdade é que eles acabaram outra vez por se agarrar, se uniram. Foram capazes de puxar uns pelos outros. Eu puxei também quando tive a oportunidade, como foi no caso do Júnior Santos naquele momento.

São momentos em que nós temos que fazer a diferença para que não haja cansaço nesta parte que nos consiga derrubar. Nesta altura nós temos um objetivo, o foco muito carregado naquilo que é seu objetivo. Não pode haver nada que nos distraia, nem que nos derrube. Esse é o espírito e o sentimento que eu quero que esse equipe possa ter.

O que esperar do próximo jogo do Botafogo?

O Botafogo terá a chance de conquistar o título brasileiro no próximo domingo, quando enfrentará o São Paulo no Estádio Nilton Santos. A expectativa é de um jogo emocionante, com as duas equipes buscando a vitória. Com a torcida a favor, o Botafogo chega como favorito para a partida. 

A partida será transmitida por diversas plataformas de streaming e televisão, e promete ser um dos maiores jogos do futebol brasileiro em 2024.

Compartilhar no: