A Resiliência em Meio ao Caos do Calendário
O tema tão debatido, o calendário do futebol brasileiro, não recebeu críticas de Artur Jorge. Após o empate em 1 a 1 do Botafogo com o Bahia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o treinador preferiu não reclamar.
Uma Visão Realista de Artur Jorge
Artur Jorge, com sua postura serena e pragmática, enfrentou o questionamento sobre a extenuante sequência de jogos com uma visão realista.
"Eu vou me repetir, porque o calendário existe e temos que estar preparados para ele. Portanto, não há desculpas nem razão para falar muitas vezes sobre isso. Mas precisam saber que em relação ao desempenho dos atletas, em termos de responder em nível alto de performance jogando de três em três ou dois em dois dias, não existe. Nem com os meus nem com de nenhum treinador, nós temos que estar preparados e sabendo que as regras são essas e o calendário é esse," destacou o técnico.
Desempenho e Expectativas: A Realidade do Futebol Brasileiro
O técnico português encarou com naturalidade a sequência de três jogos sem vencer, com dois empates e uma derrota, destacando a importância de manter o equilíbrio e a gestão de expectativas.
"Não há momentos ideais, tendo em vista dos últimos três resultados onde empatamos duas e perdemos uma, o que não tem sido normal ao longo da temporada, mas faz parte do processo e do trajeto," explicou Artur Jorge. Ele ressaltou a importância de enfrentar o próximo adversário com seriedade e foco, independentemente da sequência de resultados.
Consistência e Competição: O Caminho do Botafogo
Apesar das dificuldades, Artur Jorge enfatizou que o Botafogo tem mantido a consistência e continua competitivo em todas as frentes, incluindo a Libertadores.
"Consistência temos tido, estamos em primeiro, mesmo que empatados, estamos competindo na Libertadores. Devemos ter o controle das expectativas, não vai ser fácil e temos que nos manter serenos, unidos para manter no caminho que queremos, que é só um, ter um Botafogo sempre no caminho das decisões," analisou o treinador.
O Desempenho nos Últimos Jogos: Identificando as Falhas
O treinador também comentou sobre o desempenho do Botafogo nos últimos jogos, reconhecendo que a equipe tem se desviado de suas características principais, o que tem impactado negativamente nos resultados.
"Não é nossa estratégia (jogar com jogo direto), temos consciência de que esse tem sido o nosso maior defeito nesta altura, temos mostrado alguma intranquilidade, alguma precipitação, perdendo a bola muito cedo, tomando decisões menos acertadas e deixamos de tomar decisões mais pausadas," concluiu Artur Jorge. Ele destacou a necessidade de encontrar um equilíbrio e retomar a estratégia que favorece o time.