Árbitros e Assistentes Revelados para o Confronto Decisivo do Campeonato Brasileiro-2023

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou a seleção completa de árbitros e assistentes encarregados do jogo entre Fortaleza e Botafogo, marcado para a próxima quinta-feira (23/11) às 19h, na imponente Arena Castelão. Este embate, atrasado da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, promete acirradas emoções e desafios.

Na recente audiência pública realizada na última terça-feira, o nome do árbitro designado foi anunciado: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC). Abel já esteve à frente de cinco confrontos do Botafogo nesta temporada, incluindo duelos contra equipes como São Paulo (em duas ocasiões), Santos, Atlético-MG (em Minas) e Grêmio (em São Januário).

Os assistentes designados também são provenientes de Santa Catarina: Kleber Lucio Gil (ex-Fifa) e Thiaggo Americano Labes. O VAR (Árbitro de Vídeo Assistente) será supervisionado por Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR), que já participou de três jogos do Botafogo em 2023: nas vitórias por 2 a 0 contra Atlético-MG e Vasco, ambos no Nilton Santos, e no empate de 2 a 2 com o Santos na Vila Belmiro.

A posição de assistente do Árbitro de Vídeo 2 será ocupada por Paulo Roberto Alves Junior (PR). Este árbitro se tornou "famoso" entre os torcedores alvinegros após se envolver em uma polêmica no jogo Botafogo 0x1 Palmeiras, em Brasília, em 2019. Na ocasião, ele marcou um pênalti de Gatito em Deyverson após revisão no VAR, gerando discussões acaloradas.

Arbitragem para confronto Fortaleza x Botafogo

  • Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa/SC)
  • Árbitro Assistente 1: Kleber Lucio Gil (SC)
  • Árbitro Assistente 2: Thiaggo Americano Labes (SC)
  • Quarto Árbitro: Luiz Cesar de Oliveira Magalhaes (CE)
  • Assessora: Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro (SC)
  • Árbitro de Vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
  • AVAR (Árbitro de Vídeo Assistente): Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
  • Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
  • Observador de VAR: Emerson Augusto de Carvalho (SP)

A expectativa é alta para este confronto, e a atuação desses profissionais será crucial para a condução justa e precisa do jogo, enquanto os olhos atentos dos fãs estarão fixos em cada lance e decisão tomada pela equipe de arbitragem.

Compartilhar no: