Alvinegro se destaca no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Conmebol Libertadores

Em um ano excepcional para o Botafogo, o clube chega ao mês de agosto ainda na disputa das três principais competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Conmebol Libertadores. Esta é a primeira vez na história que o Alvinegro alcança tal feito, marcando uma temporada memorável para os torcedores.

Um Feito Histórico e Inédito

Apesar de 2024 ser o primeiro ano em que o Botafogo chega a agosto vivo nas três competições simultaneamente, não é a primeira vez que o clube se encontra em uma situação semelhante. Em 2017, sob o comando de Jair Ventura, o Botafogo estava nas semifinais da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Libertadores, mas ocupava a 10ª posição no Brasileirão, 28 pontos atrás do líder Corinthians.

Hoje, a equipe treinada por Artur Jorge está na vice-liderança do Brasileirão e nas oitavas de final tanto da Copa do Brasil quanto da Libertadores, enfrentando o Palmeiras e o Bahia, respectivamente.

A Maratona de Jogos

O calendário de agosto reserva até 10 partidas para o Glorioso, caso avance nas competições. Confira a agenda detalhada do Alvinegro:

  • 04/08: Atlético-GO x Botafogo - 21ª rodada do Brasileirão
  • 07/08: Bahia x Botafogo - volta das oitavas de final da Copa do Brasil
  • 11/08: Juventude x Botafogo - 22ª rodada do Brasileirão
  • 14/08: Botafogo x Palmeiras - ida das oitavas de final da Libertadores
  • 18/08: Botafogo x Flamengo - 23ª rodada do Brasileirão
  • 21/08: Palmeiras x Botafogo - volta das oitavas de final da Libertadores
  • 25/08: Bahia x Botafogo - 24ª rodada do Brasileirão
  • 28/08: ida das quartas de final da Copa do Brasil, se avançar
  • 31/08: Botafogo x Fortaleza - 25ª rodada do Brasileirão

Se passar pelo Bahia, o Botafogo terá uma média de uma partida a cada 2,8 dias.

Desempenho e Desafios

Artur Jorge, treinador do Botafogo, destaca a dificuldade de manter um alto nível de performance com tantos jogos em sequência:

"Precisam saber que em relação a desempenho dos atletas em termos de responder em nível alto de performance jogando de três em três ou dois em dois dias não existe. Nem com os meus, nem com de nenhum treinador, nós temos que estar preparados e sabendo que as regras são essas e o calendário é esse. Se eu gosto? É menos qualidade de jogo porque não conseguimos ter todos os jogadores com seu melhor estado para entregar um alto nível de performance. Perde o futebol? Acho que sim, mas não será desculpa para mim", opinou Artur Jorge após o último jogo.

Histórico do Botafogo nas Competições

Desde a criação da Copa do Brasil, em 1989, o Glorioso participou da Libertadores em quatro ocasiões: 1996, 2014, 2017 e 2024.

  • 1996: Eliminado pelo Paraná nas oitavas da Copa do Brasil em abril e caiu para o Grêmio nas oitavas da Libertadores em maio.
  • 2014: Eliminado na fase de grupos da Libertadores, que terminou em abril.
  • 2017: Chegou vivo na Libertadores e Copa do Brasil em agosto, mas estava fora da disputa do Brasileirão, 19 pontos atrás do Corinthians.

Para Artur Jorge, a presença nas competições ao final de agosto é um sinal positivo:

"Eu quero continuar jogando de três em três dias, mesmo que tenha que nos superar e continuar, pedir paciência à torcida e pedir apoio para poderem perceber a situação, e se isso quer dizer que preciso estar jogando com intervalo de dois ou três dias vamos porque é sinal de estarmos lutando em todas as frentes", completou Artur Jorge.

Compartilhar no: