
Luís Castro tem o total apoio de John Textor, acionista da SAF Botafogo, para seguir trabalhando mesmo nos momentos mais conturbados. Hoje, o português vê o seu time evoluir e seu trabalho ser aplaudido pela torcida, que pode acompanhar a chance do Botafogo manter a sequência invicta e retomar a liderança do Brasileirão.
Mas o Botafogo não chegou à liderança por acaso. Após fisco no Carioca e título consolador da Taça Rio, o Glorioso é ainda a única equipe com 100% de aproveitamento após vencer São Paulo, Bahia, Flamengo e Atlético-MG. Alguns fatos comprovam que o time de Luis Castro fez por merecer essa boa fase e listamos abaixo.
Veja também: Onde assistir Bota x Corinthians, jogo desta quinta pelo Brasileirão 2023?
7 fatos que explicam a boa fase do Botafogo
Os botafoguenses começaram a temporada desconfiados, mas o lugar alto na tabela da competição não chegou por acaso. Veja 7 motivos que explicam isso:
1. Luis Castro
Era imprevisível acreditar que aquele time do Estadual estaria jogando desta forma no Brasileirão, mas o Botafogo acreditou no Luís Castro e deu um voto de confiança no trabalho do português.
A justificativa de confiar no trabalho do português pode ser um dos pontos para explicar o melhor momento do clube na temporada, com um futebol melhor e mais confiança no elenco. Fica a reflexão: mudar de comando e implementar uma nova filosofia no clube em meio a 3 competições traria resultados imediatos?
2. Lucas Perri
O goleiro do Botafogo é um dos destaques do Campeonato Brasileiro até aqui e um dos responsáveis pelo Botafogo estar invicto na competição. O jogador vira e mexe é um melhores jogadores em campo nos jogos do clube e teve boas atuações contra Flamengo, Bahia, São Paulo e Atlético-MG.
Lucas Perri já fez15 defesas difíceis em finalizações dentro de sua área, o que mostra que Gatito Fernández terá trabalho para conseguir voltar a ser titular no momento.
3. Tiquinho Soares
O artilheiro do Botafogo no Brasileirão 2023, com três gols em quatro partidas, também vem se destacando com suas assistências. Até o momento são duas, o que traduzem esses números em construção de jogo do Alvinegro.
O camisa 9 foi decisivo contra São Paulo, Bahia e Flamengo. Faz um pivô, é muito presente em jogadas aéreas...
4. Elenco
Nos 2 a 0 contra o Atlético-MG, Luis Castro decidiu rodar o elenco e mostrou a força do plantel do Botafogo. O time foi superior ao adversário e venceu com autoridade, contando com boas atuações individuais de Marlon Freitas, Gabriel Pires e Matheus Nascimento.
Vale destacar também a volta de Júnior Santos, que vem sendo um elemento essencial para o equilíbrio do time. Ele assumiu a ponta direita do Botafogo e vem sendo importante taticamente para o clube.
5. Zaga
Adryelson e Victor Cuesta se destacam muito individualmente no time, mas a dupla de zagueiros mostra cada vez mais entrosamento e contribui para uma defesa cada vez mais sólida.
Vale lembrar que o Botafogo tem quatro gols sofridos em quatro jogos, mas o time em alguns momentos viu os adversários serem perigosos e contou com seus zagueiros (além do goleiro Perri) para se garantir ali atrás.
6. Estádio Nilton Santos e seu gramado
O Estádio Nilton Santos vem se mostrando uma grande arma para o time neste Brasileirão. Além do apoio da torcida, o gramado sintético do estádio tem sido bastante elogiado e feito o jogo correr mais.
O time de Luís Castro tem quatro vitórias e um empate no local desde que o novo "tapete" foi colocado.
7. Preparo Físico
O preparo físico do clube merece um destaque também. Neste momento, o Botafogo é uma equipe que corre os 90 minutos e disputa todas as bolas, se mostrando um time bem intenso. Um grande exemplo disso foi a partida contra o Flamengo, com um a menos praticamente o segundo tempo inteiro.















